terça-feira, 2 de junho de 2009

As recompensas do discipulado




Jesus deu a Seus discípulos a certeza de que segui-Lo exigiria sacrifício. Ele estava totalmente à frente deles com respeito ao que eles deviam esperar.


7. O que Jesus lhes prometeu como recompensa imediata ou de curto prazo por segui-Lo como discípulos?


Lc 9:57, 58; - Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores. Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça


Jo 15:18-25 - Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou. Se eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado não teriam; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado. Quem me odeia odeia também a meu Pai. Se eu não tivesse feito entre eles tais obras, quais nenhum outro fez, pecado não teriam; mas, agora, não somente têm eles visto, mas também odiado, tanto a mim como a meu Pai. Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei: Odiaram-me sem motivo.


8. Que “promessa” específica Jesus deu a Pedro? Jo 21:15-18. O que este fato nos diz sobre o custo de seguir a Cristo?


(Jo 21:15-18) - Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres.


À exceção de Judas, os discípulos posteriormente se tornaram apóstolos. Nos primeiros capítulos do livro de Atos, está claro que esses homens aprenderam muitas lições. Eles tinham estado com Jesus e agora, com o poder do Espírito, podiam enfrentar oposição e perseguição. Embora não estejamos totalmente certos sobre os detalhes, existe boa razão para crer nas fortes tradições da primeira igreja que dizem que, a seu tempo, todos os apóstolos sofreram martírio. Supostamente, todos sofreram morte violenta, a não ser João, mas sua prisão em Patmos não significou férias luxuosas. Ele também foi um “irmão... e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus” (Ap 1:9).


9. Que aspecto do discipulado ultrapassa o valor de todo sofrimento que possa vir ao nosso caminho quando seguimos a Cristo?


Jo 10:10; - O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.


Rm 8:28-39 - Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. .... Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.


Os que seguem a Cristo enfrentarão numerosos desafios. Se permanecerem olhando ao Mestre, eles poderão enfrentar tudo o que acontecer. Terão algo muito mais precioso que as palavras podem descrever. Ele lhes dá Sua paz, que é totalmente diferente do tipo imperfeito e transitório da paz que o mundo oferece (Jo 14:27). Ele é a paz que excede todo entendimento (Fp 4:7). Essa paz é a marca registrada da vida abundante que Cristo dá a Seus discípulos (Jo 10:10). Apesar de todas as provas e tentações, esse é o tipo de vida que satisfaz em um nível além do alcance dos que escolhem viver sem Cristo.


(Jo 14:27) - Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.


(Fp 4:7) - E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.


(Jo 10:10) - O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.


E ainda, muito mais, os fiéis seguidores de Cristo têm a garantia da vida eterna, de que nada do que enfrentem agora pode ser comparado com a promessa da eternidade que os aguarda.


Leia Romanos 8:18.Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. Que esperança e conforto existe para você nessa promessa? Por que é importante nunca, nunca desistir?







Nenhum comentário:

Postar um comentário