segunda-feira, 1 de junho de 2009

Jesus Cristo, nosso Senhor




Ser discípulo implica o reconhecimento de ter um mestre, de ser submisso a alguém que estamos dispostos a seguir e servir. Nossa relação para com os outros normalmente se expressa na maneira de os tratarmos.


10. Qual foi um dos títulos dados a Cristo por Seus seguidores?


Jo 20:28; - Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!


1Co 16:22 - Se alguém não ama o Senhor, seja anátema. Maranata!


O Novo Testamento usa uma variedade de nomes para Jesus. Ele é chamado de Filho de Deus mas também de Filho do homem ou Messias. Por centenas de vezes, Jesus é chamado de Senhor. Essa palavra, que tinha inicialmente uma aplicação bastante geral, se tornou um termo altamente significativo para os primeiros cristãos. O imperador romano alegava ser divino e queria ser tratado como senhor. Quando alguém confessava que Cristo era seu Senhor máximo, em lugar do César romano, não estava apenas expressando uma opinião. Podia ser literalmente uma questão de vida ou morte. Os que viviam no império romano deviam ter um só Kyrios (senhor), e aplicar esse título a outra pessoa qualquer, que não fosse o imperador, podia bem atrair tortura e morte.


Deste modo, requeria fé e discipulado submisso chamar Jesus de “Senhor”. Mas, hoje, também não é coisa de pouca importância chamar Jesus de nosso Senhor e viver por seu verdadeiro significado. Se Ele é nosso Senhor, Ele é o soberano de toda a nossa vida, acima de tudo o que dizemos e fazemos.


11. Qual é o elemento-chave que revela se somos genuínos em chamar Jesus de Senhor?


Mt 7:22, 23; - Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.


Lc 6:46 - Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?


Uma coisa é chamar Jesus de nosso Senhor e nosso Deus e professar fé, amor e submissão a Ele. Outra coisa muito diferente é viver assim verdadeiramente. Jesus foi claro: Nossa fidelidade a Ele será manifesta pela obediência a Ele e às Suas ordens. De fato, a palavra iniquidade em Mateus 7:23 significa ilegalidade. Sem dúvida, um verdadeiro seguidor de Jesus, um verdadeiro discípulo, obedecerá aos Seus mandamentos (Jo 14:15).


Se me amais, guardareis os meus mandamentos. (João 14:15)


Tente imaginar como nossa igreja seria diferente se todos os que professam seguir a Cristo fossem verdadeiramente discípulos de Jesus. Que diferenças veríamos? Embora não possa mudar os outros, que diferença você poderia fazer se sua vida estivesse em verdadeira conformidade com a vontade de Jesus?



Estudo adicional

Leia comentários de Ellen G. White sobre o chamado aos discípulos em O Desejado de Todas as Nações, p. 132-143: “Achamos o Messias”.


“Não bastava que os discípulos de Jesus fossem instruídos quanto à natureza de Seu reino. O que necessitavam era uma mudança de coração que os pusesse em harmonia com seus princípios. Chamando a Si uma criancinha, Jesus a colocou no meio deles; e, envolvendo ternamente o pequenino nos braços, disse: ‘Em verdade vos digo que, se vos não converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos Céus’ (Mt 18:3). A simplicidade, o esquecimento de si mesma e o confiante amor de uma criancinha são os atributos estimados pelo Céu. São essas as características da verdadeira grandeza” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 437).


Resumo: Ser discípulo de Cristo não é coisa de pequena monta. Exige muita convicção, fibra e disposição para seguir o Senhor, não importando o sofrimento que isso envolve. Ser discípulo de Cristo significa viver pela fé, confiar em Deus até nos tempos mais difíceis. Significa estar disposto a morrer para o eu e viver para o bem dos outros e para a glória de Deus.


Texto extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic1022009.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário