quinta-feira, 4 de junho de 2009

Sinais de discipulado: obediência e lealdade



Jesus não partilhou apenas conhecimento com Seus discípulos, embora deva ter sido um grande privilégio ouvi-Lo constantemente explicando as Escrituras e respondendo às numerosas perguntas com que os líderes espirituais de Seus dias O bombardeavam. Logo, eles notaram o que outros também perceberam. Ele ensinava com uma autoridade que ultrapassava a dos estudiosos de Seus dias. Ele separava as tradições inanimadas dos assuntos da vida real que se referiam à Palavra de Deus. Mas havia muito que os discípulos precisavam aprender. Eles também precisavam aprender a sujeitar a própria vontade e os desejos à vontade do Todo-poderoso.


3. Que princípios de discipulado podemos encontrar nos textos a seguir?


Mt 4:19; - E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.


Mt. 9:9; - Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu.


Mc 8:34 - Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.


“Sim, segui-Lo nos maus assim como nos bons momentos. Segui-Lo ajudando os necessitados e desamparados. Segui-Lo no esquecimento de Si mesmo, abundando em atos de abnegação e sacrifício pelo bem dos outros; quando insultado, não revidando; manifestando amor e compaixão pela raça caída. Ele não teve Sua vida por preciosa, mas a entregou por todos nós. Segui-Lo da manjedoura à cruz. Ele é nosso exemplo” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 2, p. 178).


4. Como Pedro reagiu quando muitos seguidores abandonaram Jesus?


Jo 6:60-70 - Muitos dos seus discípulos, tendo ouvido tais palavras, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? Mas Jesus, sabendo por si mesmo que eles murmuravam a respeito de suas palavras, interpelou-os: Isto vos escandaliza? Que será, pois, se virdes o Filho do Homem subir para o lugar onde primeiro estava? O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida. Contudo, há descrentes entre vós. Pois Jesus sabia, desde o princípio, quais eram os que não criam e quem o havia de trair. E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido. À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus. Replicou-lhes Jesus: Não vos escolhi eu em número de doze? Contudo, um de vós é diabo.


Nem todos os discípulos continuaram, com Jesus. Muitos se afastaram. Pedro falou pelos discípulos quando declarou submissão. Com exceção de Judas, a seu tempo eles provaram ser seguidores fiéis e se tornaram líderes da primeira igreja, embora tivessem momentos de sérias dúvidas e desilusão quando seu Mestre foi preso e executado. Sua experiência nos dá grande conforto. Muitos de nós tivemos momentos em que nossa decisão de ser discípulos esteve em maré baixa, mas, como no caso dos apóstolos, isso não significa que não podemos vencer nossa falta temporária.


Se alguém lhe perguntasse: “Como está sua lealdade a Jesus?”, como você responderia, e por quê? Que evidências externas você dá de sua lealdade a Ele?







Nenhum comentário:

Postar um comentário