quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A Bíblia e a história (estudo nº 09)




Eu Sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-poderoso(Ap 1:8).

Leituras da semana: Sl 104:1-9; 2Pe 1:21; Dn 2; Ap 1:1-3; 12:7-17; Rm 16:20; 2Co 5:17-19

Pensamento-chave: Nosso Deus atua na história e por meio dela. Dessa forma, Ele nos deu forte evidência para a fé.

A história humana é uma série de eventos sem sentido? Ou há um rumo central em direção a um objetivo específico, tudo de acordo com um plano? A Bíblia deixa claro que a segunda opção é a verdadeira. Os escritores da Bíblia, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, insistem em afirmar que Deus dirige a história e Se revela nela.

No entanto, nem tudo na história revela a vontade de Deus: os seres humanos são livres para fazer más escolhas, que acabam influenciando a história. A questão é: o fato de que Deus atua na história não significa que Ele causa tudo que acontece. Em vez disso, significa que, apesar das maquinações e da maldade do ser humano, Deus está presente, executando Sua vontade soberana e trará a história da humanidade a um fim grandioso e glorioso.

Os cristãos acreditam que os escritores bíblicos atuavam dentro de um sistema que Deus revelou e que Ele os inspirou a registrar os eventos mais significativos da história humana. Deus muitas vezes provia até mesmo a interpretação desses eventos para que entendêssemos seu significado.

Nesta semana, estudaremos como Deus tem atuado na história e por meio da história.


Domingo                            O passado e o futuro

A história do mundo comumente é ensinada como a história das civilizações. Os fatos importantes geralmente são os que influenciaram o desenvolvimento dessas civilizações. Algumas pessoas argumentam que os assuntos humanos, assim como o restante da natureza, são essencialmente de caráter cíclico, movendo-se continuamente através do ciclo de nascimento, crescimento, maturidade, decadência e morte, em uma sucessão que não tem começo nem um fim significativo.

O mostrador circular de um relógio pode ser enganoso. Enquanto os ponteiros giram repetidamente, eles podem dar a ilusão de que o tempo segue em um ciclo. Mas essa não é a realidade. O fato é que a vida humana corre em uma linha, não em um círculo repetitivo. De acordo com a Bíblia, o tempo é um caminho de sentido único.

1. O que os escritores bíblicos afirmam sobre o início e o fim da história humana? 

No princípio, criou Deus os céus e a terra. Gn 1:1

1  Depois disto, o SENHOR, do meio de um redemoinho, respondeu a Jó:
2  Quem é este que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento?
3  Cinge, pois, os lombos como homem, pois eu te perguntarei, e tu me farás saber.
4  Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento.
5  Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?
6  Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular,
7  quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus? Jó 38:1-7

1  Bendize, ó minha alma, ao SENHOR! SENHOR, Deus meu, como tu és magnificente: sobrevestido de glória e majestade,
2  coberto de luz como de um manto. Tu estendes o céu como uma cortina,
3  pões nas águas o vigamento da tua morada, tomas as nuvens por teu carro e voas nas asas do vento.
4  Fazes a teus anjos ventos e a teus ministros, labaredas de fogo.
5  Lançaste os fundamentos da terra, para que ela não vacile em tempo nenhum.
6  Tomaste o abismo por vestuário e a cobriste; as águas ficaram acima das montanhas;
7  à tua repreensão, fugiram, à voz do teu trovão, bateram em retirada.
8  Elevaram-se os montes, desceram os vales, até ao lugar que lhes havias preparado.
9  Puseste às águas divisa que não ultrapassarão, para que não tornem a cobrir a terra Sl 104:1-9

1  Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João,
2  o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu.
3  Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.
19  Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas. Ap 1:1-3, 19

1  E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
2  E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
3  E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus.
4  E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.
5  E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
6  E disse-me mais: Está cumprido; Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Ap 21:1-6

A história humana não é uma série interminável de ciclos repetidos. Ela teve um começo definido e está diante de um futuro glorioso. A história humana tem um objetivo, um alvo. Normalmente, você não pode ter certeza do objetivo de uma história até que chegue ao fim. Muitas vezes pode haver surpresas no fim. Nas melhores histórias elas existem. Como podemos saber o objetivo dessa história cósmica, se ainda estamos participando dela? No nosso caso, sabemos porque Deus nos revelou por meio de Seus profetas.

Evidentemente, estamos falando sobre a revelação divina. O Senhor conhece o futuro, conhece todas as possíveis escolhas que os seres humanos podem fazer e que, livremente, farão. Ele nos revelou como tudo terminará, não importando quais sejam as escolhas que façamos enquanto não chegamos ao fim.

2. Como essa revelação é explicada no Novo Testamento?

porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. 2Pe 1:21

A menos que desconfiemos da Palavra de Deus e do que ela diz sobre si mesma, podemos saber que o Senhor conhece o fim e o revelou a nós. Ele é não apenas o Deus do passado e do presente; é também o Senhor do futuro. Assim, podemos acreditar que o futuro se desdobrará assim como Ele predisse.

É fácil prever o futuro? Quantas vezes você já o entendeu da forma errada? A boa notícia é que Deus conhece o futuro e sabe tudo o que acontecerá. Você sente conforto em compreender que um Deus de amor conhece tudo o que acontece em nosso caminho?



Nenhum comentário:

Postar um comentário