domingo, 19 de fevereiro de 2012

Cuidando da criação (estudo nº 08)




“O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo” (Gn 2:15, NVI).

Leituras da semana: Rm 1:25; 2Pe 3:10-14; Gn 2:15; Ne 13:16-19; Hb 1:3; Sl 100; Gn 1:26-28

Pensamento-chave: Como os cristãos devem se relacionar com o meio ambiente?

Como adventistas do sétimo dia, o que devemos pensar sobre o meio ambiente, especialmente por sabermos que a Terra está corrompida, continuará sendo corrompida, e um dia será destruída e queimada em um grande lago de fogo? “Os elementos, ardendo, se desfarão, e a Terra e as obras que nela há se queimarão” (2Pe 3:10, RC). Acrescente a isso a ordem bíblica para que seres humanos tenham “domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a Terra e sobre todos os répteis que rastejam pela Terra” (Gn 1:26). E não é de admirar que, às vezes, tenhamos dificuldades para saber a maneira correta de lidar com as preocupações ambientais.

Ao mesmo tempo, sendo mordomos de todas as dádivas divinas, não temos a obrigação de cuidar da Terra? Afinal, Deus a criou e declarou que tudo “
era muito bom” (Gn 1:31). Tendo uma mensagem distinta sobre Deus como criador, não deveríamos ter algo a dizer sobre a maneira de tratar a criação de Deus?

6 Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo,
7  dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. (Ap 14:6, 7)

Nesta semana, examinaremos o que a Bíblia diz sobre algumas dessas preocupações.

Domingo                       Movimento de libertação da lagosta!


Anos atrás, um ambientalista entrou em um restaurante de frutos do mar. Ali, diante dele, em um grande tanque, havia meia dúzia de lagostas americanas, que provavelmente não durariam mais uma noite. Os clientes podiam escolher aquela que desejassem comer, e em pouco tempo a lagosta estaria no prato de alguém, talvez ao lado de uma porção de batatas com queijo.

Segurando uma sacola e andando furtivamente, o ambientalista enfiou a mão no tanque, pegou a primeira lagosta em que pôde colocar as mãos, jogou-a na sacola e correu. Ele colocou a lagosta em um tanque no seu carro, dirigiu até a praia, entrou em um helicóptero e sobrevoou o oceano, onde ele colocou a lagosta de volta na água. Um libertador de lagostas atacou novamente!

Existe uma página na internet intitulada “Lobster Liberation” [Libertação das Lagostas], que tenta impedir que as lagostas sejam consumidas pelos seres humanos. Tem até uma seção chamada “Tips for releasing lobsters” [Dicas para libertar lagostas], dizendo o que fazer depois de resgatar as lagostas do restaurante.

Ter interesse pelo meio ambiente é uma coisa, mas furtar lagostas de um restaurante e levá-las, de helicóptero, de volta para o oceano parece um tanto extremo, não é mesmo?

Deixando de lado a estranheza dos libertadores de lagostas, como devemos nos relacionar com as preocupações ambientais? Afinal, Jesus não voltará em breve? Não está nossa mensagem fundamentada na noção de que este mundo está chegando ao fim, de que a Terra está corrompida e não vai durar? Dada a nossa compreensão da segunda vinda de Jesus, realmente precisamos nos preocupar com a Terra?

1. O que a Bíblia ensina sobre o destino final da Terra? Esse ensino deve afetar nossa visão sobre o meio ambiente? De que maneira? 

10  Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.
11  Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade,
12  esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.
13  Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.
14  Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis, 2Pe 3:10-14

Levantai os olhos para os céus e olhai para a terra embaixo, porque os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra envelhecerá como um vestido, e os seus moradores morrerão como mosquitos, mas a minha salvação durará para sempre, e a minha justiça não será anulada. Is 51:6

Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas. Is. 65:17

Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Ap 21:1

A Bíblia é muito clara: este mundo, a Terra, não durará. Está destinada a ser destruída por Deus, que promete renová-la, recriá-la e fazer “novo céu e nova Terra”. Embora dificilmente essa seja uma desculpa (como veremos nesta semana) para abusar ou explorar o meio ambiente, isso deve, ao mesmo tempo, nos ajudar a impedir que transformemos o meio ambiente e a Terra em um deus, como muitos têm feito. Ainda que possamos rir dos extremistas, precisamos ter cuidado para não nos envolvermos nos mesmos extremos.

pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! Romanos 1:25. Que lição importante devemos aprender a respeito de como devemos mostrar preocupação e cuidado pela criação?



3 comentários:

  1. Olá amigo, gostaria de convidá-lo a leitura deste artigo e se possível que o compartilhe em seu blog: http://semeadordeamor.blogspot.com/2012/02/conscientizacao.html

    Atenciosamente,

    Igor Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Olá gostei muito do Blog de vocês,eu também tenho um blog que fala sobre a Bíblia,visitem se puderem.
    http://debatecomnaide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Lindas mensagens!
    Você merece nossos parabéns pelo ótimo blog!
    que Jesus lhe abençoe você e todos que lerem esta mensagem! amem!

    ResponderExcluir