domingo, 12 de fevereiro de 2012

Senhor do sábado (resumo do estudo nº 07)




27  E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado;
28  de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado. Marcos 2:27, 28

Conhecer: Os ensinamentos bíblicos sobre o sábado desde a criação até a proclamação da lei no Monte Sinai, e até o tempo dos ensinos e curas de Jesus.
Sentir: A importância do tempo sagrado, santificado por Deus.
Fazer: Manter a guarda do sábado como propriedade sagrada de Deus, dada a nós como uma bênção e um sinal da criação e recriação.

Esboço

I. Senhor do sábado
A. Qual é o significado das origens do sábado? Como o sentido do sábado foi ampliado para abranger nossas necessidades depois da queda?
B. Como Deus enfatizou a importância do sábado ao longo das Escrituras? Como Cristo destacou o verdadeiro propósito do sábado?

II. Santuário no tempo
A. Como o respeito para com o sábado se reflete em nossa relação com o Criador e Redentor?
B. Quais são as armadilhas de se colocar outro dia em lugar do dia santificado por Deus?

III. Santificação do sábado
A. Como podemos guardar o sábado de maneira que reflita seu verdadeiro propósito, conforme o plano do Criador?
B. Como a santificação do sábado ajuda a melhorar nosso relacionamento com Deus?

Resumo: 
Santificar o sábado em obediência ao mandamento é sinal da honra dada não apenas ao Criador, mas ao Redentor que descansou na sepultura depois de completar Sua obra na cruz.

Motivação
Quando compreendemos e apreciamos o sábado mais amplamente e da maneira que Deus deseja, aproveitamos de maneira mais profunda esse dia de "alegria", temos algo especial para partilhar com as pessoas da nossa comunidade, e obtemos maior discernimento sobre o tipo de relacionamento que Deus quer desenvolver em nós.

Conduza uma discussão fundamentada em torno do exercício de imaginação e das perguntas descritas abaixo. Permita que os alunos dediquem um momento imaginando um dia ideal; então, peça que eles compartilhem com a classe aspectos desse dia imaginado. Provavelmente haja algumas semelhanças com o sábado, em algumas de suas respostas. Mas, à medida que a discussão avançar, enfatize também a natureza especial do sábado como dia focalizado não apenas em nós, nossa família e amigos, mas um dia para estar com o Senhor, santificado e ordenado por Deus, e também, como visto no exemplo de Jesus, um dia para servir aos outros.

Atividade de abertura: 
Peça que os alunos descrevam o melhor dia que eles possam imaginar. Que atividades ou experiências fariam parte desse dia "perfeito"? Com quem você gostaria de passar esse dia? O que tornaria especial esse dia? Provavelmente, muitas das respostas incluirão o tempo passado com a família e amigos, ausência de trabalho e responsabilidades de cada dia, e o envolvimento com coisas prazerosas ou mais importantes para eles. Peça que os alunos verifiquem se sua observância do sábado está próxima daquele dia ideal imaginado. O que seu dia imaginado tem em comum com o que deve ser o sábado? Em seguida, peça que os alunos digam o que torna o sábado mais importante ou especial do que seu imaginado dia “perfeito”.

Compreensão
Esta seção oferece a oportunidade de examinar uma visão geral do sábado na Bíblia, desde a criação até Jesus. Ao reconhecer o sábado como parte permanente e especial da lei de Deus, os alunos podem ter um vislumbre do Deus que deseja o melhor para nós e quer ter o melhor relacionamento possível conosco.


Comentário Bíblico


I. Criação do sábado

1
  Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército.
2  E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito.
3  E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera. Gn 2:1-3

Na criação, Deus declarou que tudo que Ele tinha feito era bom, muito bom ou excelente, mas somente o sábado foi descrito como "santo".
Assim, essa "é uma mudança radical em relação ao pensamento religioso habitual. A mente voltada aos mitos esperaria que, depois do estabelecimento dos céus e da Terra, Deus criasse um lugar sagrado – um monte sagrado ou um manancial santo – sobre o qual um santuário fosse estabelecido. No entanto, para a Bíblia, parece que o sábado e a santidade no tempo vieram em primeiro lugar" (Abraham Joshua Heschel, O Sábado, New York; Farrar, Straus and Giroux, 2005, p. 9).

Pense nisto: 
O que aprendemos sobre Deus por meio de Sua declaração a respeito da "santidade no tempo"? O que podemos apreciar sobre a singularidade desse conceito em meio às religiões do mundo? Em sua opinião, por que Deus considera o tempo mais importante do que o lugar?

II. Mandamento do sábado (Êx 20:8-11)

12  Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR, teu Deus.
13  Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.
14  Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro das tuas portas para dentro, para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;
15  porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o SENHOR, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado. Dt 5:12-15

Entre os Dez Mandamentos, o quarto é único em vários aspectos. É o mais longo e mais detalhado dos mandamentos. Como muitos têm comentado, é o mandamento que de maneira mais evidente faz a ligação entre nosso relacionamento com Deus e nosso relacionamento com os outros. Como naquele pronunciamento na criação, Deus deu atenção especial e específica ao sábado, até mesmo acima de Suas outras criaturas e de Suas outras leis.

Pense nisto: Em sua opinião, por que o quarto mandamento inclui especificamente outras pessoas, como servos, forasteiros, e até mesmo animais? O que isso nos diz sobre o propósito do sábado? O que podemos aprender com as diferenças entre as duas versões do quarto mandamento, conforme registradas em Êxodo 20 e Deuteronômio 5?

III. Alegria do sábado

8
  Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.
9  Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.
10  Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;
11  porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou. Êx 20:8-11

13 Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs,
14 então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse Is 58:13-14

Ao examinar os Dez Mandamentos, a natureza única do quarto mandamento, às vezes tem sido razão para sugerir que ele realmente não pertence à lista, que é uma peculiaridade que realmente não faz parte da essência do código moral e por isso não é aplicável, senão para o povo a quem essa lei foi apresentada. Por outro lado, outros olham para os Dez Mandamentos e veem o mandamento do sábado como o mais pessoal e profundo dos mandamentos, um convite para que Seu povo tenha um tempo de "deleite" (Is 58:13) com Deus. Mais do que qualquer outro, o quarto mandamento diz: "Esta não é uma lista de regras – por mais importantes que elas sejam – mas um convite para um relacionamento, uma aliança com Deus, seu criador e redentor".

Pense nisto: Como você pode aproveitar o quarto mandamento de modo mais pessoal?

IV. O sábado de Jesus – (Jo 9);

1  Por aquele tempo, em dia de sábado, passou Jesus pelas searas. Ora, estando os seus discípulos com fome, entraram a colher espigas e a comer.
2  Os fariseus, porém, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado.
3  Mas Jesus lhes disse: Não lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros tiveram fome?
4  Como entrou na Casa de Deus, e comeram os pães da proposição, os quais não lhes era lícito comer, nem a ele nem aos que com ele estavam, mas exclusivamente aos sacerdotes?
5  Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo:
6  aqui está quem é maior que o templo.
7  Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes.
8  Porque o Filho do Homem é senhor do sábado.
9  Tendo Jesus partido dali, entrou na sinagoga deles.
10  Achava-se ali um homem que tinha uma das mãos ressequida; e eles, então, com o intuito de acusá-lo, perguntaram a Jesus: É lícito curar no sábado?
11  Ao que lhes respondeu: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dali?
12  Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem.
13  Então, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e ela ficou sã como a outra. Mt 12:1-13

27  E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado;
28  de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado. Mc 2:27, 28

Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito. Jo 19:30.)

Jesus viveu como judeu fiel. Ele frequentava o templo nas ocasiões de festas e tinha o hábito de ir regularmente à sinagoga

Depois, entraram em Cafarnaum, e, logo no sábado, foi ele ensinar na sinagoga. Mc 1:21

Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler Lc 4:16

Mas, por Suas ações, Ele desafiou a tradição que acreditava que o sábado fosse simplesmente uma questão de obedecer as leis. Ele disse que o sábado não era apenas mais uma regra; ao contrário, era um presente para a humanidade (Mc 2:27-28). Por ter escolhido curar pessoas nesse dia, Ele demonstrou que o sábado não é um dia apenas para nós, mas um dia para estender a mão e ajudar a levantar os outros, a fim de que eles também se beneficiem da divina dádiva do sábado.

Pense nisto: 
Em sua opinião, por que Jesus escolheu curar especificamente no sábado, quando poderia ter feito isso em outro dia da semana? Como podemos usar o sábado para servir nossa comunidade ou para levantar os que sofrem ou se sentem esquecidos?

Aplicação
Uma descrição do sábado como um dom de graça e humildade: "
O antigo e sábio sábado diz: pare agora. À medida que o sol toca o horizonte, tire as mãos do arado, desligue o telefone, deixe a caneta descansar sobre o papel, desligue o computador, coloque no balde os utensílios de limpeza e deixe o carro na garagem.

Não há espaço para negociação, não há tempo para ser seduzido pela urgência de nossas responsabilidades. Paramos porque existem forças maiores do que nós que cuidam do Universo, e embora nossos esforços sejam importantes, necessários e úteis, eles não são (nem mesmo nós somos) indispensáveis. De alguma forma, a galáxia subsistirá sem nós nessa hora, nesse dia, e assim somos convidados – ou melhor, ordenados – a relaxar e desfrutar nossa relativa insignificância, nossa humilde posição à mesa em um mundo tão grande. A profunda sabedoria embutida na criação cuidará das coisas por um momento" (Wayne Muller, Sábado, New York, Bantam Books, Paperback Edition, 2000, p. 83).

Perguntas de aplicação
1. Muitas vezes, a guarda do sábado é criticada como um tipo de legalismo. Por que esse conceito é errado? De fato, em que aspecto o sábado é um dom da graça?
2. Para você, quais são os principais propósitos do sábado? Como você explicaria para outra pessoa?
3. Se o sábado não é uma questão de legalismo, por que ainda devemos ser cuidadosos a respeito da maneira de observá-lo?
4. Como o sábado melhora sua vida espiritual? Em sua opinião, de que formas você poderia aprender a apreciar mais ou experimentar esse dia?
5. Em que situações poderia ser difícil para você guardar ou se lembrar do sábado?
6. O mandamento também focaliza o dever de permitir que as outras pessoas da casa recebam o benefício do sábado. Como podemos compartilhar o sábado com nossa família ou da comunidade?
7. De acordo com a Bíblia, o que o sábado nos ensina sobre Deus?

Criatividade
As atividades a seguir são destinadas a incentivar os alunos a refletir sobre a própria experiência da guarda do sábado. Também destaca memórias positivas da observância do sábado para que eles possam compartilhar com a comunidade.

Sugestões: 
Distribua papel e caneta e peça que os alunos reflitam sobre sua própria experiência como observadores do sábado, e criem um gráfico ou esboço, com detalhes de suas atividades e sentimentos relacionados com a guarda do sábado. Talvez eles possam incluir nesse esboço suas alegrias e compromisso com a guarda do sábado. Se em algum momento da vida eles se tornaram guardadores do sábado, seria significativo refletir sobre essa lembrança, e talvez partilhar com a classe. Se cresceram como observadores do sábado, podem refletir sobre essa experiência, e pensar sobre a apreciação ou frustração com relação ao sábado no tempo da juventude. Examine como a experiência do sábado mudou ao longo do tempo e como uma renovada compreensão do sábado pode ajudar a tornar esse dia um evento mais focalizado espiritualmente.

Sugestões: 
Desenvolva um plano para compartilhar os aspectos positivos do sábado com sua comunidade. Pense sobre o que esse dia nos oferece para partilhar com os outros. Quais são as melhores coisas que apreciamos acerca do sábado, e que diferença isso poderia fazer na vida dos outros? De que forma a presença de observadores do sábado poderia tornar a comunidade um lugar melhor? Peça que a classe dê sugestões de ideias para envolver as pessoas da comunidade, de modo que elas possam participar das bênçãos mais importantes do sábado. Convide as pessoas da comunidade para experimentar com você o melhor do sábado. Planeje um evento ou processo para aumentar a conscientização e valorização do sábado entre seus amigos, vizinhos e na comunidade. Compartilhe esse plano com toda a igreja. Busque ajuda financeira e apoio para colocar o plano em prática na comunidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário