domingo, 19 de fevereiro de 2012

Cuidando da criação

Terça                                          




Aquestão de cuidar do meio ambiente não é abordada na Bíblia de forma específica e aberta. Naturalmente, há muitas questões específicas das quais a Bíblia não trata. O que a Bíblia faz, muitas vezes, é nos dar princípios que devem ser aplicados a todas as áreas da vida, que incluem a questão do meio ambiente.

3. Com base no princípio do amor, qual deve ser nossa atitude em relação ao meio ambiente, visto que o mau uso dos recursos pode prejudicar a vida dos outros? 

37  Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
38  Este é o grande e primeiro mandamento.
39  O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
40  Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas. Mt 22:37-40

No começo da Bíblia, são dadas indicações de que o ser humano foi chamado para ser mordomo do que Deus tinha dado a Adão na Terra. Embora o contexto seja muito específico, é difícil ver por que esse mesmo princípio não deve permanecer.

4. Originalmente, como a humanidade devia se relacionar com a Terra? 

Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. Gn 2:15

Observe a relação de reciprocidade. Deus criou este belo ambiente para o homem, que o recebeu como um presente. Veja também como Adão devia se relacionar com o ambiente. Ele devia cultivá-lo e guardá-lo. A palavra traduzida como “guardar” vem da raiz hebraica smr, que significa “cuidar”, “preservar” ou “proteger”. Assim, desde o início, mesmo no mundo anterior ao pecado, Adão foi chamado para ser mordomo do ambiente em que foi colocado. Deus não lhe disse que ele devia explorá-lo, usá-lo para seus propósitos egoístas, nem para tirar dele tudo o que pudesse. Em vez disso, ele foi orientado a cultivá-lo e protegê-lo.

Que razão poderíamos ter para acreditar que esse princípio foi alterado? Na verdade, se Adão foi chamado a fazer isso no mundo antes da entrada do pecado, quanto mais importante seria a boa administração do mundo depois que ele foi arruinado pelo pecado?

Você tem consciência das preocupações ambientais? Você realmente se importa com esse assunto? Qual é a importância disso para você?




Nenhum comentário:

Postar um comentário