quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A Bíblia e a história (resumo do estudo nº 09)




Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. Apocalipse 1:8

Conhecer: A história do ponto de vista do grande conflito, que revela a vontade e o caráter de Deus, incluindo o profundo valor dado à livre escolha.
Sentir: Apreço pelo Deus que vai a tais extremos para demonstrar os fundamentos de Seu governo através dos eventos da história, com destaque para a cruz.
Fazer: Acreditar nas revelações de autoria do Espírito acerca da história e da profecia e decidir interpretar os eventos dos últimos dias da Terra de acordo com as Escrituras.

Esboço

I. A maior história
A. Como o grande conflito afeta nossa compreensão do passado, presente e futuro?
B. Que tipo de sofrimento Deus enfrentou para garantir nossa liberdade de escolha? O que isso demonstra sobre Seu caráter?

II. A cruz no centro da história
A. A cruz nos ensina a valorizar o Deus que Se entrega para ser morto por Suas criaturas.
B. Por que a cruz é o ápice da história?
C. Que sentimentos são despertados em nós ao meditarmos nas revelações de Deus acerca do futuro, apresentadas por Daniel e outros profetas?

III. Livre escolha
A. Como podemos demonstrar nosso apreço pelo caráter de Deus, conforme revelado ao longo da história, especialmente na cruz?
B. Como nossa aceitação da revelação profética afeta nosso relacionamento com Deus?

Resumo: 
A Bíblia não registra apenas a interpretação divina da história, mas comprova a habilidade de Deus em prever o futuro. O evento histórico mais importante de todos foi a cruz, que transformou a história e transpôs o abismo que o pecado criou entre Deus e a humanidade.

Motivação
A história humana abre uma janela para a operação do propósito e da vontade de Deus. Se examinarmos com atenção, reconheceremos as impressões digitais divinas nos assuntos humanos. No entanto, perceber Deus na história nunca removerá nossa necessidade de vê-Lo com os olhos da fé.

Depois de compartilhar a seguinte introdução ao Ciclo do aprendizado desta semana, peça que os alunos façam uma lista com exemplos de distorções da história no passado e no presente. Examine as razões pelas quais alguns são propensos a "distorcer" a história.

O revisionismo histórico (o processo de alteração de uma visão aceita e geralmente antiga acerca dos eventos da história) é uma prática que tem sido elevada à categoria de obra de arte por alguns na mídia. Mas essa prática tem existido durante milênios antes da mídia moderna. A Bíblia apresenta um dos relatos mais infames e gritantes dessa distorção. Nos evangelhos, encontramos o registro da conspiração para a tentativa de revisionismo inventada contra Jesus após a ressurreição. No mais cruel toque de ironia, essa conspiração foi elaborada e aprovada por ninguém menos do que os membros do sacerdócio, as autoridades que Jesus havia estabelecido no passado. Esses mesmos sacerdotes subornaram os soldados romanos, que guardavam a tumba de Jesus, para que eles espalhassem o boato de que Seu corpo havia sido roubado. Foi a mentira mais desprezível, planejada para encobrir, a qualquer custo, o fato de que Ele tinha ressuscitado dos mortos.

A história é propensa ao uso indevido e incorreto. Nunca subestime o desejo humano de reconstruir a história ao seu gosto. Como alguém já observou, os que escrevem a história de um evento raramente o fazem de maneira que reflita negativamente sobre si mesmos.

Pense nisto: 
Peça que a classe considere as seguintes questões: Se Deus é o único ser que conhece perfeitamente a história, os seres humanos, com todos os seus preconceitos e opiniões, podem ver Sua ação na história? Como podemos ter certeza de que não estamos espiritualizando a história na tentativa de provar a existência de Deus e Sua intervenção nos assuntos humanos?

Compreensão
Em toda a Bíblia os escritores dirigidos por Deus repetem a história da Sua obra no âmbito da existência humana. Esta seção busca examinar por que essa repetição é importante, a estreita ligação que o Senhor tem conosco por meio de Cristo, e como Satanás trabalha para obscurecer a narrativa divina.


Comentário Bíblico


I. Contando e recontando

Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. Ap 1:8

1 Ouve, ó Israel, tu passas, hoje, o Jordão para entrares a possuir nações maiores e mais fortes do que tu; cidades grandes e amuralhadas até aos céus;
2  povo grande e alto, filhos dos anaquins, que tu conheces e de que já ouvistes: Quem poderá resistir aos filhos de Enaque?
3  Sabe, pois, hoje, que o SENHOR, teu Deus, é que passa adiante de ti; é fogo que consome, e os destruirá, e os subjugará diante de ti; assim, os desapossarás e, depressa, os farás perecer, como te prometeu o SENHOR.
4  Quando, pois, o SENHOR, teu Deus, os tiver lançado de diante de ti, não digas no teu coração: Por causa da minha justiça é que o SENHOR me trouxe a esta terra para a possuir, porque, pela maldade destas gerações, é que o SENHOR as lança de diante de ti.
5  Não é por causa da tua justiça, nem pela retitude do teu coração que entras a possuir a sua terra, mas pela maldade destas nações o SENHOR, teu Deus, as lança de diante de ti; e para confirmar a palavra que o SENHOR, teu Deus, jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.
6  Sabe, pois, que não é por causa da tua justiça que o SENHOR, teu Deus, te dá esta boa terra para possuí-la, pois tu és povo de dura cerviz.
7  Lembrai-vos e não vos esqueçais de que muito provocastes à ira o SENHOR, vosso Deus, no deserto; desde o dia em que saístes do Egito até que chegastes a este lugar, rebeldes fostes contra o SENHOR;
8  pois, em Horebe, tanto provocastes à ira o SENHOR, que a ira do SENHOR se acendeu contra vós para vos destruir.
9  Subindo eu ao monte a receber as tábuas de pedra, as tábuas da aliança que o SENHOR fizera convosco, fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites; não comi pão, nem bebi água.
10  Deu-me o SENHOR as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus; e, nelas, estavam todas as palavras segundo o SENHOR havia falado convosco no monte, do meio do fogo, estando reunido todo o povo.
11  Ao fim dos quarenta dias e quarenta noites, o SENHOR me deu as duas tábuas de pedra, as tábuas da aliança.
12  E o SENHOR me disse: Levanta-te, desce depressa daqui, porque o teu povo, que tiraste do Egito, já se corrompeu; cedo se desviou do caminho que lhe ordenei; imagem fundida para si fez.
13  Falou-me ainda o SENHOR, dizendo: Atentei para este povo, e eis que ele é povo de dura cerviz.
14  Deixa-me que o destrua e apague o seu nome de debaixo dos céus; e te faça a ti nação mais forte e mais numerosa do que esta.
15  Então, me virei e desci do monte; e o monte ardia em fogo; as duas tábuas da aliança estavam em ambas as minhas mãos.
16  Olhei, e eis que havíeis pecado contra o SENHOR, vosso Deus; tínheis feito para vós outros um bezerro fundido; cedo vos desviastes do caminho que o SENHOR vos ordenara.
17  Então, peguei as duas tábuas, e as arrojei das minhas mãos, e as quebrei ante os vossos olhos.
18  Prostrado estive perante o SENHOR, como dantes, quarenta dias e quarenta noites; não comi pão e não bebi água, por causa de todo o vosso pecado que havíeis cometido, fazendo mal aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira.
19  Pois temia por causa da ira e do furor com que o SENHOR tanto estava irado contra vós outros para vos destruir; porém ainda esta vez o SENHOR me ouviu.
20  O SENHOR se irou muito contra Arão para o destruir; mas também orei por Arão ao mesmo tempo.
21  Porém tomei o vosso pecado, o bezerro que tínheis feito, e o queimei, e o esmaguei, moendo-o bem, até que se desfez em pó; e o seu pó lancei no ribeiro que descia do monte.
22  Também em Taberá, em Massá e em Quibrote-Hataavá provocastes muito a ira do SENHOR.
23  Quando também o SENHOR vos enviou de Cades-Barnéia, dizendo: Subi e possuí a terra que vos dei, rebeldes fostes ao mandado do SENHOR, vosso Deus, e não o crestes, e não obedecestes à sua voz.
24  Rebeldes fostes contra o SENHOR, desde o dia em que vos conheci.
25  Prostrei-me, pois, perante o SENHOR e, quarenta dias e quarenta noites, estive prostrado; porquanto o SENHOR dissera que vos queria destruir.
26  Orei ao SENHOR, dizendo: Ó SENHOR Deus! Não destruas o teu povo e a tua herança, que resgataste com a tua grandeza, que tiraste do Egito com poderosa mão.
27  Lembra-te dos teus servos Abraão, Isaque e Jacó; não atentes para a dureza deste povo, nem para a sua maldade, nem para o seu pecado,
28  para que o povo da terra donde nos tiraste não diga: Não tendo podido o SENHOR introduzi-los na terra de que lhes tinha falado e porque os aborrecia, os tirou para matá-los no deserto.
29  Todavia, são eles o teu povo e a tua herança, que tiraste com a tua grande força e com o braço estendido. Dt 9:1-29.)

O estudo para esta semana examina a atuação de Deus na história, como pode ser vista pelas lentes de Sua Palavra, a Bíblia Sagrada. O verso para memorizar desta semana, um dos mais citados em todas as Escrituras Sagradas, revela a extensão da existência de Deus: Deus é o começo e o fim, Aquele que era, que é e que há de vir e, para que não esqueçamos: "O Todo-poderoso". João estava lutando para reduzir a natureza sobrenatural de Deus para algo que os seres humanos pudessem entender.

Ao longo das Escrituras vemos tentativas escritas de lembrar o ser humano acerca da impressionante grandeza e magnífica bondade de Deus. Quando os israelitas estavam nos limites da terra prometida, Moisés começou a contar a história de Israel, especificamente a bondade de Deus apesar de sua indignidade. Ele fez esta forte declaração: “
Não é por causa de sua justiça ou de sua retidão que você conquistará a terra delas. Mas é por causa da maldade destas nações que o Senhor, o seu Deus, as expulsará de diante de você, para cumprir a palavra que o Senhor prometeu, sob juramento, aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó" (Dt 9:5, NVI).

Moisés continuou a lembrar Israel de suas muitas falhas e da abundante graça de Deus. Na cultura oral em que Moisés atuou, recontar a história era mais do que mera formalidade. Se a história fosse esquecida, com certeza haveria problemas. Infelizmente, muitas vezes Israel se esquecia da mão de Deus em sua história e, quando isso ocorria, a apostasia acontecia.

Pense nisto: Os cristãos podem manter profunda ligação com Aquele que é "o Alfa e o Ômega" sem uma compreensão profunda de Sua atuação na história? Por quê? Quem no Novo Testamento narrou a história da liderança de Deus sobre o povo de Israel? Como o registro histórico dos atos de Deus afeta nossa experiência cristã e nossa caminhada com o Senhor?

II. A natureza fala

1  Bendize, ó minha alma, ao SENHOR! SENHOR, Deus meu, como tu és magnificente: sobrevestido de glória e majestade,
2  coberto de luz como de um manto. Tu estendes o céu como uma cortina,
3  pões nas águas o vigamento da tua morada, tomas as nuvens por teu carro e voas nas asas do vento.
4  Fazes a teus anjos ventos e a teus ministros, labaredas de fogo.
5  Lançaste os fundamentos da terra, para que ela não vacile em tempo nenhum.
6  Tomaste o abismo por vestuário e a cobriste; as águas ficaram acima das montanhas;
7  à tua repreensão, fugiram, à voz do teu trovão, bateram em retirada.
8  Elevaram-se os montes, desceram os vales, até ao lugar que lhes havias preparado.
9  Puseste às águas divisa que não ultrapassarão, para que não tornem a cobrir a terra.
10  Tu fazes rebentar fontes no vale, cujas águas correm entre os montes;
11  dão de beber a todos os animais do campo; os jumentos selvagens matam a sua sede.
12  Junto delas têm as aves do céu o seu pouso e, por entre a ramagem, desferem o seu canto.
13  Do alto de tua morada, regas os montes; a terra farta-se do fruto de tuas obras.
14  Fazes crescer a relva para os animais e as plantas, para o serviço do homem, de sorte que da terra tire o seu pão, Sl 104

Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Cl 1:17.)

O estudo de segunda-feira, "Profetas como historiadores", compartilha a maravilhosa ideia de que os processos da natureza não são um "mecanismo autossuficiente, com funcionamento independente”. Ao contrário, são oportunidades em que Deus atua a cada momento. Sabemos que a criação de Deus fala a nós (Sl 19:1, 2), mas há muita coisa que nós não compreendemos.

O apóstolo Paulo escreveu aos cristãos de Colossos sobre a preeminência de Jesus Cristo na criação de Deus e na subsistência do planeta Terra. Ele declarou que Cristo é "
antes de todas as coisas, e nEle tudo subsiste" (Cl 1:17, NVI).

Segundo o The SDA Bible Commentary [Comentário Bíblico Adventista], “a palavra subsistir significa literalmente ‘reunir', ‘manter junto' ou 'manter ligado'. A forma do verbo em grego enfatiza uma organização original e manutenção contínua da organização. O poder que mantém os distantes corpos do Universo em seus cursos designados com exatidão matemática e o poder que mantém as partículas do átomo em suas órbitas predeterminadas é o mesmo. Pelo poder de Cristo todas as coisas estão ligadas. Ele não somente as trouxe à existência, mas as mantém a cada momento" (v. 7, p. 192).

Pense nisto: 
Como o estudo de segunda-feira deixa claro, alguns argumentam que Deus criou o mundo físico e o abandonou. Muitos cientistas nem mesmo acreditam que Deus existe, para não falar de Seu ato de criação. Como os cristãos podem enfrentar esse pensamento? Devemos tentar abordar os que questionam o relato histórico da Bíblia sobre a criação, dentro e fora de nossas fileiras? Comente.

III. Dirigindo e moldando a história

Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gn 3:15

Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos;
8  todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles.
9  E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.
10  Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.
11  Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.
12  Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta.
13  Quando, pois, o dragão se viu atirado para a terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão;
14  e foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse até ao deserto, ao seu lugar, aí onde é sustentada durante um tempo, tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente.
15  Então, a serpente arrojou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, a fim de fazer com que ela fosse arrebatada pelo rio.
16  A terra, porém, socorreu a mulher; e a terra abriu a boca e engoliu o rio que o dragão tinha arrojado de sua boca.
17  Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar. Ap 12:7-17.)

De Gênesis a Apocalipse, a Bíblia revela a meta narrativa que está na base de toda a história humana: o conflito entre Deus e Satanás. João nos diz que a controvérsia se originou no Céu, que houve uma guerra entre as forças de Deus e as de Satanás, mas que Satanás não prevaleceu. O estudo de quarta-feira mostra até que ponto Satanás iria para afrontar a Deus: a crucificação de Jesus.

João apresenta dois seres que estão atuando na história, mas apenas um deles tem o poder de moldar e dirigir a história. Enquanto Deus trabalha por meio da história, Satanás trabalha para alterar essa história. Ele quer moldar nossa maneira de ver a Deus e Sua obra na Terra. No livro O Grande Conflito, Ellen G. White escreveu: "
O objetivo do grande rebelde sempre foi se justificar, e provar ser o governo divino responsável pela rebelião. A esse fim aplicou todo o poder de seu grande intelecto. Trabalhou deliberada e sistematicamente, e com maravilhoso êxito, levando vastas multidões a aceitar seu modo de ver quanto ao grande conflito que há tanto tempo se vem desenvolvendo. Durante milhares de anos esse chefe da conspiração tem colocado a falsidade em lugar da verdade. Mas agora é chegado o tempo em que a rebelião deve ser finalmente derrotada, e descobertos a história e o caráter de Satanás" (p. 670).

Pense nisto: 
Se as pessoas estão desenvolvendo visões distorcidas de Deus com base nas mentiras de Satanás, como podemos ajudá-las a ver o Deus bondoso a quem conhecemos e amamos? Como o sacrifício de Jesus na cruz influencia nossa visão de Deus?

Aplicação
A lição desta semana destaca numerosas provas bíblicas de que Deus atua nos assuntos humanos. No entanto, muitas pessoas acham difícil acreditar no Deus da Bíblia. Esta seção prática se destina a examinar o relato divino da história e como ele é visto fora do círculo cristão adventista.

Perguntas para reflexão

1. A lição de terça-feira destaca Daniel 2. A história descreve o surgimento dos reinos mencionados em Daniel 2. Em face do cumprimento dessa profecia, por que alguns ainda se recusam a acreditar no Deus que deu a Daniel essa visão do futuro?
2. Por que os fatos históricos sobre a atuação divina não impele algumas pessoas a acreditar? Que problemas de fé surgem quando se procura confirmar o relato histórico da Bíblia com o registro da história secular? Os dois são compatíveis? Comente.

Perguntas de aplicação
1. Se Deus levou os escritores bíblicos a registrar Suas ações nos assuntos humanos, podemos ter certeza de que é importante relembrá-las. Como você registra as ações divinas em sua história pessoal? Que histórico da atuação de Deus em sua vida você deixará para trás?
2. Um dos pontos verdadeiramente belos na lição desta semana é encontrado no estudo de quinta-feira, o qual declara que a morte de Jesus por nossos pecados não apenas nos purificou, mas também criou para nós uma nova história, que continuará pela eternidade. Se alguém lhe pedisse para resumir sua história antes e depois de Cristo, o que você diria, e por quê?

Perguntas para testemunho
1. Eu anunciei salvação, realizei-a e a fiz ouvir; deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR; eu sou Deus. Isaías 43:12. Que palavra que Deus usou para descrever Israel? Qual era o único chamado que Ele tinha para eles? Eles cumpriram esse chamado?
2. Se Deus escolheu os judeus para ser Suas testemunhas, o que devia constituir a essência de seu testemunho sobre quem é Deus? Em outras palavras, o que eles deviam dizer ao mundo a respeito de Deus por meio de seu estilo de vida e das palavras que eles falavam?
3. Que aspectos de sua história os israelitas podiam compartilhar para mostrar a mão de Deus em sua vida? Que aspectos de sua vida você compartilha para mostrar às pessoas a mão de Deus na sua história?

Criatividade
Peça que os alunos considerem como os que estão em crise podem interpretar mal a atuação de Deus. Em seguida, aplique o que aprendeu nesta semana na seguinte situação:

Depois de falar com o chefe, um desanimado colega de trabalho volta à sala para chorar. A reunião não foi boa. O homem sabia que as demissões estavam acontecendo, mas nunca pensou que ocorreria com ele. Enquanto pensava em sua nova realidade, ficava irado. Lembrava de todas as ofensas que havia sofrido de colegas que não trabalhavam com tanta dedicação quanto ele, mas continuavam empregados. Ele pensava até em se vingar.

Ao sair do escritório, ele para diante de você, e lhe conta a má notícia.

"Eu não sei por que isso está acontecendo comigo", ele diz, baixando a cabeça. "Tento fazer tudo do jeito certo. Trabalho duramente. Vou à igreja. Cuido da minha família. Por que Deus está fazendo isso comigo?"

Com base no que você aprendeu nesta semana, o que você diria a esse colega de trabalho sobre a maneira de Deus atuar em nossa vida e na história?




Nenhum comentário:

Postar um comentário