quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Profetas como historiadores

Segunda                           




Em toda a Bíblia, os profetas usam a expressão “a Palavra do Senhor” (ou equivalentes, como “assim diz o Senhor”, “diz o Senhor”, e outras). Em resumo, o que eles estão dizendo é: “Não sou eu que estou falando essas verdades para você. Deus é quem está falando através de mim. Então, é melhor você ouvir.”

3. Quem era o originador das palavras anunciadas pelos profetas?

14  Disse-me o SENHOR: Do Norte se derramará o mal sobre todos os habitantes da terra.
15  Pois eis que convoco todas as tribos dos reinos do Norte, diz o SENHOR; e virão, e cada reino porá o seu trono à entrada das portas de Jerusalém e contra todos os seus muros em redor e contra todas as cidades de Judá.
16  Pronunciarei contra os moradores destas as minhas sentenças, por causa de toda a malícia deles; pois me deixaram a mim, e queimaram incenso a deuses estranhos, e adoraram as obras das suas próprias mãos.
17  Tu, pois, cinge os lombos, dispõe-te e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não te espantes diante deles, para que eu não te infunda espanto na sua presença.
18  Eis que hoje te ponho por cidade fortificada, por coluna de ferro e por muros de bronze, contra todo o país, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes e contra o seu povo.
19  Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para te livrar.  Jr 1:14-19

O leitor pode perceber o doloroso processo histórico pelo qual Jerusalém, a capital dos judeus, devia ser entregue à Babilônia, em cumprimento das predições de Deus sobre o destino de Israel.

Reis humanos raramente acreditam que a história funciona dessa maneira. Eles imaginam que as decisões de seu governo dirigem a vida pública. Pensam que, em última análise, eles estão no controle. Mas Jeremias (e outros profetas) afirmaram o contrário. Os governantes de Israel descobriram que o processo histórico estava levando a nação à devastação e ao exílio. O livro de Jeremias é um lembrete impressionante do poder da Palavra de Deus, que se cumpre nos eventos históricos.

4. O que Isaías e Naum declararam sobre o poder de Deus?

24  Jurou o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e, como determinei, assim se efetuará.
25  Quebrantarei a Assíria na minha terra e nas minhas montanhas a pisarei, para que o seu jugo se aparte de Israel, e a sua carga se desvie dos ombros dele.
26  Este é o desígnio que se formou concernente a toda a terra; e esta é a mão que está estendida sobre todas as nações.
27  Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem, pois, o invalidará? A sua mão está estendida; quem, pois, a fará voltar atrás? Is 14:24-27

5  Os montes tremem perante ele, e os outeiros se derretem; e a terra se levanta diante dele, sim, o mundo e todos os que nele habitam.
6  Quem pode suportar a sua indignação? E quem subsistirá diante do furor da sua ira? A sua cólera se derrama como fogo, e as rochas são por ele demolidas.
7  O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam.
8  Mas, com inundação transbordante, acabará de uma vez com o lugar desta cidade; com trevas, perseguirá o SENHOR os seus inimigos.
9  Que pensais vós contra o SENHOR? Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará por duas vezes a angústia.
10  Porque, ainda que eles se entrelaçam como os espinhos e se saturam de vinho como bêbados, serão inteiramente consumidos como palha seca. Na 1:5-10

O infinito poder de Deus visto na história humana também é revelado na natureza. O Salmo 104, por exemplo, descreve os processos da natureza não como um mecanismo autossuficiente, com funcionamento independente, mas, ao contrário, como processos nos quais Deus atua a cada momento. A Bíblia não diz que Deus criou o mundo e, em seguida, o deixou por conta própria, em completa sujeição às leis naturais. Estas são, de fato, parte da forma pela qual Deus sustenta o mundo, mas todas essas leis existem apenas porque Ele as criou e mantém.

Muitos cientistas declaram que o mundo começou por acidente e que também acabará dessa forma. Assim, não há muito significado no que acontece entre esses dois pontos (como poderia haver?). Por que, no fundo, você sabe que essa visão não pode estar correta?




Nenhum comentário:

Postar um comentário