quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A cruz na história

Quinta                              




Você já reparou que a história mundial é dividida por um evento? Esse evento não foi o surgimento nem o desaparecimento de um grande império, como se poderia esperar. Nem foi a descoberta de um novo continente. Em vez disso, a história do mundo foi dividida pelo nascimento de um Mestre itinerante, que vivia em uma parte relativamente obscura do vasto Império Romano. Considerando o número incontável de judeus que nasceram naquele tempo, é ainda mais revelador que esse único nascimento, entre tantos, tenha sido o marco que dividiu a história do mundo em seus dois maiores períodos.

Esse evento, é claro, foi o nascimento de Jesus.

No contexto de Deus e a história, podemos apreciar mais o significado da salvação. Devido ao óbvio fracasso de todos os seres humanos e, consequentemente, da história humana, a cruz de Cristo revela o fundamento e também o significado mais profundo da história do mundo. A cruz nos diz que, ao nos perdoar e nos tornar Seus filhos, Deus abriu diante de nós uma nova esperança para o futuro, em que não mais precisaremos carregar a grande culpa pelo nosso caráter e pelos nossos pecados. Essa culpa foi tirada por Aquele que “
tomou sobre Si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre Si” (Is 53:4).

Toda a doutrina da salvação pode ser expressa nesta frase: Deus cancela nossa história irremediavelmente fracassada e, em seu lugar, coloca Sua história. Por meio dEle, a história da escravidão do pecado é encerrada em nossa vida. Por meio dEle, as manchas do passado não devem se levantar para nos acusar, atormentar e zombar de nós. Nossa história pessoal, que condenaria cada um de nós, é substituída pela perfeita história de Jesus. Assim, nEle encontramos não apenas libertação do nosso passado, mas a promessa de um futuro maravilhoso. Na cruz, o Senhor garantiu que, não importando o que acontecesse em nossa história nem na história mundial, um novo e glorioso futuro está diante de nós e do mundo.

7. O que Jesus fez por toda a humanidade? Como esse evento mudou a história humana?

17  E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
18  Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,
19  a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. 2Co 5:17-19

Nossos pecados foram colocados sobre os ombros de um Senhor que voluntariamente morreu sob um fardo de culpa humana e que, em seu lugar, nos deu salvação. Seu prometido clímax nos dará uma história eterna com o próprio Autor da história. O destino de todas as pessoas está envolvido. A segunda vinda de Cristo será decisiva. Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento prometem um “novo céu e uma nova Terra”.

Se você aceitou Cristo, e sabe que sua história não será usada para condená-lo, não importando quanto você mereça ser condenado, que diferença essa certeza pode fazer em sua vida?

Sexta                                    Estudo adicional


ABíblia é a mais antiga e abrangente história… Somente nela é apresentada a história da humanidade, não maculada pelo orgulho e preconceito humanos.

Nos anais da história humana o crescimento das nações, o surgimento e queda de impérios, aparecem como dependendo da vontade e façanhas do homem. O desenvolvimento dos acontecimentos, em grande parte, parece ser determinado por seu poder, ambição ou capricho. Na Palavra de Deus, porém, é afastada a cortina e contemplamos ao fundo, em cima, e em toda a marcha e contramarcha dos interesses, poderio e paixões humanas, a força de um Ser todo misericordioso, a executar, silenciosamente, pacientemente, os conselhos de Sua própria vontade.
“A Bíblia revela a verdadeira filosofia da História” (Ellen G. White, Educação, p. 173).

Perguntas para reflexão
1. Por muitos anos, filósofos e teólogos têm debatido a espinhosa questão da presciência de Deus e o livre-arbítrio humano. Muitos os têm visto como incompatíveis. Argumentam que, ou não temos livre-arbítrio, ou Deus não conhece todo o futuro. Entretanto, por que as duas posições estão erradas? Quais são as evidências bíblicas de que temos livre-arbítrio? Que evidência temos de que Deus conhece o futuro?
2. Um dos ataques mais duros de Satanás foi contra o relato do capítulo 2 de Daniel. Parte de seu ataque foi usar eruditos que afirmaram que Daniel 2 foi escrito cerca de 165 a.C., muito tempo depois que muitos dos eventos preditos nesse capítulo já tinham ocorrido. No entanto, o argumento foi destruído pela própria profecia. Como Daniel poderia ter predito com tanta precisão a divisão de Roma nas nações da Europa moderna, o que não aconteceu até mais de 500 ou 600 anos depois de 165 a.C.? O objetivo de colocar uma data tardia para Daniel foi tentar despojá-lo de seu poder profético. Como podemos ver, essa tentativa falhou de forma lastimável.

Resumo: Por mais caótica que a história do mundo pareça, acima de tudo o Senhor está realizando Seus propósitos, e a história humana terminará com a gloriosa segunda vinda de Jesus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário