sábado, 18 de fevereiro de 2012

Cuidando da criação (resumo do estudo nº 08)




Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. Gênesis 2:15

Conhecer: O fundamento bíblico para a importância de cuidar do meio ambiente.
Sentir: O valor do meio ambiente e o desejo de cuidar dele como mordomo da propriedade de Deus.
Fazer: Viver de maneira simples, respeitando os recursos naturais como dom de Deus, e minimizar o impacto ambiental negativo do consumismo e desperdício desnecessários.

Esboço
I. Cuidando da nossa casa
A. O que Deus pediu que nossos primeiros pais fizessem por seu lar no jardim? Como essa obra nos ajuda a compreender nossa obrigação de cuidar do meio ambiente?
B. Como o sábado nos ensina a controlar nossa busca de negócios e bens materiais?

II. A beleza da Terra
A. Qual é o valor do mundo natural? O pecado afetou a forma pela qual devemos cuidar do ambiente?
B. Por que nossa compreensão da criação e do Criador poderia influenciar nossa maneira de cuidar do que Ele criou?

III. Simplicidade é um dom
A. Como devemos viver neste mundo voltado ao consumismo e "progresso"?
B. Como podemos simplificar nossa vida, a fim de estar mais em sintonia com o mundo natural de Deus?

Resumo: 
Visto que Deus criou o mundo para ser um lar, não somente para nós, mas para as plantas e animais, e nos pediu que sejamos mordomos da natureza, temos a responsabilidade de respeitar e cuidar do ambiente de tal maneira que glorifique a Deus.

Motivação
Visto que cremos no ato divino de criação e em Sua promessa de recriação, somos chamados a ser mordomos de todo o mundo. Ao fazer isso, adoramos a Deus e servimos aos outros, e também obtemos maior compreensão do cuidado de Deus por todas as Suas criaturas.

É claro que muitos dos aspectos políticos do ambientalismo são dificultados por outras questões e agendas, mas não devemos permitir que isso nos afaste do nosso papel como mordomos de Deus sobre o mundo natural no qual vivemos e do qual dependemos. Precisamos encontrar formas de recuperar esse papel como representantes de Deus em, e para com o Seu mundo.

Atividade de abertura: 
Peça que os alunos façam uma lista das questões, problemas ou preocupações ambientais. Escreva essa lista em um quadro ou numa grande folha de papel, se possível. Incentive os alunos a focalizar algumas questões locais, bem como questões mais abrangentes. Escolha algumas questões da lista e conduza uma breve discussão sobre a resposta que o cristão deve dar para cada uma dessas questões: Será que devemos ficar preocupados? Quem ou o que está sendo afetado por essa questão? O que os outros estão fazendo em resposta a esses problemas? O que podemos fazer acerca disso? Permita uma discussão que possa refletir e respeitar uma série de opiniões, sem necessariamente tentar resolver opiniões ou respostas divergentes. Tente manter o foco da discussão em respostas fundamentadas em nossa crença em Deus como criador, nós como mordomos, e os outros como pessoas a quem devemos procurar servir.

Compreensão
Esta seção convida os alunos a considerar a criação e o cuidado que se deve ter para com ela.


Comentário Bíblico


I. No princípio

(Recapitule com a classe Gn 1

Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. Gênesis 2:15

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16

Vivemos em um mundo criado e amado por Deus. Ele falou e o mundo foi criado, mas não tudo de uma vez. Tudo foi criado aos poucos. Deus foi dando especial atenção a cada componente do Seu mundo. Então, Ele fez criaturas muito especiais, à Sua imagem, os seres humanos, a quem Ele deu a tarefa de cuidar do mundo que havia criado. Apesar da destruição do nosso mundo e de nossa própria degradação, nosso mundo ainda é amado por Deus, como é todo o cosmos (Jo 3:16), e ainda somos chamados a ser Seus mordomos.

Pense nisto: 
Como a crença em Deus como Criador deve afetar nossa atitude em relação ao cuidado da criação? Temos falado ou pensado sobre esse assunto de modo satisfatório em nossas discussões sobre as questões da criação? O que significa para você ser um mordomo do mundo criado por Deus?

II. Louvor pela criação

1 Ó SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome! Pois expuseste nos céus a tua majestade.
2  Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo e o vingador.
3 Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste,
4  que é o homem, que dele te lembres E o filho do homem, que o visites?
5  Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste.
6  Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste:
7  ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo;
8  as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares.
9  Ó SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome! Sl 8

1 Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.
2  Fundou-a ele sobre os mares e sobre as correntes a estabeleceu. Sl 24:1, 2

1 Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras.
2  Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
3  Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.
4  Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.
5  Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade. Sl 100

dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. Ap 14:7

Um dos temas que se repetem na Bíblia é o do louvor a Deus como criador do mundo. Esse não se refere apenas ao louvor humano, mas a Bíblia também descreve a própria criação dando louvor a Ele. Às vezes, como no livro de Jó, por exemplo, as maravilhas da criação são até consideradas respostas suficientes para perguntas sobre a maneira pela qual Deus parece organizar o mundo. A criação é regularmente referida como um testemunho poderoso acerca da natureza de Deus e Sua bondade. Ao cuidar da criação, contribuímos com essa avenida de adoração ao Deus criador.

Pense nisto: 
Dê um exemplo de algo na natureza que o enche de admiração pela criatividade de Deus. As maravilhas da natureza são suficientes para resolver suas perguntas sobre Deus? Ou isso seria muito simplista? Comente com a classe.

III. Observância do sábado e cuidado da criação  (Lv 25)

8  Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.
9  Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.
10  Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;
11  porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou. Êx 20:8-11

No livro The Lost Meaning of the Seventh Day [O Sentido Perdido do Sétimo Dia], Sigve K. Tonstad destaca os imperativos do cuidado da criação como algo mais amplo do que a observância do sábado e mais profundo do que o "ambientalismo", que se caracteriza por colocar o mundo natural como pano de fundo para a ação humana no palco do mundo. Ele cita em seu livro Terence Fretheim: "O sábado é, portanto, um recurso concedido por Deus para que todas as criaturas estejam em sintonia com a ordem das coisas criadas. Mais ainda, a observância do sábado é um ato de cuidado para com a criação. Guardar o sábado é participar do plano de Deus para o ritmo da criação. "Então Tonstad pergunta: "A ausência de ‘cuidado da criação’ não é precisamente a realidade que está diante de nós, pessoas que vivem no século 21?” (Berrien Springs, Michigan, Andrews University Press, 2009, p. 122).

Pense nisto: 
Considerando os princípios mais amplos do sábado, apresentados em Levítico 25, como a observância do sábado está relacionada com o cuidado do ambiente? Como uma compreensão mais profunda desse aspecto do sábado pode influenciar sua guarda desse dia?

IV. Rumo a uma nova criação

10  Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.
11  Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade,
12  esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.
13  Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.
14  Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis, 2Pe 3:10-14

1 Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
2  Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.
3  Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.
4  E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
5  E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Ap 21:1-5

A Bíblia é clara ao afirmar que o mundo como o conhecemos não durará para sempre. Durante e depois da segunda vinda de Jesus, o mundo será purificado pelo fogo. Mas isso não será o fim da história para o nosso planeta. Não voaremos simplesmente para um céu etéreo. Finalmente, este mundo será o nosso lar pela eternidade. Deus recriará a Terra e, mais do que isso, estabelecerá Seu reino aqui.

Pense nisto: Para compreender o plano de Deus, seria importante acreditar na ressurreição física e na vida em uma Terra recriada? A crença na recriação da Terra para ser nosso lar eterno afeta nossa maneira de cuidar do ambiente no presente?

Aplicação
"
A natureza e a Revelação, ambas dão testemunho do amor de Deus" (Ellen White, Caminho a Cristo, p. 9). Quando o mundo natural é degradado esse testemunho do amor de Deus é diminuído, tanto no contexto da natureza quanto na sua provisão para a vida humana. Ao cuidar da criação, nos unimos a Deus como mordomos, ajudando a preservar esse testemunho de Seu amor.

Perguntas para reflexão
1. Compare a "natureza" e a "revelação" quanto à maneira pela qual elas testemunham do amor de Deus. Qual delas é mais importante? Por quê?
2. Em sua opinião, por que o papel de Deus como criador é uma grande inspiração para o louvor em toda a Bíblia?
3. Por que a mensagem do primeiro anjo de Apocalipse 14 para o tempo do fim ainda cita a criação como razão para adorar a Deus? Qual é a importância da criação na "outra extremidade" da história?
4. Muitos que acreditam na evolução são profundamente interessados na preservação da criação, como fazem muitos criacionistas. Nossa crença sobre a origem do planeta afeta a maneira pela qual nos preocupamos com o mundo?
5. Os cristãos têm um histórico bom ou ruim quando se trata de cuidar da criação?
6. Qual é a importância do cuidado da criação para a credibilidade do testemunho da Igreja no mundo? Você acha que a Igreja Adventista do Sétimo Dia deve fazer mais para defender e proteger o meio ambiente?
7. A Igreja Adventista do Sétimo Dia há muito tempo tem recomendado uma dieta vegetariana, quando há oportunidade e possibilidade. Teria essa recomendação mais valor pelo fato de que o vegetarianismo é uma das coisas mais importantes que um indivíduo pode adotar para ter uma vida ambientalmente mais sustentável?
8. Faça uma lista de algumas coisas que você pode fazer para diminuir o impacto negativo sobre o meio ambiente. O que você precisa mudar em sua vida para ter êxito nisso?

Estas atividades são destinadas a incentivar os alunos a cuidar ativamente da criação de Deus. Adapte as atividades sugeridas às oportunidades, recursos e necessidades de sua classe, igreja e comunidade.

Sugestões de atividades individuais: 
Incentive os alunos a passar um tempo contemplando as maravilhas ou belezas da criação. Dependendo das circunstâncias e da situação, isso pode acontecer de variadas maneiras. Ele podem passar um tempo ao ar livre, numa praça, visitar uma reserva natural da região, ou assistir a um DVD que apresente alguns aspectos do mundo criado. Leia, ou distribua cópias da página 9 do livro Caminho a Cristo, para que os alunos façam a leitura. Incentive os alunos a dedicar alguns momentos em oração, louvando a Deus pela criação, e pedindo a orientação para que sejam Seus mordomos.

Sugestões para atividades em grupo: 
Consulte a lista de questões ambientais feita na atividade de abertura, focalizando especialmente as questões locais, e planeje uma atividade ou evento que a classe ou a igreja possa realizar para dar uma contribuição. Os exemplos podem incluir a limpeza de lixo de uma área da comunidade, plantio de árvores ao redor da igreja ou em algum local público, ajudar uma escola com um projeto de jardinagem ou alguma coisa semelhante, pela qual uma visível diferença possa ser feita como resultado de seu projeto. Entre em contato com os líderes comunitários ou pessoas da comunidade com os quais você possa trabalhar, e defina o dia e a hora para realizar esse projeto. Convide outros membros da igreja para que se unam a você e compartilhem um dia, manhã ou tarde de ação para melhorar o ambiente de sua comunidade. Ao planejar esse evento, ore para que Deus use as pessoas de seu grupo, de modo que sejam mordomos e representem o Senhor nesse projeto. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário