quinta-feira, 11 de junho de 2009

Nosso corpo, Templo para Deus


No mundo secular, a maioria das pessoas considera o corpo como propriedade pessoal. Julgam ter total direito sobre o que lhe aconteça. Isso se aplica não só ao grande número de mulheres que alegam ser livres para decidir se terão um aborto ou não, mas também a todos os que sentem ter o direito de prejudicar seu corpo pelo uso de substâncias frequentemente ilegais, de comer grandes quantidades de alimento prejudicial ou ter relações sexuais sempre que desejarem e com tantos parceiros quantos quiserem.


3. Como o cristão deve usar seu corpo? 1Co 6:19, 20. De que maneiras práticas podemos pôr estas palavras em ação?


1Co 6:19, 20 - Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo


O contexto imediato indica que o apóstolo Paulo estava se referindo, em particular, ao abuso do corpo pela imoralidade sexual. Infelizmente, em muitas partes do mundo, isso se aplica hoje tanto quanto na Corinto antiga, uma cidade conhecida pela perversidade.


Mas a ideia básica é que não devemos “pecar contra nosso corpo” porque não somos de nós mesmos. Primeiramente, fomos criados por Deus por meio de Jesus Cristo. Ele é nosso Criador e, portanto, somos responsáveis diante dEle por tudo o que fazemos. Em segundo lugar, Ele é nosso Redentor, aquele que nos comprou “por preço”.


A mordomia do corpo significa também que devemos tomar cuidado de nossa saúde. Isso se refere não apenas ao que comemos mas também ao descanso que fazemos e com a preservação da forma física mediante exercício adequado. E não pode haver dúvidas quanto ao uso de substâncias que criam dependência ou são prejudiciais de alguma forma.


No entanto, novamente, precisa haver equilíbrio. “A saúde em si não deve ser a preocupação. Deve ser parte do estilo de vida cristã e automática na aplicação. A preocupação excessiva com a saúde pode ser uma forma de idolatria que interfere na relação satisfatória com Deus. A saúde deve nos habilitar para o serviço a Deus, mas não é um fim em si mesma” (Leo R. Van Dolson e J. Robert Spangler, Healthy, Happy, Holy, p. 43).


Examine todos os seus hábitos de saúde, não apenas a alimentação. Em que você precisa melhorar? Que mudanças você pode e deve fazer? O que o impede de fazer o que sabe ser o certo.







Um comentário: