segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Adoração: do exílio à restauração (resumo do estudo nº 10)





5  E disse: ah! SENHOR, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos!
6  Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração do teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado.
7  Temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo. Neemias 1:5-7

Saber: Como a tendência para se conformar com as expectativas do mundo tem sido tão devastadora na história do povo de Deus.
Sentir: O desejo de ser firme na fidelidade e lealdade a Deus, como ocorreu com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.
Fazer: Identificar-se com a condição pecaminosa do povo de Deus, apresentando a Ele outras pessoas através da oração de intercessão.

Esboço

I. Perigos das concessões

A. Que pressões Daniel e seus amigos enfrentaram, para se adaptarem às expectativas sociais e culturais de Babilônia? Temos ainda hoje essas tentações?
B. Como a liderança traiu sua responsabilidade de manter Israel focalizado na adoração verdadeira?
C. Quais líderes arriscaram a vida para interceder por Israel e liderar seu povo ao arrependimento e obediência?

II. Mesmo que Ele me mate

A. Que atitude tiveram Sadraque, Mesaque e Abede-Nego quando enfrentaram a exigência de Nabucodonosor para adorar sua imagem?
B. Qual deve ser nossa atitude diante de tentações semelhantes?

III. Pecamos

A. Em suas orações, como Daniel e Neemias, homens piedosos e exilados, se identificaram com os pecados de sua nação infiel?
B. Que orações semelhantes poderíamos fazer hoje, por nossas famílias e pela igreja?

Resumo: 
Os exilados que retornaram a Jerusalém enfrentaram a tentação de negligenciar sua vigilância no serviço de Deus e de se conformar com os costumes do mundo. Enfrentamos tentações semelhantes hoje. Confissão, arrependimento e obediência ainda são requisitos para que a presença de Deus se manifeste entre Seu povo.

Motivação
Deus realiza a restauração e transformação dos seres humanos, reconciliando-os consigo por meio de Cristo.

Seus alunos, sem dúvida, reconhecerão que essa história manteve a mídia paralisada por muitas semanas, no fim de 2009 e início de 2010. O objetivo aqui é examinar a questão da restauração, à luz das repetidas falhas de uma pessoa.

Tiger Woods. O nome que foi sinônimo da realeza do golfe se tornou um eufemismo para a infidelidade conjugal. A transformação começou com um acidente no começo da manhã e rapidamente se transformou em uma das mais rápidas quedas de um ícone da história moderna dos esportes. Quase do dia para a noite, Woods deixou de ser o “perfeito” jogador de golfe e homem de família e se tornou um pária social. Por quê? Ele havia quebrado seu voto conjugal com várias outras mulheres.

A condenação foi rápida e implacável. Pessoas especularam e filosofaram sobre sua saúde emocional e mental. Ele deixou de fazer muitos trabalhos publicitários. Outros se perguntavam como ele poderia ter traído uma mulher tão bonita, sem falar do impacto sobre seus filhos. Como um homem que parecia ter tudo poderia ter tomado decisões tão infelizes?

Comente:
Perdidos na confusão das falhas pessoais de Woods, algumas pessoas examinaram a própria vida. Alguns cristãos consideraram o impacto de sua infidelidade para com Deus, que nunca falhou nem fez o mal contra eles. Por que Deus anseia nos ter de volta, embora tenhamos sido tão infiéis para com Ele?

Mais profundo do que o pecado do transgressor é o amor de Deus por ele. A seção Compreensão desta semana examina os esforços de Deus para trazer de volta para a comunhão com Ele os rebeldes, os Seus amados do passado e do presente.


Comentário Bíblico


I. O outro templo

1  No sexto ano, no sexto mês, aos cinco dias do mês, estando eu sentado em minha casa, e os anciãos de Judá, assentados diante de mim, sucedeu que ali a mão do SENHOR Deus caiu sobre mim.
2  Olhei, e eis uma figura como de fogo; desde os seus lombos e daí para baixo, era fogo e, dos seus lombos para cima, como o resplendor de metal brilhante.
3  Estendeu ela dali uma semelhança de mão e me tomou pelos cachos da cabeça; o Espírito me levantou entre a terra e o céu e me levou a Jerusalém em visões de Deus, até à entrada da porta do pátio de dentro, que olha para o norte, onde estava colocada a imagem dos ciúmes, que provoca o ciúme de Deus.
4  Eis que a glória do Deus de Israel estava ali, como a glória que eu vira no vale.
5  Ele me disse: Filho do homem, levanta agora os olhos para o norte. Levantei os olhos para lá, e eis que do lado norte, à porta do altar, estava esta imagem dos ciúmes, à entrada.
6  Disse-me ainda: Filho do homem, vês o que eles estão fazendo? As grandes abominações que a casa de Israel faz aqui, para que me afaste do meu santuário? Pois verás ainda maiores abominações.
7  Ele me levou à porta do átrio; olhei, e eis que havia um buraco na parede. Então, me disse: Filho do homem, cava naquela parede.
8  Cavei na parede, e eis que havia uma porta.
9  Disse-me: Entra e vê as terríveis abominações que eles fazem aqui.
10  Entrei e vi; eis toda forma de répteis e de animais abomináveis e de todos os ídolos da casa de Israel, pintados na parede em todo o redor.
11  Setenta homens dos anciãos da casa de Israel, com Jazanias, filho de Safã, que se achava no meio deles, estavam em pé diante das pinturas, tendo cada um na mão o seu incensário; e subia o aroma da nuvem de incenso.
12  Então, me disse: Viste, filho do homem, o que os anciãos da casa de Israel fazem nas trevas, cada um nas suas câmaras pintadas de imagens? Pois dizem: O SENHOR não nos vê, o SENHOR abandonou a terra.
13  Disse-me ainda: Tornarás a ver maiores abominações que eles estão fazendo.
14  Levou-me à entrada da porta da Casa do SENHOR, que está no lado norte, e eis que estavam ali mulheres assentadas chorando a Tamuz.
15  Disse-me: Vês isto, filho do homem? Verás ainda abominações maiores do que estas.
16  Levou-me para o átrio de dentro da Casa do SENHOR, e eis que estavam à entrada do templo do SENHOR, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do SENHOR e com o rosto para o oriente; adoravam o sol, virados para o oriente.
17  Então, me disse: Vês, filho do homem? Acaso, é coisa de pouca monta para a casa de Judá o fazerem eles as abominações que fazem aqui, para que ainda encham de violência a terra e tornem a irritar-me? Ei-los a chegar o ramo ao seu nariz.
18  Pelo que também eu os tratarei com furor; os meus olhos não pouparão, nem terei piedade. Ainda que me gritem aos ouvidos em alta voz, nem assim os ouvirei. Ezequiel 8

Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo. 1Co 6:19, 20).

A lista de abominações que Deus mostrou a Ezequiel deve ter-lhe causado profunda angústia. Os israelitas não apenas estavam adorando deuses estranhos, mas haviam levado esses deuses à presença do único Deus verdadeiro. Para se ter uma ideia do abismo em que Judá e Israel haviam caído, basta ler Deuteronômio 6:4-9, que estabelece a adoração do único Deus. Ezequiel 8:16 é particularmente preocupante. O profeta viu 25 homens de costas para o templo para que pudessem adorar o sol.

Se o povo de Deus havia enchido o templo terrestre de Deus com deuses estranhos, o que dizer do templo do corpo deles? O apóstolo Paulo deixa claro que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo (1Co 6:19) e que não pertencemos a nós mesmos. Pedro nos lembra de que “
não foi mediante coisas corruptíveis... que [nós fomos] resgatados... mas pelo precioso sangue... de Cristo” (1Pe 1:18, 19). Se os líderes da nação judaica praticavam tal rebelião aberta contra Deus, como teria sido sua vida íntima?

Pense nisto:
Jesus disse: “Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai do homem é o que o contamina” (Mc 7:15). Como a apostasia de Judá começou: com demonstrações públicas de rebelião ou concessões secretas em sua fé? Comente. A partir da experiência de Judá, que lição de advertência podemos aprender para nossa vida espiritual?

II. Satanás, nosso problema

1  No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, dizendo:
2  Assim fala o SENHOR dos Exércitos: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a Casa do SENHOR deve ser edificada.
3  Veio, pois, a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, dizendo:
4  Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas?
5  Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado.
6  Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado.
7  Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado.
8  Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; dela me agradarei e serei glorificado, diz o SENHOR.
9  Esperastes o muito, e eis que veio a ser pouco, e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu com um assopro o dissipei. Por quê? —diz o SENHOR dos Exércitos; por causa da minha casa, que permanece em ruínas, ao passo que cada um de vós corre por causa de sua própria casa.
10  Por isso, os céus sobre vós retêm o seu orvalho, e a terra, os seus frutos.
11  Fiz vir a seca sobre a terra e sobre os montes; sobre o cereal, sobre o vinho, sobre o azeite e sobre o que a terra produz, como também sobre os homens, sobre os animais e sobre todo trabalho das mãos.
12  Então, Zorobabel, filho de Salatiel, e Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e todo o resto do povo atenderam à voz do SENHOR, seu Deus, e às palavras do profeta Ageu, as quais o SENHOR, seu Deus, o tinha mandado dizer; e o povo temeu diante do SENHOR.
13  Então, Ageu, o enviado do SENHOR, falou ao povo, segundo a mensagem do SENHOR, dizendo: Eu sou convosco, diz o SENHOR.
14  O SENHOR despertou o espírito de Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e o espírito do resto de todo o povo; eles vieram e se puseram ao trabalho na Casa do SENHOR dos Exércitos, seu Deus,
15  ao vigésimo quarto dia do sexto mês. Ageu 1

1 No oitavo mês do segundo ano de Dario, veio a palavra do SENHOR ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de Ido, dizendo:
2  O SENHOR se irou em extremo contra vossos pais.
3  Portanto, dize-lhes: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Tornai-vos para mim, diz o SENHOR dos Exércitos, e eu me tornarei para vós outros, diz o SENHOR dos Exércitos.
4  Não sejais como vossos pais, a quem clamavam os primeiros profetas, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Convertei-vos, agora, dos vossos maus caminhos e das vossas más obras; mas não ouviram, nem me atenderam, diz o SENHOR.
5  Vossos pais, onde estão eles? E os profetas, acaso, vivem para sempre?
6  Contudo, as minhas palavras e os meus estatutos, que eu prescrevi aos profetas, meus servos, não alcançaram a vossos pais? Sim, estes se arrependeram e disseram: Como o SENHOR dos Exércitos fez tenção de nos tratar, segundo os nossos caminhos e segundo as nossas obras, assim ele nos fez.  Zacarias 1:1-6

1  Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do SENHOR, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor.
2  Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreende, ó Satanás; sim, o SENHOR, que escolheu a Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo?
3  Ora, Josué, trajado de vestes sujas, estava diante do Anjo.
4  Tomou este a palavra e disse aos que estavam diante dele: Tirai-lhe as vestes sujas. A Josué disse: Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniqüidade e te vestirei de finos trajes.
5  E disse eu: ponham-lhe um turbante limpo sobre a cabeça. Puseram-lhe, pois, sobre a cabeça um turbante limpo e o vestiram com trajes próprios; e o Anjo do SENHOR estava ali,
6  protestou a Josué e disse:
7  Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Se andares nos meus caminhos e observares os meus preceitos, também tu julgarás a minha casa e guardarás os meus átrios, e te darei livre acesso entre estes que aqui se encontram.
8 Ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque são homens de presságio; eis que eu farei vir o meu servo, o Renovo.
9  Porque eis aqui a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão sete olhos; eis que eu lavrarei a sua escultura, diz o SENHOR dos Exércitos, e tirarei a iniqüidade desta terra, num só dia.
10  Naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, cada um de vós convidará ao seu próximo para debaixo da vide e para debaixo da figueira. Zacarias 3

Se você ainda não sabia, nós, seres humanos, temos um problema com Satanás. O diabo nunca permitirá que simplesmente caminhemos para os braços de Deus. Como temos discutido neste trimestre, Satanás quer ser adorado (Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; Is 14:13), e Deus também quer (Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; Ap 12:7). Essa foi uma razão pela qual Satanás trabalhou arduamente para atrasar a reconstrução do muro de Jerusalém e do templo do Senhor. É por isso também que ele trabalha incansavelmente para nos impedir de viver o destino pleno de Deus para nossa vida. Fazer isso significaria que ele não mais seria o objeto de nossa adoração.

O profeta Zacarias recebeu uma visão geral, em Zacarias 3, da verdadeira natureza do inimigo de nossa vida. Na presença de Deus, Satanás se dispôs a acusar e se opor a Josué, o sumo sacerdote. Mas Deus intercedeu: “
O Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreende, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu a Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo?” (v. 2). Deus, então, mandou Seu anjo para remover as vestes sujas de Josué, símbolo da sua iniquidade, e vesti-lo em finos trajes (v. 4).

Josué representava o povo depois do exílio, desarraigado, esfarrapado e castigado. Entre o povo não havia muita coisa para se olhar, mas Deus o amava e queria restaurá-lo. Não foi por acaso que a visão de Zacarias apontou para o sacrifício de Jesus, que removeu nossa iniquidade, e nos vestiu com Sua justiça (1Co 1:30; 2Co 5:21; Rm 4:22-25). Essa cena revela a essência do evangelho.

Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, 1Co 1:30

Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. 2Co 5:21 

22  Pelo que isso lhe foi também imputado para justiça.
23  E não somente por causa dele está escrito que lhe foi levado em conta,
24  mas também por nossa causa, posto que a nós igualmente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor,
25  o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.  Rom 4:22-25

Pense nisto: 
Os exilados que retornavam estavam tendo problemas para manter seu foco em Deus e Seus mandamentos. Ageu deixa claro que eles lutavam intensamente em busca de bens materiais que nunca poderiam tomar o lugar de Deus. O que significa estar no mundo, mas não ser do mundo? Como ter êxito dessa maneira?

Eles não são do mundo, como também eu não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. (Jo 17:16, 17)

III. Temos um ministério

1  As palavras de Neemias, filho de Hacalias. No mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu na cidadela de Susã,
2  veio Hanani, um de meus irmãos, com alguns de Judá; então, lhes perguntei pelos judeus que escaparam e que não foram levados para o exílio e acerca de Jerusalém.
3  Disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas.
4  Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.
5  E disse: ah! SENHOR, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos!
6  Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração do teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado.
7  Temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo.
8  Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Se transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos;
9  mas, se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então, ainda que os vossos rejeitados estejam pelas extremidades do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome.
10  Estes ainda são teus servos e o teu povo que resgataste com teu grande poder e com tua mão poderosa.
11  Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à dos teus servos que se agradam de temer o teu nome; concede que seja bem sucedido hoje o teu servo e dá-lhe mercê perante este homem. Nesse tempo eu era copeiro do rei.  Neemias 1

18  Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,
19  a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.
20  De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.
21  Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. 2Co 5:18-21

O amor de Neemias pelos exilados que retornavam é inspirador. Como a lição menciona, ele não apenas sentiu a dor deles (Neemias 1:4), mas se posicionou com firmeza diante da situação. Neemias, então, apelou para que Deus abrisse um caminho pelo qual pudesse ajudá-los. 

Desde que Caim perguntou: “
Sou eu o responsável por meu irmão?” (Gn 4:9), a questão da nossa responsabilidade para com nossos irmãos e irmãs tem ecoado através do tempo. A resposta de Deus é um retumbante “Sim!” O apóstolo Paulo destaca essa realidade em 2 Coríntios, quando ele justifica seu apostolado. O Deus que nos reconciliou por meio de Cristo, nos chama a ajudá-Lo a reconciliar outros (2Co 5:18). “Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o Seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus” (v. 20, NVI).

Pense nisto: 
Perceba que Deus está tomando a iniciativa de reconciliar a humanidade consigo. Isaías 59:1, 2 deixa claro que o pecado causou uma separação, uma ruptura no relacionamento natural que existia entre Deus e a humanidade. Como essa ruptura afeta nossa adoração?

Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. Isaías 59:1, 2

Aplicação
Use as seguintes perguntas para gerar mais profunda reflexão e discussão sobre os esforços de Deus para Se reconciliar com os seres humanos caídos. É um fato impressionante que muitos escolherão se perder, em lugar de aceitar a oferta divina de perdão e restauração.

Perguntas para consideração

1. Romanos 12:2 diz: “
Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele” (NVI). Dadas as tendências hereditárias e cultivadas para o pecado, com as quais muitos de nós lutamos, como Deus nos transforma?
2. O estudo desta semana mencionou o livramento miraculoso dos três notáveis hebreus na fornalha ardente de Nabucodonosor. Quando foi a última vez que você viu Deus agir para salvá-lo de alguma situação terrível?

Pergunta de aplicação
1. Às vezes a liberdade pode trazer sérios desafios, como foi visto na vida de Israel após o exílio. Explique o que você acha que o apóstolo Paulo quis dizer com esta declaração: “Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor” (Gl 5:13, NVI).
2. Que impacto tem a contemplação de Jesus Cristo em nosso bem-estar mental, e nossa capacidade de compreender, apreciar e obedecer às ordens de Deus (2Co 3:18)?

E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. (2Co 3:18)

Perguntas sobre testemunho
1. Quando o remanescente que retornou do cativeiro interrompeu a reconstrução do muro de Jerusalém e do templo do Senhor, que mensagem estava transmitindo às nações ao seu redor? Como Neemias foi capaz de permanecer na tarefa, em seu esforço para terminar o muro?
2. Ageu 1 deixa claro que o povo de Deus tinha se colocado acima dEle, e como resultado, nada do que faziam prosperava. Muitas pessoas no mundo ocidentalizado têm aceitado a crença errônea de que ter mais “coisas” trará mais felicidade. Como você faria para compartilhar a verdade de Ageu 1 com elas?

Criatividade
A lição desta semana explora as mensagens dos profetas de Deus para o remanescente israelita que retornou do exílio. A atividade abaixo é destinada a tornar essas mensagens mais reais para os membros da classe.

Se você fosse escrever uma carta a um grupo de pessoas que tivessem se desviado ou esquecido seu chamado divino, o que você diria a elas? De que argumentos ou experiências você se valeria para se justificar? Partilhe sua resposta ou escreva uma carta real, individualmente ou como classe, lembrando-se de ser tão amoroso e encorajador quanto possível.






Nenhum comentário:

Postar um comentário