segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Onde estão agora os seus antepassados?


Quarta                                   



A reconstrução do templo levou cerca de 12 anos. Esdras 5:1, 2 se refere a Zacarias como um dos “profetas de Deus, que os ajudavam”. Sua ênfase, como a de Ageu, estava na glória que um dia habitaria o templo.

1 Ora, os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Judá e em Jerusalém, em nome do Deus de Israel, cujo Espírito estava com eles.
2  Então, se dispuseram Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesua, filho de Jozadaque, e começaram a edificar a Casa de Deus, a qual está em Jerusalém; e, com eles, os referidos profetas de Deus, que os ajudavam. Esdras 5:1, 2

No entanto, como acontece muitas vezes com a profecia, as promessas não são incondicionais. Os seres humanos, que receberam o livre arbítrio, devem fazer a escolha de obedecer ao Senhor, de fazer o que Ele manda, não como meio de salvação, mas para mostrar os frutos e os benefícios da salvação.

A liberdade humana é uma pressuposição implícita ao longo das Escrituras. As pessoas têm a opção de escolher a quem desejam servir e adorar, e o cumprimento das promessas depende das escolhas que as pessoas fazem. A Bíblia está cheia de promessas maravilhosas para todo aquele que fielmente buscar e servir ao Senhor.

6. Que tema, encontrado em boa parte da Bíblia, aparece em Zacarias 1:1-6? Como a realidade da livre escolha humana é revelada no texto?

1 No oitavo mês do segundo ano de Dario, veio a palavra do SENHOR ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de Ido, dizendo:
2  O SENHOR se irou em extremo contra vossos pais.
3  Portanto, dize-lhes: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Tornai-vos para mim, diz o SENHOR dos Exércitos, e eu me tornarei para vós outros, diz o SENHOR dos Exércitos.
4  Não sejais como vossos pais, a quem clamavam os primeiros profetas, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Convertei-vos, agora, dos vossos maus caminhos e das vossas más obras; mas não ouviram, nem me atenderam, diz o SENHOR.
5  Vossos pais, onde estão eles? E os profetas, acaso, vivem para sempre?
6  Contudo, as minhas palavras e os meus estatutos, que eu prescrevi aos profetas, meus servos, não alcançaram a vossos pais? Sim, estes se arrependeram e disseram: Como o SENHOR dos Exércitos fez tenção de nos tratar, segundo os nossos caminhos e segundo as nossas obras, assim ele nos fez.  Zacarias 1:1-6

Algumas das palavras mais duras nesse texto são encontradas no verso 5: “Onde estão agora os seus antepassados?” Em outras palavras, aprendam com os erros dos que viveram antes de vocês; não façam o que eles fizeram; aprendam com o passado, e com o que aconteceu antes de vocês.

É aqui que entra o ministério do pastor no púlpito. É aí que o pastor pode, na função de profeta, encaminhar as pessoas à guia do Senhor, às Suas promessas, e às condições dessas promessas. A pregação da Palavra não deve causar confusão teológica nem polêmica: ela deve ser cristocêntrica, apontando para o que o Senhor tem feito por nós, o que Ele Se dispõe a fazer por nós, e o que fará por nós, tudo sob a condição de nos achegarmos ao Senhor com fé e arrependimento. Isso era, essencialmente, o que Zacarias estava dizendo ao povo ali: arrependam-se, afastem-se de seus maus caminhos, aprendam com o passado e coloquem sua esperança no Senhor e nas Suas promessas para o futuro. Da mesma forma, hoje, com a revelação do significado do serviço do santuário (vida, morte e ministério sumo sacerdotal de Jesus), devemos nos aproximar do Senhor e adorá-Lo, em atitude de fé, arrependimento e obediência. É bom repetir que, embora a obediência não possa nos salvar (a salvação já ocorreu, na cruz), não existe salvação sem isso, independentemente de como nossa obediência possa ser imperfeita. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário