segunda-feira, 29 de agosto de 2011

“Vejam aonde os seus caminhos os levaram”


Terça                          




4. O que Jeremias 29:10-14 fala sobre o caráter de Deus? Que esperança podemos tirar desse texto, para nosso contexto pessoal?

10  Assim diz o SENHOR: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar.
11  Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.
12  Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei.
13  Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.
14  Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio. Jeremias 29:10-14

Depois de setenta anos, como predito, o Senhor começou a trazer os exilados de volta à terra prometida. Israel devia receber outra oportunidade de cumprir seu destino profético.

O templo, o santuário, o lugar em que todo o plano da salvação era ensinado através de tipos e símbolos, certamente estava no centro dessa obra. Ali eram prefiguradas a obra e a missão do Messias, o qual poderia salvar o mundo

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3:16 

a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. 2Co 5:19

Ora, o essencial das coisas que temos dito é que possuímos tal sumo sacerdote, que se assentou à destra do trono da Majestade nos céus, como ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem Hb 8:1, 2).

No entanto, a obra de reconstrução do templo não foi tão tranquila nem tão rápida como devia ter sido. Forças internas e externas se colocaram no caminho, e a obra foi atrasada. Não era assim que o Senhor queria que acontecesse, por isso Ele falou através de Ageu, para que o povo soubesse do Seu desagrado.

5. Leia Ageu 1. O que desviava a atenção do povo da obra de Deus? O que tem desviado nossa atenção hoje? Como evitar esse problema?

1  No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, dizendo:
2  Assim fala o SENHOR dos Exércitos: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a Casa do SENHOR deve ser edificada.
3  Veio, pois, a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, dizendo:
4  Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas?
5  Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado.
6  Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado.
7  Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado.
8  Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; dela me agradarei e serei glorificado, diz o SENHOR.
9  Esperastes o muito, e eis que veio a ser pouco, e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu com um assopro o dissipei. Por quê? —diz o SENHOR dos Exércitos; por causa da minha casa, que permanece em ruínas, ao passo que cada um de vós corre por causa de sua própria casa.
10  Por isso, os céus sobre vós retêm o seu orvalho, e a terra, os seus frutos.
11  Fiz vir a seca sobre a terra e sobre os montes; sobre o cereal, sobre o vinho, sobre o azeite e sobre o que a terra produz, como também sobre os homens, sobre os animais e sobre todo trabalho das mãos.
12  Então, Zorobabel, filho de Salatiel, e Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e todo o resto do povo atenderam à voz do SENHOR, seu Deus, e às palavras do profeta Ageu, as quais o SENHOR, seu Deus, o tinha mandado dizer; e o povo temeu diante do SENHOR.
13  Então, Ageu, o enviado do SENHOR, falou ao povo, segundo a mensagem do SENHOR, dizendo: Eu sou convosco, diz o SENHOR.
14  O SENHOR despertou o espírito de Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e o espírito do resto de todo o povo; eles vieram e se puseram ao trabalho na Casa do SENHOR dos Exércitos, seu Deus,
15  ao vigésimo quarto dia do sexto mês. Ageu 1

Como é fácil permitir que trabalhos, desejos e mesmo necessidades materiais atrapalhem nossas responsabilidades espirituais. Deus fez com que eles soubessem que nunca teriam a verdadeira satisfação sem devoção a Ele e à obra que o Senhor lhes havia dado para fazer. Muito frequentemente, podemos cometer o mesmo erro, ficando tão envolvidos com as coisas do mundo que negligenciamos o que deveria ser o mais importante em nossa vida: nosso relacionamento com Deus. Talvez o Senhor esteja nos dizendo, quer coletivamente ou individualmente: “Vejam aonde os seus caminhos os levaram” (Ag 1:7, NVI).

Considere os seus caminhos. O que os seus caminhos, suas ações, as coisas que você faz ou deixa de fazer, dizem sobre seu relacionamento com o Senhor? Você pode ser culpado dos mesmos erros das pessoas descritas em Ageu? Por quê? 




Nenhum comentário:

Postar um comentário