domingo, 7 de agosto de 2011

Para que não nos esqueçamos!

Quinta                              




Os salmos 78, 105 e 106, que estão entre os mais extensos, são hinos impor­tantes que deviam ser cantados ou recitados para lembrar a Israel acerca da liderança de Deus no passado.

12. Leia o Salmo 78:1-8. Por que Deus quer que o povo lembre sua história? Leia também Deuteronômio 6:6-9 e 1 Coríntios 10:11. Como podemos aplicar esse princípio em nosso contexto e experiência, que são bem diferentes da história deles?
1 Escutai, povo meu, a minha lei; prestai ouvidos às palavras da minha boca.
2  Abrirei os lábios em parábolas e publicarei enigmas dos tempos antigos.
3  O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais,
4  não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez.
5  Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos,
6  a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes;
7  para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos;
8  e que não fossem, como seus pais, geração obstinada e rebelde, geração de coração inconstante, e cujo espírito não foi fiel a Deus.  Salmo 78:1-8.

6  Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração;
7  tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.
8  Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos.
9  E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas. Deuteronômio 6:6-9 

Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado. 1Coríntios 10:11.

Uma das formas pelas quais Deus Se revela é através da história. No entanto, cada geração deve ter uma nova experiência com Ele, com base nessa história. Por essa razão, não apenas a música, mas a proclamação da Palavra de Deus na adoração é vital tanto para as gerações do passado quanto para as novas gerações, para manter diante das pessoas a liderança de Deus no passado. O salmo 78 é uma advertência de que a história não deve se repetir, mas, ao mesmo tempo, é uma lembrança reconfortante da maneira graciosa pela qual Deus lidou com Seu povo rebelde. Parece haver uma urgência na promessa imperativa, “contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o Seu poder” (v. 4). O salmo 105:2 nos convida: “Cantai-Lhe salmos; narrai todas as Suas maravilhas”.

O Salmo 119, o mais longo poema no livro de Salmos, contém o frequente refrão: “
ensina-me os Teus estatutos”, indicando a importância das Escrituras como base para o ensino da piedade e justiça. Paulo repete esse pensamento quando instrui o jovem pregador, Timóteo: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2Tm 3:16).

Paulo exorta Timóteo: “
Prega a palavra” (2Tm 4:2). Negligenciar a proclamação da Palavra na adoração é diluir o poder que o evangelho tem de alcançar corações, mudar vidas e enriquecer a experiência de adoração dos fiéis.

Quantas vezes você já teve a experiência de algo maravilhoso e miraculoso que o Senhor fez em sua vida, mas se esqueceu logo depois e demonstrou medo e falta de fé, quando uma nova crise surgiu? Seja no culto coletivo ou na sua comunhão particular, como você pode aprender a manter viva em sua mente a direção de Deus em sua vida? Por que isso é tão importante? 

Sexta                                            Estudo adicional


Leia de Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 44-51: “A Criação”; Educação, p. 159-168: “Poesia e Cânticos”; Testemunhos Para a Igreja, v. 8, p. 107-115: “Esquecimento”.

O Livro dos Salmos cumpre um papel único na Bíblia. . . [Os salmos] funcionam nas Escrituras como a batida do coração da religião de Israel. Neste livro de orações o povo da aliança encontrou sua escada para o Céu. Ela se estende das mais baixas profundezas da agonia e sofrimento humanos às mais altas alegrias da comunhão com Deus. Lamentos e gritos de desespero se alternam com hinos de gratidão e louvor. . . Esse intercâmbio vivo entre o homem e Deus é talvez a razão mais profunda pela qual o Livro dos Salmos tem sido estimado pelos que buscam a Deus, em todas as gerações, como a joia de valor inestimável na Bíblia hebraica”. Além disso, eles são uma “revelação do próprio coração de Deus. Eles permanecem como inspirados exemplos de como Deus deseja que respondamos, pela fé, às revelações autênticas de Si mesmo e de Seus feitos nos livros de Moisés” – Hans K. LaRondelle, Deliverance in the Psalms [Libertação nos Salmos] (Berrien Springs, Mich.: First Impressions [Primeiras Impressões], 1983, p. 3, 4).

Perguntas para reflexão
1. Uma coisa é ter confiança na justiça do juízo final de Deus no fim do tempo; temos que confiar nessa esperança e promessa. Ao mesmo tempo, isso significaria que não precisamos trabalhar pela justiça e juízo agora, porque sabemos que isso acabará acontecendo pela ação de Deus? Como alcançar o equilíbrio entre buscar justiça agora e saber que um dia ela ocorrerá?
2. De que maneiras o culto de adoração de sua igreja pode ser melhorado para assegurar que Cristo seja exaltado em todos os aspectos da adoração?
3. Se sua igreja não canta salmos nos cultos, peça a um músico que escreva a música para um salmo que possa ser cantado pela congregação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário