domingo, 6 de novembro de 2011

Caminho para a fé (comentário ao estudo nº 07)




Resumo: 
A lei foi dada aos israelitas no Sinai para cumprir uma “função condenatória”:
(1) ressaltar ou “acusar” o pecado,
(2) condenar os transgressores à morte eterna e
(3) mostrar-lhes sua necessidade de Cristo. Por causa dessas funções, Paulo comparou a lei a um carcereiro e a um disciplinador (ou tutor).
Quando Cristo morreu, a lei deixou de exercer sua função condenatória em relação ao povo de Deus. Ou seja, Cristo morreu para nos libertar da condenação da lei, e não da obediência a ela.

A chave de Gálatas

No comentário da lição 5, vimos que as seguintes expressões têm o mesmo sentido:
– debaixo da “maldição” da lei (Gl 3:10, 13);
– “debaixo do pecado” (3:22);
– debaixo da “lei” (3:23; 4:4, 5, 21; 5:18);
– debaixo do “tutor” ou “disciplinador” (3:25).

Estar “debaixo da lei” é o mesmo que estar debaixo da “maldição da lei” e “debaixo do pecado”. Em outras palavras, quem está “debaixo da lei” é quem desobedece à lei, e não quem a obedece. E tudo o que a lei pode oferecer aos transgressores é a condenação pela desobediência, que é a morte eterna. Portanto, todas as expressões da lista acima se referem à condenação da lei. Essa é a chave para entender os textos “negativos” de Paulo sobre a lei, não apenas em Gálatas, mas também em outras epístolas. Nesta semana, usaremos essa chave para entender Gálatas 3:22-25.

Note o paralelo entre os versículos 22 e 23:
– “A Escritura confinou tudo debaixo do pecado, para que a promessa, que é pela fé em Jesus Cristo, fosse dada aos que creem” (v. 22).1
– “Antes que viesse a fé, éramos guardados debaixo da lei, confinados para a fé que seria revelada” (v. 23).

Estar confinado “debaixo da lei” é o mesmo que estar confinado “debaixo do pecado”. A leitura desse texto completo confirma a chave de Gálatas: Paulo se refere à função da lei com relação ao pecado (ressaltá-lo e condená-lo).

Qual era o propósito da lei?

Depois de mostrar que a proclamação da lei no Sinai não anulou a promessa de salvação feita a Abraão, Paulo pergunta: “
Então, a lei opõe-se às promessas de Deus? De maneira nenhuma! Pois, se tivesse sido dada uma lei que pudesse conceder vida, certamente a justiça viria da lei” (Gl 3:21).2

Assim como hoje, no tempo de Paulo muitos acreditavam que a lei de Deus fosse contrária ao evangelho (a promessa de salvação feita a Abraão). Mas o apóstolo rejeitou essa ideia de maneira enfática. Ele explicou que a função da lei nunca foi conceder vida espiritual e justificação. Portanto, nem mesmo durante a época do Antigo Testamento as pessoas eram salvas pela obediência à lei. Não porque exista algum problema na lei, mas esse simplesmente não é o propósito dela, e nunca o foi.

A lei não é contrária à promessa, porque ambas “têm diferentes papéis e funções no plano maior de Deus para a salvação” (Lição de Adultos, domingo). A promessa feita a Abraão mostra que podemos ser salvos somente pela fé. Mas, então, qual era a função da lei? Por que Deus a proclamou no Sinai? Para responder a essas perguntas, Paulo comparou a lei a um carcereiro e a um disciplinador:

1. A lei como carcereiro

A Escritura confinou tudo debaixo do pecado, para que a promessa, que é pela fé em Jesus Cristo, fosse dada aos que creem. Antes que viesse a fé, éramos guardados debaixo da lei, confinados para a fé que seria revelada” (Gl 3:22, 23). Outra versão diz que “nós éramos prisioneiros da lei” (v. 22, NTLH).

Note que esse texto fala sobre estar “debaixo do pecado” e “debaixo da lei”, que é praticamente o mesmo que estar debaixo da “maldição da lei”. Portanto, a ideia básica é a condenação da lei. Como vimos no comentário da semana passada, Deus proclamou a lei no Sinai para desempenhar essa função em relação ao pecado.

A imagem usada nesse texto é a seguinte: a lei revela o pecado e, ao fazê-lo, condena o pecador. Embora isso seja verdade a respeito de toda a humanidade, Paulo estava se referindo primariamente ao povo de Israel. Esse é o assunto de Gálatas 3:19-25. “
A lei funciona como um carcereiro, prendendo todos os que a transgrediram e trouxeram sobre si mesmos a sentença de morte” (Lição de Adultos, segunda-feira).

Escrevendo sobre essa função da lei, Ellen G. White afirmou: “
A lei de Deus, proclamada em terrível majestade do Sinai, é a declaração de condenação ao pecador. A função da lei é condenar, mas não há nela nenhum poder para perdoar ou redimir. [...] Ela traz [...] escravidão e morte aos que permanecem debaixo de sua condenação.”3

2. A lei como disciplinador

 “
A lei se tornou nosso disciplinador [ou tutor], levando-nos a Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. Porém, tendo vindo a fé, já não estamos mais debaixo do disciplinador” (Gl 3:24, 25).

Esse texto fala sobre estar “debaixo do disciplinador”, que é praticamente o mesmo que estar “debaixo do pecado”, “debaixo da lei” e “debaixo da maldição da lei”. Novamente, a ideia básica é a condenação da lei.

Na sociedade romana, o disciplinador ou tutor (em grego, paidagógos) “
era um escravo colocado numa posição de autoridade sobre os filhos de seu senhor, a partir dos seis ou sete anos, até que atingissem a maturidade”. Por isso, era um disciplinador rigoroso, que exigia boa conduta. Em algumas gravuras antigas que sobreviveram, o disciplinador é inclusive representado com uma vara na mão. Com essa ilustração, Paulo disse que a lei “nos reprova e condena como pecadores” (Lição de Adultos, quarta-feira).

Em outros textos, Paulo apresenta a mesma ideia: a lei mostra o pecado e, ao fazer isso, condena os pecadores (Rm 3:20; 4:15; 5:13, 20; 7:7-11). Isso porque “pecado é a transgressão da lei” (1Jo 3:4; veja Rm 4:15). Ao proclamar a lei no Sinai, Deus desejava mostrar aos israelitas quão pecaminosos eles eram e como o pecado é ofensivo a Ele.

Comentando esse texto, Ellen G. White escreveu: “
Perguntam-me acerca da lei em Gálatas. Que lei é o aio [ou tutor ou disciplinador] que nos leva a Cristo? Respondo: Tanto o código cerimonial como o moral, dos Dez Mandamentos. [...] ‘A lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados’ (Gl 3:24). Nessa passagem, o Espírito Santo, pelo apóstolo, Se refere especialmente à lei moral. A lei revela nosso pecado, levando-nos a sentir nossa necessidade de Cristo e a fugir para Ele em busca de perdão e paz por meio do arrependimento para com Deus e da fé em nosso Senhor Jesus Cristo.”4

Portanto, carcereiro e disciplinador são duas ilustrações que apresentam a mesma verdade: a lei tinha o objetivo de revelar o pecado e condenar o pecador. Por isso mesmo, essa não pode se limitar à lei cerimonial, visto que ela não se destinava a revelar o pecado e muito menos a condenar o pecador.

O propósito supremo da lei

Alguns podem imaginar que Paulo era pessimista e falava apenas sobre o aspecto negativo da lei. Nada poderia estar mais distante da realidade. Mesmo nessa função “negativa” da lei, de condenar o pecador, Deus teve em mente um propósito maior, positivo, glorioso. A fim de mostrar esse propósito supremo, Paulo usou as seguintes palavras:

– “A Escritura confinou tudo debaixo do pecado, para que a promessa [...] fosse dada aos que creem” (Gl 3:22).
– “Éramos guardados debaixo da lei, confinados para a fé que seria revelada” (v. 23).
– “A lei se tornou nosso disciplinador, levando-nos a Cristo, para que fôssemos justificados pela fé” (v. 24).

Ao condenar os pecadores, a lei na verdade estava desempenhando uma função essencial no plano da salvação: fazê-los sentir a necessidade de Cristo e do cumprimento da promessa da salvação. Em vez de ser contrária à graça, a lei, na verdade, a promovia! Portanto, a lei, em si mesma, não promove o legalismo. Seria um absurdo pensar que Deus havia dado a lei ao povo de Israel para ser usada de modo legalista. Em realidade, de formas diferentes, a promessa a Abraão e a lei dada no Sinai se destinavam a ensinar a mesma verdade: que a salvação é somente pela fé em Cristo.

Podemos resumir Gálatas 3:19-25 da seguinte forma:

– O motivo de a lei ter sido dada: a apostasia dos israelitas (a lei “foi acrescentada por causa das transgressões”, Gl 3:19).
– O resultado de a lei ter sido dada: condenou os transgressores à morte (“a Escritura confinou tudo debaixo do pecado”, v. 22).
– O propósito de a lei ter sido dada: fazê-los sentir sua necessidade de Cristo, levá-los a Ele (“levando-nos a Cristo, para que fôssemos justificados pela fé”, v. 24).

Os oponentes de Paulo acreditavam que a função da lei fosse justificar (absolver, salvar) o pecador, mas, em realidade, a função da lei era condenar o pecador e fazê-lo sentir a necessidade do Salvador. A lei de Deus não tem poder para salvar o transgressor nem para capacitá-lo a obedecer; ela pode apenas mostrar seus pecados e condená-lo. Somente Cristo pode nos libertar da condenação da lei e nos capacitar a obedecê-la. Quando tentavam se livrar da condenação da lei por sua própria obediência, os oponentes de Paulo estavam negando a eficácia do sacrifício de Cristo (Gl 2:21).

Cristo aboliu a lei?

Paulo afirma claramente que, desde que Cristo veio, não mais estamos “debaixo da lei” e “debaixo do disciplinador” (que é a lei). Ele escreveu:

– “Antes que viesse a fé, éramos guardados debaixo da lei, confinados para a fé que seria revelada” (Gl 3:23).
– “Tendo vindo a fé, já não estamos mais debaixo do disciplinador” (v. 25).

Deixando de ler o contexto desses versículos, alguns cristãos concluem que, quando Cristo veio, a lei foi abolida. Mas a chave de Gálatas mostra que estar “debaixo da lei” e “debaixo do disciplinador” significa estar “debaixo da maldição da lei”, ou seja, a condenação dada por ela ao transgressor.

Essa chave foi confirmada no estudo acima, sobre Gálatas 3:19-25. Nesse texto, Paulo mostra que a lei foi dada no Sinai para cumprir uma “função condenatória” em relação ao povo de Deus. Ou seja:

– revelar (ou ressaltar) o pecado,
– condenar os transgressores à morte eterna e
– fazê-los sentir a necessidade de Cristo.

Portanto, o que terminou na cruz não foi a lei, mas sua função condenatória. Em outras palavras:

– a lei não mais ressalta (ou seja, “acusa”) nosso pecado e
– não mais nos condena,
– pois estamos em Cristo, justificados pela fé.

Ao escrever sobre isso, um estudioso adventista afirma que, “
na era de Cristo, a lei não mais desempenha sua função condenatória (Rm 8:1)” em relação aos salvos.5 Em outras palavras, a partir do momento em que Cristo morreu, sofrendo a condenação que merecíamos (Gl 3:13), “não mais estamos sob a condenação da lei” (Lição de Adultos, quinta-feira).

Agora podemos compreender melhor um texto estudado na semana passada: A lei “
foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o Descendente a quem se referia a promessa” (Gl 3:19). Esse texto significa simplesmente que, a partir da vinda de Cristo, aqueles que O aceitam como Salvador não mais estão “debaixo da lei” (v. 23), ou seja, estão livres da condenação da lei (v. 13).

Libertos da condenação, não da obediência

O teólogo adventista Ángel Manuel Rodríguez resume Gálatas 3:19–4:7: “
A função da lei não era dar vida [eterna]; caso contrário, a pessoa seria justificada pela lei (Gl 3:21). Paulo atribui à lei um papel específico: ela é o carcereiro que impede a fuga dos prisioneiros (v. 23) e se certifica de que eles estão debaixo da maldição, merecendo a morte (v. 13).

Mas a lei teve essa função apenas por um período limitado de tempo, até a vinda do Salvador prometido. Paulo comparou a lei a um tutor que nos leva a Cristo (v. 24). Ele nos livrou da maldição da lei e da prisão do pecado, quando nasceu debaixo da lei (4:4, 5) e Se tornou maldição por nós (3:13).”6

Na cruz, não ocorreu mudança nenhuma no conteúdo da lei, visto que ela é santa, justa, boa (Rm 7:12) e espiritual (v. 14). O problema nunca esteve com a lei, e sim com o ser humano (Rm 7:7, 13; 8:3). Por isso, “
nosso relacionamento com a lei [é que] passa a ser diferente”, já que “não mais estamos sob a condenação da lei” (Lição de Adultos, quinta-feira).

Em uma frase, podemos dizer que Cristo morreu para nos libertar da condenação da lei, e não da obediência à lei. Paulo deixou esse fato bastante claro: “
E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma!” (Rm 6:15).

Aplicações práticas

Qual é a função da lei para nós, hoje?

Depois de estudarmos o que Paulo disse sobre a função condenatória da lei de Deus, pode surgir a pergunta: Será que essa é a única função da lei? Se respondermos que sim, então a lei não tem nenhuma relevância para nós.

Gálatas 3:19-25 é um dos textos negativos de Paulo a respeito da lei, em que ele fala sobre a função da lei em condenar os transgressores e fazê-los sentir a necessidade do Salvador. Mas, além desses, existem muitos textos positivos, em que Paulo fala sobre uma função da lei que sempre existiu e sempre existirá: ela revela a vontade de Deus para a vida de Seus filhos.

Paulo jamais ensinou que alguma parte da lei não mais precisa ser obedecida. É exatamente o oposto: em Gálatas 5 e 6, por exemplo, o apóstolo mostra que a morte de Cristo e o poder do Espírito Santo capacitam o cristão a viver de acordo com a lei de Deus (Gl 5:23). Quando somos “
guiados pelo Espírito”, não mais estamos “debaixo da lei”, isto é, condenados por ela (v. 18). Em vez disso, somos habilitados a cumprir “toda a lei” (v. 14; cf. Rm 13:8-10).

A mesma ideia aparece em outras cartas de Paulo. Cristo morreu para tornar possível a nós guardarmos a lei (Rm 8:4). Hoje, Deus, por meio do Espírito Santo, escreve Sua lei em nosso coração (Hb 8:10; 10:16). Paulo citou vários mandamentos específicos da lei, mostrando que ela continua a ser um guia para o comportamento cristão (Rm 13:9; 1Co 10:14, 20, 21; Ef 6:1, 2).

A conclusão é evidente: para quem ainda não foi salvo, a função da lei é mostrar o pecado e condenar o pecador para que ele sinta a necessidade de Cristo; mas, para quem já foi salvo pela graça, a lei mostra a santa e imutável vontade de Deus. Quando estudamos Gálatas, o conhecido texto se torna ainda mais poderoso: “
Anulamos então a lei pela fé? De maneira nenhuma! Ao contrário, confirmamos a lei” (Rm 3:31). Em vez de se opor à lei, a fé é o único meio de obedecer a ela. No comentário da lição 11, veremos mais sobre a obediência à lei na vida do cristão.

Em Gálatas 3:19-25, Paulo explicou que a lei desempenhou três funções em relação ao povo de Israel:
(1) ressaltar o pecado,
(2) condenar os transgressores à morte eterna e
(3) fazê-los sentir a necessidade da vinda de Cristo.

Num sentido mais restrito, essa experiência se repete na vida do cristão. Quando pecamos, o Espírito Santo mostra que transgredimos a lei e então vamos a Cristo em busca de perdão. Portanto, a lei continua mostrando os pecados que cometemos. Porém, como estamos justificados em Cristo e avançando no caminho da santificação, a lei não mais nos condena (Rm 8:1, 4).

1. Tradução literal baseada em Novo Testamento Interlinear Grego-Português (Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2004), p. 701. Todas as citações de Gálatas 3:22-25 são literais.
2. Os textos bíblicos são extraídos da Nova Versão Internacional, salvo outra indicação.
3. Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 236, 237.
4. Ibid., p. 233, 234 (ênfase acrescentada).
5. P. Richard Choi, em Interpreting Scripture: Bible Questions and Answers, ed. Gerhard Pfandl (Silver Spring, MD: Biblical Research Institute, 2010), p. 344.
6.Ángel Manuel Rodríguez, “The Adventist Understanding of the Law and the Sabbath”, em Lutherans and Adventists in Conversation: Report and Papers Presented 1994-1998 (Silver Spring, MD: General Conference of Seventh-day Adventists; Genebra, Suíça: The Lutheran World Federation, 2000), p. 112 (ênfase acrescentada).

Autor deste comentário: Pr. Matheus Cardoso Editor-assistente dos livros do Espírito de Profecia na Casa Publicadora Brasileira


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2011/com742011.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário