domingo, 6 de novembro de 2011

“Prisioneiros da lei”

Segunda                             




Em Gálatas 3:23, Paulo escreveu que, “antes que chegasse o tempo da fé, nós éramos prisioneiros da lei” (NTLH). Ao usar o termo “nós”, Paulo se referiu aos cristãos judeus das igrejas da Galácia. Eles estavam familiarizados com a lei, e desde (Gálatas 2:15 Nós, judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios) Paulo havia falado especialmente para eles. Isso pode ser visto no contraste entre o termo “nós”, em Gálatas 3:23, e “vocês”, em Gálatas 3:26 Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus;

Gálatas 3:23 diz: “
antes que viesse a fé”. Visto que Paulo estava contrastando a posição da lei, antes e depois de Cristo (Gl 3:24 - De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé) “a fé” provavelmente seja uma referência ao próprio Jesus e não à fé cristã em geral.

2. Paulo disse que os judeus estavam “guardados debaixo da lei”, antes da vinda de Cristo. O que ele quis dizer com “debaixo da lei”? Compare 


21  É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei.
22  Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem.
23  Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se. Gl 3:22, 23

14  Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.
15  E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum! Rm 6:14, 15; 

Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora não esteja eu debaixo da lei. 1Co 9:20

4  vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
5  para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.
21  Dizei-me vós, os que quereis estar sob a lei: acaso, não ouvis a lei? Gl 4:4, 5, 21; 

18  Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.
19  Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, Gl 5:18

Paulo usou a frase “debaixo a lei” doze vezes em suas cartas. Dependendo do contexto, ela pode ter conotações diferentes:

1. “Debaixo da lei” como forma alternativa de salvação (Gl 4:21). Os adversários na Galácia estavam tentando obter, por meio da obediência, a justiça doadora de vida. No entanto, como Paulo já havia deixado claro, isso é impossível (Gl 3:21, 22). Mais tarde, Paulo até mesmo indicaria que, desejando ficar debaixo da lei, os gálatas estavam realmente rejeitando a Cristo

2  Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
3  De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei.
4  De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes Gl 5:2-4

2. “Debaixo da lei” no sentido de estar sob sua condenação (Rm 6:14, 15). Pelo fato de que a lei não pode expiar o pecado, a violação de suas demandas, em última análise, resulta em condenação. Esta é a condição em que todos os seres humanos se encontram. A lei funciona como um carcereiro, prendendo todos os que a transgrediram e trouxeram sobre si mesmos a sentença de morte. Como veremos na lição de amanhã, o uso da palavra tutela ou custódia (Gl 3:23, RA, NVI) indica que foi nesse sentido que Paulo usou a expressão “debaixo da lei” nessa passagem.

A palavra grega relacionada, ennomos, normalmente traduzida como “debaixo da lei”, significa literalmente “dentro da lei” e se refere a viver dentro das exigências da lei pela união com Cristo (
Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei.1Co 9:21). Pelas “obras da lei”, ou seja, tentando guardar a lei à parte de Cristo, é impossível ser justificado, porque somente aqueles que se tornam justos mediante a fé viverão (E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. Gl 3:11). Esta verdade não anula a lei; ela apenas mostra que a lei não pode nos dar a vida eterna. Seria tarde demais para isso. Afinal, a salvação já havia ocorrido na cruz. 




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