domingo, 6 de novembro de 2011

A lei e o cristão

Quinta                                 




Muitos têm interpretado o comentário de Paulo em Gálatas 3:25 como uma completa rejeição da lei. No entanto, isso faz pouco sentido à luz dos comentários positivos de Paulo sobre a lei em outros lugares na Bíblia.

Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio. Gálatas 3:25 

Então, o que ele quis dizer? 
Em primeiro lugar, não mais estamos sob a condenação da lei

Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, Rm 8:3).

Como cristãos, estamos em Cristo e desfrutamos o privilégio de estar debaixo da graça

14  Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.
15  E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum! (Rm 6:14, 15).

Isso nos dá a liberdade de servir a Cristo sem reservas, sem medo de ser condenados por erros que possamos cometer. No evangelho, a verdadeira liberdade e independência é algo radicalmente diferente de ser dispensado da obediência à lei, como algumas pessoas alegam, ao falar sobre a “liberdade” em Cristo. Mas a desobediência à lei, ao contrário, é pecado, e o pecado pode ser qualquer coisa, exceto liberdade (Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. Jo 8:34).

6. Leia Romanos 8:1-3. O que significa não mais ser condenados pela lei? Como essa verdade maravilhosa deve afetar nossa maneira de viver?

1  Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
2  Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
3  Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, Romanos 8:1-3

Como resultado de termos sido perdoados por meio de Cristo, nosso relacionamento com a lei passa a ser diferente. Agora somos chamados a viver uma vida agradável a Ele

Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais;  (1Ts 4:1)

Paulo se refere a isso como andar no Espírito

16  O dom, entretanto, não é como no caso em que somente um pecou; porque o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação; mas a graça transcorre de muitas ofensas, para a justificação.
17  Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.
18  Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. (Gl 5:16-18).

Isso não significa que a lei moral não mais seja aplicável; a questão nunca foi essa. Como poderia ser assim, quando vimos tão claramente que é a lei que define o pecado?

Em vez disso, visto que a lei é uma cópia do caráter de Deus, pela obediência à lei simplesmente refletimos Seu caráter. Mais do que isso, entretanto, não seguimos apenas um conjunto de regras, mas o exemplo de Jesus, que faz por nós o que a lei nunca poderia fazer: Ele escreve a lei em nosso coração

Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.  (Hb 8:10)

e torna possível que o preceito da lei se cumpra em nós

a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. (Rom 8:4).

Ou seja, através de nosso relacionamento com Jesus, temos o poder para obedecer à lei como nunca antes.

7. Leia Romanos 8:4 e marque a frase mais próxima do pensamento de Paulo:

a) Devemos andar segundo o Espírito, porque não conseguimos andar na lei ( )
b) Tentar obedecer à lei é andar segundo a carne ( )
c) Jesus já obedeceu a lei por nós. Não mais precisamos da lei ( )
d) Pelo poder do Espírito, podemos obedecer a lei e evitar as paixões da carne (X)

Você tem sido vitorioso na obediência à lei? As mudanças já alcançadas o levaram a esquecer que a salvação deve sempre ter base no que Cristo fez por nós e em nada mais? 

Sexta                                           Estudo adicional


Perguntam-me acerca da lei em Gálatas. Que lei é o aio que nos leva a Cristo? Respondo: Tanto o código cerimonial como o moral, dos Dez Mandamentos.

Cristo foi a base de todo o sistema judaico. A morte de Abel foi consequência de Caim se haver recusado a aceitar o plano de Deus na escola da obediência, isto é, ser salvo pelo sangue de Jesus Cristo, simbolizado pelas ofertas sacrificais que apontavam para Cristo. Caim se recusou a derramar o sangue que tipificava o sangue de Cristo, que seria derramado pelo mundo. Toda essa cerimônia foi preparada por Deus, e Cristo Se tornou o fundamento de todo o sistema. Esse é o princípio da obra da lei, como tutor a levar pecaminosos instrumentos humanos à consideração de Cristo – o fundamento de toda a organização judaica.

“Todos os que prestavam serviço em relação ao santuário eram constantemente educados acerca da intervenção de Cristo em favor da humanidade. Esse serviço se destinava a criar em todo coração humano o amor à lei de Deus, que é a lei de Seu reino
” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 233).

A lei dos Dez Mandamentos não deve ser considerada tanto do lado proibitivo, como do lado da misericórdia. Suas proibições são a segura garantia de felicidade na obediência. Recebida em Cristo, ela opera em nós a purificação do caráter que nos trará alegria através dos séculos da eternidade. Para os obedientes, ela é um muro de proteção” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 235).

Perguntas para reflexão

1. Muitas vezes lutamos com a questão de como podemos vencer o pecado em nossa vida. Que promessas temos na Bíblia acerca da vitória sobre o pecado? Como podemos nos posicionar melhor para ajudar a tornar reais essas promessas? Por que devemos ser tão cuidadosos e ter certeza de que colocamos nossa esperança de salvação não nas vitórias obtidas, mas na vitória de Cristo por nós?
2. Muitas vezes ouvimos cristãos afirmando que a lei foi abolida. Logicamente, esses mesmos cristãos falam contra o pecado, o que significa, é claro, que eles realmente não querem dizer que a lei foi abolida. O que, na verdade, eles realmente querem dizer com essa afirmação? (Dica: No contexto de qual dos Dez Mandamentos geralmente surge essa alegação?)

Resumo: 
A lei foi dada para apontar aos pecadores sua necessidade de Cristo. Como um tutor, ela provê instruções acerca de Deus e proteção contra o mal. Mas, como um disciplinador, ela também aponta nossa pecaminosidade e traz condenação. Cristo nos liberta da condenação da lei e escreve Sua lei em nosso coração.
  



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