domingo, 6 de novembro de 2011

Caminho para a fé (resumo do estudo nº 07)




A Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que creem  Gálatas 3:22

Conhecer: Como a lei, apesar de não nos dar a vida, nos protege e conduz para Cristo.
Sentir: Amor pela lei, conforme refletida no sistema sacrifical, sendo o fundamento do reino de Deus.
Fazer: Submeter-se à disciplina da lei, à medida que ela nos leva Àquele que escreve Sua lei em nosso coração.

Esboço

I. Submeter-se à disciplina
A. De que forma a lei é uma bênção, uma vez que serve como guardiã e disciplinadora?
B. Que relação os que creem em Cristo têm com a lei?
C. Como os requisitos da lei são cumpridos em nós?

II. Amar a lei
A. Ao refletirmos sobre as profundezas às quais o Pai e o Filho desceram para garantir nossa salvação, por que somos levados a amar a lei?
B. Como o sacrifício de Cristo ilustra o grande valor conferido por Deus à Sua bela, santa e eterna lei?

III. Escrita em nosso coração
A. Quando vemos o preço que Cristo pagou para cumprir os requisitos da lei em nosso favor, como respondemos?
B. Como podemos cooperar enquanto Deus escreve Sua lei em nosso coração?
C. Qual é o papel da fé no cumprimento da lei em nossa vida?

Resumo: 
Embora a lei funcione como guardiã e disciplinadora, ela nos conduz a Cristo. Ao Se submeter à vontade do Pai, Cristo cumpriu as exigências da lei. Seguindo Seu exemplo de vida, permitimos que Deus escreva a lei em nosso coração.

Motivação
Sem a lei de Deus, os seres humanos não saberiam o que é o pecado nem o que Deus espera deles. No entanto, cumprir a lei exige mais do que mero conhecimento; é necessário o poder que vem unicamente do Legislador, comunicado por meio de Cristo.

Partilhe o que vem a seguir com suas próprias palavras. Alguns alunos podem se lembrar desse famoso comercial e seu slogan inesquecível.

Muitos anos atrás, um comercial de automóvel conquistou a simpatia do público nacional, sem dúvida por causa da mensagem simples, mas profunda, que foi comunicada. O comercial mostrava uma mulher dirigindo um veículo e pensando como seria cruzar as pistas da estrada e “arriscar tudo”. Ela se lembra dos dias de sua infância, quando ela “pintava fora das linhas” as figuras em seu livro de colorir.

A fantasia teve um fim abrupto, quando ela foi sacudida pela voz de seu professor do jardim de infância, que a trouxe de volta à realidade. O que o professor disse? “Fique dentro das linhas. As linhas são nossas amigas.”

Pense nisto: 
Por que algumas pessoas são fascinadas pela vida fora das linhas, enquanto outros ficam obcecados em permanecer dentro delas? Como podemos cumprir a lei de Deus sem nos tornarmos legalistas?

Compreensão
Os hebreus foram escolhidos por Deus para ser Seus representantes na Terra, levando outros a Ele pelo exemplo de fé e comunhão com Deus que eles viviam. No entanto, isso nem sempre se cumpriu como havia sido planejado.


Comentário Bíblico


I. Justiça legal

8  Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos.
9  De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão.
10  Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las.
15  Irmãos, falo como homem. Ainda que uma aliança seja meramente humana, uma vez ratificada, ninguém a revoga ou lhe acrescenta alguma coisa. Gl 3:8-10, 15; 

1  Ora, reuniram-se a Jesus os fariseus e alguns escribas, vindos de Jerusalém.
2  E, vendo que alguns dos discípulos dele comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar
3  (pois os fariseus e todos os judeus, observando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar cuidadosamente as mãos;
4  quando voltam da praça, não comem sem se aspergirem; e há muitas outras coisas que receberam para observar, como a lavagem de copos, jarros e vasos de metal e camas),
5  interpelaram-no os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos de conformidade com a tradição dos anciãos, mas comem com as mãos por lavar?
6  Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
7  E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens. Mc 7:1-8

A lei dada por Deus a Moisés era muito detalhada. Bênçãos específicas estavam vinculadas ao cumprimento da mesma, como esta: “
Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, o seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os Seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da Terra. Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao Senhor, o seu Deus” (Dt 28:1, 2, NVI). Quem não gostaria de receber uma benção como essa?

Mas Deus não parou no pronunciamento das bênçãos que acompanhariam a obediência a Suas leis; Ele também listou uma série de maldições para a desobediência, como esta: “
Vocês serão amaldiçoados na cidade e serão amaldiçoados no campo” (v. 16, NVI). Visto que o afastamento da lei poderia ocasionar a maldição de Deus, os israelitas se esforçavam para “cumprir a lei”. Fazendo isso, eles cumpriam seus requisitos legais. Os guardadores da lei possuíam uma “justiça legal”.

Finalmente, o povo de Deus acrescentou mais leis do que as que Deus tinha dado; fizeram isso para garantir o cumprimento das leis que Deus havia dado, ou pelo menos essa era a ideia deles. Os israelitas tinham a missão de ser mestres das ordens e proibições de Deus.

Pense nisto: 
Como Jesus respondeu à espécie de tradição combinada com religião difundida e praticada por alguns dos líderes religiosos de Seus dias? (Mc 7:5-8). Por que esse tipo de religião era tão detestável para o Filho de Deus? O que faltava nele?

II. Fé na prática

19
Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador.
21  É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei.
22  Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem.
23  Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se.
24  De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.
25 Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio  Gálatas 3:19-24

1  Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;
2  de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!
3  Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
4  Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Gên 12:1-4

O estudo de terça-feira analisa as declarações “aparentemente” negativas de Paulo sobre a lei moral e suas correspondentes leis civis e cerimoniais. No entanto, Paulo afirma claramente que a lei não anula a promessa de Deus para Abraão e sua descendência. Na verdade ela traz essa descendência ao pé da cruz de Jesus, onde ocorre a verdadeira justificação (Gl 3:24, 25)

Vale a pena lembrar que Paulo estava discutindo com os judeus, em um esforço para compartilhar o evangelho com os cristãos gentios, que necessitavam dele desesperadamente. O esforço de Paulo estava de acordo com o propósito original de Deus ao chamar um povo, Abraão e seus herdeiros (Gn 12:1-4), por meio de quem todas as nações da Terra seriam abençoadas. “
O objetivo da aliança de Deus com Abraão era a vinda do Messias e a salvação da humanidade” (The SDA Bible Commentary, v. 6, p. 957).

O povo escolhido de Deus nem sempre O seguiu nessa tarefa. Eles imitaram o mundo em sua busca de prazeres. Em outras palavras, a fé que eles praticavam apresentava pouca semelhança com a santidade do Deus que alegavam servir.

Pense nisto: 
Como a prática da nossa fé afeta os que nos rodeiam? Que verdades essenciais somos chamados a partilhar com um mundo que está morrendo? Muitos no antigo Israel acreditavam que a bênção de Abraão era deles e de ninguém mais. De que formas, às vezes, alimentamos nossa exclusividade, em detrimento dos que anseiam pela boa notícia da salvação?

III. Uma breve história (Gl 3:19) 

7  Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás.
8  Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência; porque, sem lei, está morto o pecado.
9  Outrora, sem a lei, eu vivia; mas, sobrevindo o preceito, reviveu o pecado, e eu morri.
10  E o mandamento que me fora para vida, verifiquei que este mesmo se me tornou para morte.
11  Porque o pecado, prevalecendo-se do mandamento, pelo mesmo mandamento, me enganou e me matou.
12  Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.
13  Acaso o bom se me tornou em morte? De modo nenhum! Pelo contrário, o pecado, para revelar-se como pecado, por meio de uma coisa boa, causou-me a morte, a fim de que, pelo mandamento, se mostrasse sobremaneira maligno.  Rm 7:7-13.)

A propensão humana para o autoengano é grande. Por isso, Deus faz tudo ao Seu alcance para abrir nossos olhos para a santidade de Suas leis, Seus caminhos e Sua vida. Este foi o objetivo de Deus ao dar a lei moral no Monte Sinai e em seguida as leis civil e cerimonial. 
Os seres humanos necessitam da lei porque precisam conhecer o que é certo e o que é errado. Por exemplo, o Senhor reiterou a lei no Sinai porque, depois de muitos anos no Egito, os hebreus haviam perdido de vista os caminhos de Deus.

Durante o longo e sombrio cativeiro no Egito, onde eles habitavam em meio ao mais obscuro paganismo e à mais depravada imoralidade, eles quase perderam sua compreensão ou consciência dos padrões morais de Deus, e até mesmo das noções mais rudimentares dos sacrifícios. E quando os homens chegam a esse estado, tornam-se insensíveis ao pecado, pois é pela “lei” que temos o conhecimento do pecado. Como Paulo declara em outro texto, “Eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei” (Rm 7:7; The SDA Bible Commentary, v. 6, p. 959).

Pense nisto: 
As leis de Deus funcionam da mesma forma hoje. Elas nos ajudam a entender claramente a visão divina acerca do pecado e nos conduz para Cristo, Aquele que fez expiação pelo pecado. Existe um ponto em que a influência sensibilizadora da lei de Deus deixa de nos sacudir para nos trazer de volta à realidade? Explique.

Aplicação
Incentive seus alunos a refletir nas perguntas a seguir. O objetivo é que cada pessoa faça uma sincera autoavaliação.

Perguntas para reflexão

1. Contemplando a lei do Senhor, o rei Davi escreveu o seguinte: “
A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma; os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes” (Sl 19:7, NVI). O que você acha que o salmista quis dizer com a palavra perfeita? O que é perfeito acerca da lei de Deus?
2. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Josué 1:8, Deus aconselhou Josué a não deixar de falar do livro da lei e meditar nele dia e noite. Por que era importante que o líder da nação conhecesse, falasse e vivesse a lei? Essa exortação se estende aos seguidores de Deus hoje? Por quê?

Perguntas de aplicação
1. Jeremias 17:9 afirma: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Como as leis de Deus ajudam a envolver o coração humano?
2. Qual das leis de Deus você tem mais dificuldade em obedecer? Por quê?

Perguntas para testemunhar

1. Quando é apropriado compartilhar os requisitos de Deus com pessoas a quem evangelizamos? Muitas pessoas que não frequentam a igreja muitas vezes se surpreendem com o que a Bíblia diz sobre diferentes assuntos. Como podemos lidar com essa surpresa e, às vezes, com o desprezo inicial, a fim de compartilhar com as pessoas as bênçãos e alegrias da obediência às ordens divinas?
2. Pense sobre a atuação de Jesus com relação à mulher samaritana junto ao poço (Jo 4:1-42). O que havia em Jesus que atraiu essa mulher para Ele? Ao estender a graça para a mulher, Jesus encobriu as regras da lei sobre o casamento? Contraste essa experiência com a mulher flagrada em adultério (Jo 8:1-11). Por que Jesus a envolveu com Seu perdão e amor, em lugar de condená-la por seu comportamento adúltero? Como Jesus foi capaz de encontrar o justo equilíbrio entre aplicar a lei e aplicar a graça?

Criatividade
Partilhe a seguinte história verídica em suas próprias palavras. O objetivo é ver claramente a incapacidade da lei para evitar que os seres humanos se comportem de forma antiética e até criminosa. Enfatize nossa necessidade de um profundo e duradouro relacionamento com Deus!

Hoje vivemos na época do furto de identidade. Recentemente uma mulher voltou para casa e encontrou uma série de mensagens frenéticas deixadas em seu correio de voz por uma divisão de fraude em crédito de uma grande loja de departamentos. Qual era o problema? Alguém em outra cidade estava tentando comprar produtos no valor de 2.500 reais usando seu cartão de crédito. O pretenso ladrão ainda havia tentado mudar o endereço do titular do cartão para sua cidade. Visto que a proprietária do cartão nunca tinha vivido naquela cidade, nem havia estado lá em mais de dois anos, todo o episódio foi um grande alerta.

Há grupos criminosos internacionais, cujo único objetivo é lucrar com o furto de identidade. Mas como explicar que pessoas tentam progredir falsificando informações sobre sua vida? Por exemplo, um estudante universitário recentemente garantiu mais de 70.000 reais em dinheiro de bolsa de estudos sob falsos pretextos, R$ 20.000 dos quais vieram de uma universidade de prestígio. Embora tenha solicitado várias bolsas de estudo, ele falsificou recomendações, alegou nota máxima em um vestibular, plagiou o trabalho de professores, listou livros nos quais ele foi coautor, cursos em que ensinou e palestras que proferiu. Tudo isso era falso.

O que leva as pessoas a cometer crimes, como os mencionados acima? Claro, há a evidente patologia criminosa, mas vá além do óbvio. Como um relacionamento com Jesus poderia ter desempenhado um papel significativo na mudança de comportamento dos fraudadores de identidade mencionado acima? Como quantificar a diferença que Jesus faz na vida?



Nenhum comentário:

Postar um comentário