segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Anunciando a glória da cruz (estudo nº 14)




Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo (Gl 6:14).

Leituras da semana: Gl 6:11-18; Rm 6:1-6; 12:1-8; 2Co 4:10; 5:17; 11:23-29

Este estudo sobre Gálatas foi intenso. Isso ocorre porque a carta em si é intensa. Conhecendo seu chamado e a verdade do que ele pregava (afinal, como ele disse várias vezes, essa verdade veio do Senhor), Paulo escreveu com a paixão inspirada dos profetas do Antigo Testamento: um Isaías, um Jeremias, um Oseias. Da mesma forma que eles apelaram ao povo de Deus em seu tempo para que se afastasse do erro, Paulo estava fazendo o mesmo com as pessoas do seu tempo.

Não importa quão diferentes fossem as circunstâncias imediatas, no fim, as palavras de Jeremias poderiam tão facilmente ser aplicadas aos gálatas, como foram para as pessoas nos dias de Jeremias: “
Assim diz o Senhor: ‘Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-Me e conhecer-Me, pois Eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a Terra, pois é dessas coisas que Me agrado’, declara o Senhor” (Jr 9:23, 24, NVI).

Em nenhum lugar a nossa “gloriosa” sabedoria humana, as nossas riquezas e o nosso poder aparecem mais claramente, em toda a sua futilidade e vaidade do que diante da cruz de Cristo, o foco da carta de Paulo ao seu rebanho errante na Galácia.

Domingo                        Da própria mão de Paulo

 

11  Vede com que letras grandes vos escrevi de meu próprio punho.
12  Todos os que querem ostentar-se na carne, esses vos constrangem a vos circuncidardes, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.
13  Pois nem mesmo aqueles que se deixam circuncidar guardam a lei; antes, querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne.
14  Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.
15  Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura.
16  E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus.
17  Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.
18  A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amém! Gál 6:11-18

Compare as palavras finais de Paulo em Gálatas 6:11-18 com as considerações finais que ele fez em suas outras cartas. De que forma o encerramento de Gálatas é semelhante e em que aspecto é diferente delas? (Veja as considerações finais em Romanos, 1 e 2Coríntios, Efésios, Filipenses, Colossenses, e 1 e 2 Tessalonicenses.)

25  Louvemos a Deus! Pois ele pode conservar vocês firmes na fé, de acordo com o evangelho que eu anuncio, isto é, a mensagem a respeito de Jesus Cristo. E de acordo também com a verdade secreta que nunca foi revelada no passado.
26  Porém essa verdade foi revelada agora por meio daquilo que os profetas escreveram. E, por ordem do Deus eterno, ela se tornou conhecida em todas as nações, para que todos creiam e obedeçam.
27  Ao Deus único e sábio seja dada glória para sempre, por meio de Jesus Cristo! Amém! Rom 16:25-27

20  Todos os irmãos vos saúdam. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.
21  A saudação, escrevo-a eu, Paulo, de próprio punho.
22  Se alguém não ama o Senhor, seja anátema. Maranata!
23  A graça do Senhor Jesus seja convosco.
24  O meu amor seja com todos vós, em Cristo Jesus. 1Coríntios 16:20-24

10  Escrevo esta carta antes de ir vê-los para que, quando eu for, não tenha de ser tão duro no uso da autoridade que o Senhor me deu. Essa autoridade é para fazer com que vocês cresçam espiritualmente e não para destruí-los.
11  E agora, irmãos, até logo. Procurem ser corretos em tudo. Escutem bem o que eu digo. Tenham todos o mesmo modo de pensar e vivam em paz. E o Deus de amor e de paz estará com vocês.
12  (12a) Cumprimentem uns aos outros com um beijo de irmão.
13  (12b) Todo o povo de Deus manda saudações.
14  (13) Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! 2Coríntios 13:10-14

22  Foi para isso que eu vo-lo enviei, para que saibais a nosso respeito, e ele console o vosso coração.
23  paz seja com os irmãos e amor com fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.
24  A graça seja com todos os que amam sinceramente a nosso Senhor Jesus Cristo.  Efé 6:22-24

21  Saudai cada um dos santos em Cristo Jesus. Os irmãos que se acham comigo vos saúdam.
22  Todos os santos vos saúdam, especialmente os da casa de César.
23  A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito.  Filipenses 4:21-23

15  Mandamos saudações aos irmãos que moram em Laodicéia. Saudações também para Ninfa e para a igreja que se reúne na casa dela.
16  Peço que, depois de lerem esta carta, vocês a mandem para Laodicéia a fim de que os irmãos de lá também a leiam. E vocês leiam a carta que vai chegar de Laodicéia.
17  E digam isto a Arquipo: procure cumprir bem a tarefa que você recebeu no serviço do Senhor.
18  Com a minha própria mão escrevo isto: Saudações de Paulo. Não esqueçam que estou na cadeia.  Col 4:15-18

23 Que Deus, que nos dá a paz, faça com que vocês sejam completamente dedicados a ele. E que ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo.
24  Aquele que os chama é fiel e fará isso.
25  Irmãos, lembrem de nós nas suas orações.
26  Cumprimentem todos os cristãos com um beijo de irmão.
27  Peço com insistência, pela autoridade do Senhor, que esta carta seja lida para todos os irmãos.
28  Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vocês! 1Tess 5:23-28

16  Que o Senhor da paz dê a vocês a paz, sempre e de todas as maneiras! E que o Senhor esteja com todos vocês!
17  Com a minha própria mão escrevo isto: Saudações de Paulo. É assim que assino todas as minhas cartas; é assim que escrevo.
18  Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês! 2Tess 3:16-18

As observações finais de Paulo nem sempre são iguais, mas uma série de elementos comuns aparece nelas: (1) saudações a indivíduos específicos, (2) uma exortação final, (3) uma assinatura pessoal, e (4) uma benção final. Quando essas características típicas são comparadas com suas palavras finais em Gálatas, duas diferenças significativas aparecem.

Em primeiro lugar, ao contrário de muitas das cartas de Paulo, Gálatas não contém nenhuma saudação pessoal. Por quê? Assim como ocorreu com a ausência da tradicional ação de graças no início da carta, esse é provavelmente mais um indício da relação tensa entre Paulo e os gálatas. Paulo foi educado, mas formal.

Em segundo lugar, devemos lembrar que era costume de Paulo ditar suas cartas a um secretário (Rm 16:22
Eu, Tércio, que escrevi esta epístola, vos saúdo no Senhor). Então, depois de terminar, Paulo muitas vezes tomava a pena e escrevia algumas breves palavras do próprio punho para concluir a carta (1Co 16:21 A saudação, escrevo-a eu, Paulo, de próprio punho). Em Gálatas, no entanto, Paulo fez algo diferente do que era seu costume. Quando pegou a pena do escriba, Paulo ainda estava tão preocupado com a situação na Galácia que acabou escrevendo mais do que era comum. Ele simplesmente não podia soltar a pena antes de apelar aos gálatas mais uma vez para que se afastassem de seus caminhos insensatos.

Em Gálatas 6:11
(Vede com que letras grandes vos escrevi de meu próprio punho.), Paulo enfatizou que escreveu a carta com letras grandes. Realmente não sabemos por quê. Alguns têm especulado que Paulo não estava se referindo ao tamanho das letras, mas à sua forma malfeita. Eles sugerem que, talvez, as mãos de Paulo estivessem tão debilitadas, em consequência da perseguição, ou deformadas por causa do trabalho de fazer tendas, que ele não poderia traçar as letras com precisão. Outros acreditam que seus comentários fossem evidência adicional de sua deficiência visual. Embora ambas as visões sejam possíveis, parece muito menos especulativo concluir simplesmente que Paulo estivesse escrevendo intencionalmente com letras grandes, a fim de destacar e enfatizar novamente sua mensagem, semelhante à nossa maneira de enfatizar uma palavra ou conceito importantes, sublinhando, colocando em itálico ou escrevendo em letras maiúsculas.

Seja qual for a razão, Paulo certamente queria que os leitores prestassem atenção às suas advertências e admoestações. 



Um comentário:

  1. gosto muito destes estudos sempre estou acompanhando , Deus os abençoe poreste lindo trabalho .
    gostaria de convidalo a visitar e comentar sobre a postagem Comentário:Malaquias http://missaolevealuz.blogspot.com/

    ResponderExcluir