quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Semear e colher

Quinta                                                     



 

6  A pessoa que está aprendendo o evangelho de Cristo deve repartir todas as suas coisas boas com quem a estiver ensinando.
7  Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá.
8  Se plantar no terreno da sua natureza humana, desse terreno colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna.
9  Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita.
10  Portanto, sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todos, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé. Gálatas 6:6-10

No Novo Testamento, a palavra traduzida por “zomba” (mukterizo), ocorre somente em Gálatas 6:7, embora apareça muitas vezes na tradução grega do Antigo Testamento. Significa literalmente “erguer o nariz em desprezo”. No Antigo Testamento, isso normalmente se referia ao desprezo pelos profetas de Deus (2Cr 36:16; Jr 20:7), e ainda foi usado uma vez para descrever de forma viva uma atitude rebelde para com Deus (Ez 8:17).

Mas eles riram desses mensageiros de Deus, rejeitaram as suas mensagens e zombaram deles. Finalmente, Deus ficou tão irado com o seu povo, que não houve mais remédio. 2Cr 36:16

Persuadiste-me, ó SENHOR, e persuadido fiquei; mais forte foste do que eu e prevaleceste; sirvo de escárnio todo o dia; cada um deles zomba de mim. Jr 20:7

Então o SENHOR me disse: —Homem mortal, você está vendo isso? Essa gente de Judá faz todas as coisas vergonhosas que você viu aqui e ainda não fica satisfeita. Por causa deles há violência por toda parte, no país inteiro. Além disso, eles vêm e fazem essas coisas aqui no Templo e assim me irritam mais ainda. Veja só como me insultam da pior maneira possível! (Ez 8:17).

O raciocínio de Paulo é que as pessoas podem ignorar Deus ou mesmo zombar de Seus mandamentos, mas não podem enganar Deus. Ele é o juiz supremo, e no fim eles terão que pagar o preço por suas ações.

5. O que Paulo quis dizer em Gálatas 6:8? Que exemplos você pode encontrar na Bíblia de personagens semeando para a carne e para o Espírito?

1  Mas um homem chamado Ananias, casado com uma mulher que se chamava Safira, vendeu um terreno
2  e só entregou uma parte do dinheiro aos apóstolos, ficando com o resto. E Safira sabia disso.
3  Então Pedro disse a Ananias: —Por que você deixou Satanás dominar o seu coração? Por que mentiu para o Espírito Santo? Por que você ficou com uma parte do dinheiro que recebeu pela venda daquele terreno?
4  Antes de você vendê-lo, ele era seu; e, depois de vender, o dinheiro também era seu. Então por que resolveu fazer isso? Você não mentiu para seres humanos—mentiu para Deus!
5  Assim que ouviu isso, Ananias caiu morto; e todos os que souberam do que havia acontecido ficaram com muito medo. At 5:1-5

Ora Satanás entrou em Judas chamado Iscariotes, que era um dos doze; Lc 22:3

Daniel resolveu que não iria ficar impuro por comer a comida e beber o vinho que o rei dava; por isso, foi pedir a Aspenaz que o ajudasse a cumprir o que havia resolvido. Dn 1:8

Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Mt 4:1

A metáfora de Paulo sobre semear e colher não é única. É um fato da vida que aparece em muitos antigos provérbios famosos. O que é significativo, entretanto, é como Paulo o utiliza para destacar seus comentários anteriores sobre a carne e o Espírito. James D. G. Dunn observa: “Um equivalente moderno é que ‘somos livres para escolher, mas não somos livres para escolher as consequências de nossa escolha’” (Galatians, p. 330).

Embora Deus nem sempre nos livre das consequências terrenas dos nossos pecados, não devemos ser dominados pelo desespero em virtude das más escolhas que fizemos. Podemos nos alegrar porque Deus nos perdoou os pecados e nos adotou como Seus filhos. Devemos aproveitar as oportunidades que temos hoje para investir nas coisas que produzirão uma colheita celestial.

Gálatas 6:10, entretanto, esclarece a questão de que a “a ética cristã tem um foco duplo: um é universal e totalmente abrangente: ‘façamos o bem a todos’; a outra é particular e específica: ‘especialmente aos da família da fé’. O apelo universalista de Paulo estava apoiado no fato de que todas as pessoas, em todos os lugares, foram criadas à imagem de Deus e são, portanto, infinitamente preciosas aos Seus olhos. Todas as vezes que os cristãos se esqueceram dessa informação básica da revelação bíblica, inevitavelmente eles se tornaram vítimas dos pecados ofuscantes do racismo, sexismo (preconceito contra o sexo oposto), tribalismo, discriminação de classes sociais e muitos outros tipos de intolerância que têm devastado a comunidade humana desde Adão e Eva até os dias atuais” (Timothy George, Galatians, p. 427, 428).

Você está semeando, para o bem ou para o mal. Considerando sua vida, que tipo de colheita você obterá? 

Sexta                                                   Estudo adicional


O Espírito de Deus mantém o mal sob o controle da consciência. Quando o homem se coloca acima da influência do Espírito, ele obtém uma colheita de iniquidade. Sobre esse homem, o Espírito tem uma influência cada vez menor para impedi-lo de semear as sementes da desobediência. As advertências têm cada vez menos poder sobre ele. Essa pessoa perde gradualmente seu temor de Deus. Ele semeia para a carne; ele colherá corrupção. A colheita da semente que ele próprio tem semeado está amadurecendo. Ele despreza os santos mandamentos de Deus. Seu coração de carne se torna um coração de pedra. A resistência à verdade o confirma na iniquidade. Visto que os homens semearam as sementes do mal, a ilegalidade, o crime e a violência prevaleceram no mundo antediluviano.

Todos devem ser inteligentes no que diz respeito aos meios pelos quais uma pessoa é destruída. Não é por causa de algum decreto que Deus determinou contra o homem. Ele não torna o homem cego espiritualmente. Deus dá luz e provas suficientes para capacitar o homem a distinguir a verdade do erro. Mas Ele não força o homem a receber a verdade. Ele o deixa livre para escolher o bem ou para escolher o mal. Se o homem resiste à evidência que é suficiente para orientar sua decisão na direção certa, e escolhe o mal uma vez, ele fará isso mais facilmente na segunda vez. Na terceira vez, ele se afastará de Deus ainda mais avidamente e decidirá se colocar do lado de Satanás. Ele continuará nessa direção até que seja confirmado no mal, e acredite na mentira que ele tem acariciado como se fosse verdade. Sua resistência produziu a colheita” (MS 126, 1901, Ellen G. White Comments, SDA Bible Commentary, v. 6, p. 1.112).

Perguntas para reflexão
1. Na prática, o que significa realmente “restaurar” um irmão que caiu em pecado? De que forma a natureza do pecado cometido afeta o processo de restauração? Será que a restauração significa que tudo será como antes? Comente.
2. Visto que existem alguns fardos que as pessoas devem levar por si mesmas (Gl 6:5), como o cristão pode saber se deve tentar ajudar alguém?
3. Sua igreja está de acordo com as instruções de Paulo em Gálatas 6? O que você pode fazer pessoalmente para ajudar a melhorar as coisas?

Resumo: 
A indicação da presença de Deus entre Seu povo está na manifestação do espírito cristão dentro da igreja. Ela pode ser vista na forma pela qual o perdão e a restauração são estendidos aos que erram, na maneira de se ajudarem mutuamente nas provações e nos atos intencionais de bondade, partilhados não apenas entre si, mas também com os incrédulos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário