segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Uma nova criatura

Quarta                                   




Tendo enfatizado a centralidade da cruz de Cristo para a vida cristã, Paulo então destacou o segundo princípio fundamental da sua mensagem do evangelho: a justificação pela fé.

Como vimos durante o trimestre, Paulo tinha basicamente colocado a circuncisão em oposição ao evangelho. No entanto, ele não era contra essa prática em si. Paulo havia feito várias declarações fortes contra a circuncisão

2  Prestem atenção! Eu, Paulo, afirmo que, se vocês deixarem que os circuncidem, então Cristo não tem nenhum valor para vocês.
3  Repito isto mais uma vez para qualquer homem que deixar que o circuncidem: esse homem é obrigado a obedecer a toda a lei.
4  Vocês que querem que Deus os aceite porque obedecem à lei estão separados de Cristo e não têm a graça de Deus. (Gl 5:2-4),
mas ele não queria que os gálatas concluíssem que ser incircunciso era mais agradável a Deus do que ser circuncidado. Esse não era o seu raciocínio, porque as pessoas podem ser de tal modo legalistas acerca do que fazem quanto acerca do que não fazem. Espiritualmente falando, a questão da circuncisão por si mesma é irrelevante. A verdadeira religião não está enraizada no comportamento externo, mas na condição do coração humano. Como o próprio Jesus disse, uma pessoa pode parecer maravilhosa por fora, mas estar espiritualmente podre por dentro (—Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês são como túmulos pintados de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão. Mt 23:27).
3. O que significa ser uma nova criatura? Você teve essa experiência? 

Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura. Gl 6:15

Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. 2Co 5:17

Ktisis é a palavra grega traduzida por “criatura”. Ela tanto podia se referir a uma “criatura” individual (E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar. Hb 4:13) como a toda a ordem “criada” (Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. Rm 8:22). Em ambos os casos, a palavra implicava a ação de um Criador. Tornar-se uma “nova criatura” não era algo que pudesse ser realizado por algum esforço humano – quer fosse a circuncisão, quer fosse qualquer outra coisa. Jesus Se referiu a esse processo como o “novo nascimento”

5  Jesus disse: —Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito.
6  Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual.
7  Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo.
8  O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito. Jo 3:5-8

Este é o ato divino no qual Deus toma uma pessoa espiritualmente morta e sopra nela a vida espiritual. Esta é também mais uma metáfora para descrever o ato de salvação que Paulo geralmente descreve como justificação pela fé.

Paulo se referiu a essa experiência com mais detalhes em 2Coríntios 5:17 -
Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. Ele explicou que se tornar uma nova criatura significa mais que uma mudança em nosso status nos livros do Céu. Essa experiência produz mudança em nossa vida. Como observa Timothy George, “envolve todo o processo de conversão: a obra regeneradora do Espírito Santo que leva ao arrependimento e fé, o processo diário de mortificação e vivificação, o crescimento contínuo na santidade, que finalmente leva à semelhança com Cristo” (Galatians, p. 438).

Tornar-se uma nova criatura não nos justifica. Essa mudança radical é, em vez disso, a manifestação inequívoca da verdadeira experiência da justificação.

Você percebeu em sua vida as mudanças que devem ocorrer na “nova criação”? O que você pode fazer para facilitar a obra do Espírito Santo?





Nenhum comentário:

Postar um comentário