segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Buscando a glória na carne

Segunda                             




1. Leia Gálatas 6:12, 13. Qual era a motivação dos defensores da circuncisão? O que nos motiva hoje a defender nossas opiniões?

12  Todos os que querem ostentar-se na carne, esses vos constrangem a vos circuncidardes, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.
13  Pois nem mesmo aqueles que se deixam circuncidar guardam a lei; antes, querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne. Gálatas 6:12-13

Embora Paulo tivesse sugerido anteriormente os objetivos e a motivação de seus adversários

(Gal 1:7 Na verdade não existe outro evangelho, porém eu falo assim porque há algumas pessoas que estão perturbando vocês, querendo mudar o evangelho de Cristo.

Gal 4:17 Esses homens mostram grande interesse por vocês, mas a intenção deles não é boa. O que eles querem é separar vocês de mim para que vocês sintam por eles o mesmo interesse que eles sentem por vocês) suas observações em Gálatas 6:12, 13 foram os primeiros comentários explícitos que ele fez sobre seus adversários. Ele os descreve como querendo “ostentar-se na carne”. A expressão “ostentar-se” em grego significa literalmente colocar “uma boa face”. De fato, a palavra para “face”, em grego, é a mesma palavra para a máscara de um ator, e essa palavra era usada igualmente em sentido figurado para se referir ao papel desempenhado por um ator. Em outras palavras, Paulo estava dizendo que essas pessoas eram como atores buscando a aprovação de uma plateia. Em uma cultura baseada na honra e vergonha, a conformidade era essencial, e os que ensinavam os erros pareciam estar buscando aumentar seu grau de honra diante dos seus companheiros judeus na Galácia e de outros cristãos judeus de Jerusalém.

Paulo apresentou um ponto importante sobre um de seus motivos – o desejo de evitar a perseguição. Embora a perseguição possa certamente ser entendida em suas formas mais dramáticas, envolvendo violência física, ela poderia ser igualmente prejudicial, mesmo em suas formas mais “leves” de assédio e exclusão. Paulo e outros judeus fanáticos na Judeia no passado haviam realizado o primeiro tipo, a violência física (Gl 1:13 -
Vocês ouviram falar de como eu costumava agir quando praticava a religião dos judeus. Sabem como eu perseguia sem dó nem piedade a Igreja de Deus e fazia tudo para destruí-la), mas este último também teve seu efeito sobre os cristãos.

Os líderes religiosos judeus ainda tinham influência política significativa em muitas regiões. Eles tinham a aprovação oficial de Roma; por isso, muitos cristãos judeus estavam desejosos de manter boas relações com eles. Circuncidando os gentios e ensinando-os a observar a Torá, os perturbadores da Galácia poderiam encontrar um ponto de consenso com os judeus locais. Isso não apenas lhes permitiria manter contato amistoso com as sinagogas, mas eles também poderiam até reforçar seus laços com os cristãos judeus em Jerusalém, que tinham uma desconfiança crescente acerca da obra que estava sendo feita entre os gentios

20 Depois de o ouvirem, todos eles deram graças a Deus e disseram a Paulo: —Veja bem, irmão! Há milhares de judeus que se tornaram cristãos e todos eles são fiéis à Lei de Moisés.
21  Eles ouviram dizer que você ensina os judeus que moram em outros países a abandonarem a Lei, dizendo a eles que não circuncidem os seus filhos, nem respeitem os costumes dos judeus.). Sem dúvida, também, em certo sentido, suas ações poderiam tornar mais eficaz seu testemunho aos judeus. At 21:20-21

Independentemente da situação que Paulo tinha em mente, seu pensamento era claro: “
Todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2Tm 3:12).

Pense nas razões que essas pessoas tinham para ensinar seus erros. Parecia bastante razoável, considerando todas as coisas. Será que até mesmo os “melhores” motivos podem nos desviar do caminho, se não tivermos cuidado? Você já fez coisas erradas pelos motivos certos? 




Nenhum comentário:

Postar um comentário