segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Anunciando a glória da cruz (resumo do estudo nº 14)




Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. Gálatas 6:14

Conhecer: As palavras finais de Paulo em Gálatas, na medida que elas revelam a essência de sua paixão pelo evangelho e pela igreja.
Sentir: Empatia com a profunda preocupação de Paulo acerca da condição espiritual dos gálatas e seu relacionamento com ele e com os falsos mestres.
Fazer: Gloriar-se somente na cruz como centro de nossa vida e missão.

Esboço

I. Letras grandes
A. Como o encerramento da carta de Paulo aos Gálatas é diferente da conclusão de muitas de suas outras cartas?
B. Qual é o assunto mais enfatizado na carta, refletido também no encerramento?
C. Qual era sua única glória, e como ele sofreu por causa dessa paixão?

II. Sem interesse em impressionar
A. Se Paulo estivesse interessado em causar boa impressão sobre a igreja, como sua conclusão poderia ter sido diferente?
B. Que fortes sentimentos são evidentes em sua conclusão?
C. Como a referência ao preço que ele pagou e às marcas em seu corpo, em resultado do trabalho missionário, pode ter tocado o coração dos gálatas?

III. Nossa única glória
A. Que motivação está no centro de nossa vida?
B. Sobre quais coisas temos a tendência de nos vangloriar?
C. Como nossa vida seria diferente se nos gloriássemos apenas na cruz?

Resumo: 
Paulo encerrou sua carta aos Gálatas com um forte apelo pessoal, rejeitando toda submissão exterior a costumes e apegando-se apenas à cruz como sua razão para a vida e o serviço, não importando o custo.

Motivação
Cristãos sinceros se gloriam, não de suas realizações, mas unicamente do sacrifício que Cristo fez em seu favor.

Enfatizar a necessidade de nos desapegarmos das coisas do mundo e dos sentimentos de glória e orgulho a elas relacionados.

A distinção entre o cristianismo autêntico e a religião egoísta, por vezes, parece mínima. Aparências à parte, o abismo é gigantesco. O cristianismo se gloria unicamente em Cristo. A religião egoísta fala ardentemente sobre Cristo e as realizações eclesiásticas. As pessoas, e às vezes até os líderes, precisam ser cuidadosos para não se vangloriarem de suas realizações espirituais, principalmente para evitar comparação com outros que talvez não tenham alcançado tanto sucesso, pelo menos da perspectiva superficial. No entanto, vale a pena realçar somente uma comparação: Cristo em contraste com a humanidade. Nisso realmente não há comparação. Separados de Cristo, o trabalho mais ilustre, o discurso mais eloquente, os acadêmicos mais realizados, a administração mais habilitada se comparam a lixo.

Contrastando implicitamente sua abordagem espiritual com a abordagem de autopromoção de seus oponentes, Paulo declarou que sua única glória era Cristo. Reconhecendo que somente Cristo designava a missão e garantia sua realização com sucesso, Paulo confessou que o esforço humano, separado de Cristo, não é nada. Cristo é o começo. Cristo é a conclusão. Cristo é tudo.

Atividade de abertura:
Compre uma miniatura de estátua barata, facilmente reconhecível, em alguma loja especializada. Durante a classe, pinte a estátua. Pergunte como a pintura afeta a forma da figura (não afeta em nada). Enquanto a tinta estiver secando, salpique glitter(pó brilhante) sobre a estatueta. Pergunte como o glitter afeta a forma da figura (novamente, não afeta em nada). Se os materiais para essa atividade não estiverem disponíveis, descreva a atividade em suas próprias palavras, enfatizando os seguintes pontos: a substância ou a forma básica da estatueta permanece inalterada; portanto, qualquer reconhecimento pela pintura e pelo brilho deve ser secundário, pois eles não teriam forma sem a estatueta. Os cristãos são a tinta e a purpurina, mas Cristo é a substância e, por isso, merece a glória completa. O que significa a vida dos cristãos, à parte da figura de Cristo, que concede forma e vida à missão da igreja?

Compreensão
A compreensão da glória no Antigo Testamento vinha do conceito de peso. As línguas modernas refletem esse entendimento. Algumas gírias por vezes se referem a líderes criminosos como os pesos pesados. Outra frase diz: “Throw your weight around” (“Jogue seu peso ao redor”, ou seja, use sua autoridade para conseguir o que deseja, indicando a influência, importância, elevada posição social e grande autoridade). O Novo Testamento continuou essa tradição, aplicando o termo principalmente ao nosso Pai celestial e a Jesus Cristo, e somente em um sentido secundário para os seres humanos

Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas. Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como uma dessas flores. Lc 12:27

Quem fala em seu próprio nome está procurando ser elogiado. Mas quem quer conseguir louvores para aquele que o enviou, esse é honesto, e não há falsidade nele. Jo 7:18)

Glória, autoridade, perfeição, ou seja, “peso”, pertencem a Deus. Em comparação, as mais nobres realizações da humanidade são imundas.


Comentário Bíblico


I. Gloriando-se na cruz

Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. Gl 6:14)

Paulo se gloriava acerca do sofrimento e vergonha representados pela cruz. Os criminosos mais desprezados eram crucificados. Não existia morte mais vergonhosa. Se Paulo fosse pobre, rejeitado, tivesse recebido uma educação deficiente ou sua religião fosse desprezada, sua identificação com a crucificação seria compreensível. Facilmente entendemos por que indivíduos com educação precária se tornam revolucionários e terroristas, mas a identificação de Paulo com a crucificação desafia o raciocínio. Seu testemunho pessoal foi: “
nós... é que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne, embora eu mesmo tivesse razões para ter tal confiança. Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à Lei, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na Lei, irrepreensível. Mas o que para mim era lucro, passei a considerar como perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar Cristo” (Fp 3:4-8, NVI). 

Paulo tinha o mais alto nível de conhecimento, possuindo as mais impressionantes credenciais religiosas, educacionais e sociais disponíveis. No entanto, somente o próprio Cristo Se tornou a glória de Paulo. Seus escritos demonstram coerência notável sobre esse ponto. A epístola de Gálatas, escrita no início de seu ministério, exclama que ele se gloria somente na cruz. A carta aos Filipenses, escrita durante sua prisão posterior, afirma o mesmo. Paulo, escritor de mais de uma dúzia de cartas do Novo Testamento, o mais célebre missionário cristão do primeiro século, autor da teologia do Novo Testamento, considerava todas as suas realizações apenas lixo, buscando louvor totalmente para Jesus e não para si mesmo.

Pense nisto: Sempre que os cristãos compartilham seus testemunhos, eles se concentram mais em si do que na obra de Cristo? Por que é tão difícil a crucificação do próprio eu? Quais são os perigos inerentes da ênfase na autoestima? De onde os cristãos devem tirar seu senso de valor?

II. Uma nova criatura

2  Prestem atenção! Eu, Paulo, afirmo que, se vocês deixarem que os circuncidem, então Cristo não tem nenhum valor para vocês.
3  Repito isto mais uma vez para qualquer homem que deixar que o circuncidem: esse homem é obrigado a obedecer a toda a lei.
4  Vocês que querem que Deus os aceite porque obedecem à lei estão separados de Cristo e não têm a graça de Deus. Gl 5:2-4

Infelizmente, certas teologias cristãs equiparam a conversão com a mudança do rótulo do frasco, e não do conteúdo. A salvação se torna uma transação jurídica que traz outro status. O cristianismo bíblico, no entanto, declara que o conteúdo da vida deve passar por transformação. Sempre que o domínio se transfere de Satanás para Cristo, tem início um processo que, após a conclusão, terá revolucionado a vida do indivíduo. Embora esse processo envolva a cooperação do cristão, pois a santificação nunca é imposta, sendo aceita voluntariamente, os cristãos nunca devem supor que seus esforços sejam meritórios. Uma estátua não pode exclamar: “Olha o que eu fiz de mim mesma!” As estátuas não podem criar a si mesmas mais do que os cristãos podem se transformar. Jeremias questionou retoricamente: “
Pode, acaso, o etíope mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas?” (Jr 13:23). Obviamente, o Antigo e o Novo Testamentos concordam em que os cristãos se tornam novas criaturas através da graça divina, e não da vontade própria e mudanças externas superficiais.

Pense nisto: 
Visto que os cristãos não podem mudar a si mesmos, na direção de qual objetivo os cristãos devem exercer seus esforços religiosos e por quê? Pelo fato de que o estudo da Bíblia e a oração não são inerentemente meritórios, por que os cristãos devem estudar a Bíblia e orar?

Aplicação
Empregadores na área de esportes medem velocidade, habilidade e força física. A preocupação em medir, provar e justificar a si mesmo, muitas vezes produz incalculáveis danos psicológicos. A humanidade precisa desesperadamente da aceitação incondicional que só Cristo oferece.

Perguntas para reflexão
Estaria Deus interessado principalmente em recrutar talentos ou em construir relacionamentos? Explique.

Quando nos aproximamos de Deus, o que devemos levar?

Perguntas de aplicação
Como lemos no comentário, estátuas não podem exclamar: “Olha o que eu fiz de mim mesma!” Estátuas não podem criar a si mesmas, mais do que os cristãos podem transformar a si mesmos. Como a graça de Deus pode despertar e transformar a pessoa desanimada e morta espiritualmente em uma obra-prima viva e ativa?

Criatividade
Os seres humanos observam a aparência exterior. Deus considera o coração. No começo do ano novo, muitos farão resoluções com relação a comportamentos que desejam mudar. Várias dessas decisões já foram quebradas no passado! O que Deus quer, porém, é entrar no coração. Uma vez que Cristo entre no coração humano, hábitos, estilo de vida, pontos de vista e comportamentos automaticamente são mudados. Preocupações egocêntricas são substituídas pelas ordens do reino. Respeitabilidade (aparência exterior) pode existir sem integridade (produzida pela transformação interna), mas Deus não Se impressiona com isso.

Atividade: 
Cante o hino “Ele Vive” (Hinário Adventista do Sétimo Dia, 112) ou escolha outros hinos de adoração e louvor. Convide os alunos da classe a dar respostas curtas a respeito de como as palavras do hino os levam a louvar a Deus e não a eles mesmos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário