segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

No princípio (estudo nº 02)




Nele [Jesus], foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a Terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dEle e para Ele (Cl 1:16).

Leituras da semana: Mt 19:4; Jó 38:4-7; Dt 32:10, 11; Sl 19; Jo 1:1-13; Rm 5:12; Is 66:22

Pensamento-chave: A doutrina da criação em seis dias literais é fundamental para tudo que acreditamos.

É difícil imaginar duas visões mais diferentes das origens do que o modelo bíblico da criação e o modelo ateístico da evolução. O primeiro apresenta uma criação planejada, ponderada, calculada, sem deixar absolutamente nada ao acaso. Em contrapartida, o modelo evolucionista é totalmente voltado ao casual. Além disso, no relato bíblico, tudo foi criado com um propósito. Deus tinha um objetivo final, que os gregos chamavam de telos, uma finalidade para o que Ele criou. Por outro lado, a evolução funciona com base na premissa de que não há alvo final, nenhuma força impelida por um propósito motivando o processo evolutivo. Mutação aleatória e seleção natural (produtos do acaso) operam juntos cegamente, mantendo o que funciona e descartando o que não funciona. O relato bíblico ensina que os seres humanos foram feitos à imagem de Deus. A evolução ensina que eles foram feitos à imagem de qualquer primata que tenha precedido o homo sapiens.

Nesta semana, estudaremos a doutrina bíblica da criação e veremos de que maneira ela estabelece o fundamento de toda verdade bíblica que se segue. Se compreendermos a criação de modo equivocado, provavelmente entenderemos muitas outras coisas de forma errada. Por isso é tão importante o ensino do que cremos como adventistas do sétimo dia.

Domingo                                    Semana da criação


1. Existe possibilidade de estabelecer um acordo entre a Bíblia e a evolução darwinista, com base nas primeiras palavras das Escrituras? 

No princípio criou Deus o céu e a terra. Gn 1:1

O livro de Gênesis começa com Deus em ação como criador. Não é dada nenhuma explicação nem introdução sobre Deus. Nenhum dos escritores da Bíblia pensou que Deus precisasse de uma apresentação. A coisa mais próxima de uma prova da existência de Deus poderia ser o sentimento do salmista: “Diz o tolo em seu coração: ‘Deus não existe’” (Sl 14:1, NVI).

Estudiosos têm notado uma incrível maestria, não apenas no ato da criação em si, mas na forma pela qual é apresentada na Bíblia. Gênesis 1:2 indica as condições básicas em que as divinas obras-primas materiais são organizadas: “
A Terra era sem forma e vazia” (RC). Nos primeiros três dias Ele “formou” o que era “sem forma”. Nos três dias seguintes Ele “preencheu” o que havia sido vazio ou “desocupado”.

Em outras palavras, a luz criada no primeiro dia é preenchida ou completada no quarto dia, com as grandes luzes do sol e da lua (e “
também as estrelas”, Gn 1:16).

O ar e a água que haviam sido o foco no segundo dia foram preenchidas com os pássaros e as criaturas da água, no quinto dia

6  Disse também Deus: Faça-se um firmamento no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
7  Fez, pois, Deus o firmamento, e dividiu as águas que estavam debaixo do firmamento das águas que estavam por cima do firmamento; e assim se fez.
8  Chamou Deus ao firmamento Céu. Houve tarde e houve manhã, dia segundo.  Gn 1:6-8

20 Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus.
21  Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.
22  E Deus os abençoou, dizendo: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e, na terra, se multipliquem as aves.
23  Houve tarde e manhã, o quinto dia. Gn 1:20-23).

A terra seca, antes separada das águas foi, em seguida, preenchida com vegetação no terceiro dia

9  Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez.
10  À porção seca chamou Deus Terra e ao ajuntamento das águas, Mares. E viu Deus que isso era bom.
11  E disse: Produza a terra relva, ervas que dêem semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez.
12  A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.
13  Houve tarde e manhã, o terceiro dia. (Gn 1:9-13),

e completada com os animais terrestres e os seres humanos no sexto dia. Por fim, tudo foi declarado “muito bom” e, então, majestosamente comemorado no sétimo dia pelo próprio Deus

1  Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército.
2  E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito.
3  E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera. (Gn 2:1-3).

A questão é: nada nesses textos deixa qualquer indicação de que algo foi deixado ao acaso. Ao contrário, os textos ensinam o oposto: tudo foi meticulosamente planejado e executado.

2. Que pessoas também acreditavam no relato bíblico da criação?

Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher Mt 19:4

8  Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.
9  Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.
10  Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;
11  porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou. Êx 20:8-11

Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. 1Tm 2:13

Levantai ao alto os vossos olhos, e vede. Quem criou estes? Foi aquele que faz sair um por um o exército deles; ele os chama a todos pelos seus nomes; por ser ele grande em força e forte em poder nem um só vem a faltar. Is 40:26

Tudo na Bíblia atesta o fato de que o Senhor criou o mundo, trazendo-o à existência por meio de Sua palavra, como está descrito em Gênesis 1 e 2. As Escrituras não nos deixam liberdade para interpretação nesse assunto. Podemos escolher a criação, ou a evolução, mas a honestidade não permite a fusão dos dois. Os próprios textos não nos deixam essa opção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário