domingo, 8 de janeiro de 2012

Unidade e igualdade

Quarta                            




Por mais clara que a Bíblia seja no sentido de que Deus é um (echad), ela também fala sobre a pluralidade das pessoas da Divindade. Ao longo dos séculos os eruditos e estudantes da Bíblia têm visto em muitos textos do Antigo Testamento uma poderosa evidência da natureza plural de Deus. Essa verdade, como acontece com muitas outras, é revelada de maneira mais plena no Novo Testamento.

8. Como a pluralidade de Deus é revelada em Gênesis 1:26, 27?

26  Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
27  Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:26, 27

Esse emparelhamento de plural e singular ao se referir a Deus também ocorre em Gênesis 11:7, 8,
7 Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro.
8  Destarte, o SENHOR os dispersou dali pela superfície da terra; e cessaram de edificar a cidade. Gênesis 11:7, 8

na edificação da torre de Babel. Deus falou novamente. O “Senhor” é mencionado, mas Ele fala como um que faz parte de um grupo (“Venham, desçamos”).

9. De que forma a pluralidade do “Senhor” é revelada em Isaías 6:8?

Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. Isaías 6:8

No Novo Testamento, como o sermão de Pedro no Pentecostes exaltou Jesus dentro da Divindade?

Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis. (At 2:33)

Pedro, um devoto judeu monoteísta, consequentemente acreditava em apenas um Deus. Apesar disso, ele proclamou a plena divindade de Cristo, que estava no Céu. Em sua carta aos exilados judeus da dispersão, Pedro novamente apresentou evidência da natureza trinitária de Deus

1  Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia,
2  eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.
3  Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,   (1Pe 1:1-3).

10. Com que palavras Paulo incluiu a pluralidade de Deus em sua descrição do processo de salvação? 

20  Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio.
21  Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus,
22  que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração. 2Co 1:20-22

13  (12) Todos os santos vos saúdam.
14  (13) A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém! 2Co 13:13, 14

Com nossa mente finita e caída, esse ensino não é fácil de compreender completamente. Mas que importa isso? Estamos lidando aqui com a natureza de Deus, o criador do Universo! Como seria tolo pensar que poderíamos compreendê-Lo na Sua plenitude, especialmente quando, como humanos, não entendemos “plenamente” a maior parte das coisas. Pense até mesmo nas coisas mais “simples” que você pode imaginar. Como muitos aspectos delas permanecem fora do seu alcance? Quanto mais verdadeiramente isso ocorre com algo tão grandioso como a natureza do próprio Deus?




Nenhum comentário:

Postar um comentário