domingo, 8 de janeiro de 2012

O Deus triúno (estudo nº 01)




Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo. Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna” (Jd 20, 21, NVI).

Leituras da semana: Dt 6:4; Fp 2:6; Mt 28:19; Gn 1:26, 27; Jo 14-16

Pensamento-chave: As Escrituras contêm referências e sugestões com relação à divindade e unidade da Trindade divina.

Embora a palavra Trindade não apareça na Bíblia, sem dúvida esse ensino aparece. A doutrina da Trindade, de que Deus é um e composto por três “pessoas” é fundamental por lidar com quem é Deus, como Ele é, como Ele atua, e como Ele Se relaciona com o mundo. Acima de tudo, a divindade de Cristo é essencial no plano da salvação.

Nas Escrituras, existem três tipos distintos (mas inter-relacionados) de evidência para a Trindade ou triunidade de Deus:
(1) evidência da unidade de Deus, de que Deus é um,
(2) evidência de que há três pessoas que são Deus,
(3) sugestões textuais sutis da divina unidade de três.

As distinções entre Deus, Cristo e o Espírito Santo encontradas na Bíblia devem ser percebidas como a forma pela qual Deus está em Si mesmo, por mais difícil que seja para nossa mente caída entender. “
Os eternos dignitários celestiais – Deus, Cristo e o Espírito Santo”, como Ellen G. White os chama (Evangelismo, p. 616), são iguais, mas não idênticos nem intercambiáveis.

Embora alguns antigos adventistas tivessem dificuldades com relação à doutrina da Trindade, hoje a igreja tem uma posição firme e inflexível sobre esse ensino. Como a crença fundamental número 2 diz: “
Há um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de três pessoas coeternas”. 

Domingo                                  A unicidade de Deus


O sistema de crenças dos antigos hebreus era rigorosamente monoteísta, “mono” expressando “um” e “teísta”, da palavra grega para “Deus”, significando que há um só Deus verdadeiro. Essa posição é firme ao longo do Antigo Testamento. Há somente um Deus, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, e não muitos deuses, como as nações e tribos ao redor dos hebreus acreditavam. Nesse sentido, a religião da Bíblia era única.

1. O que Deus falou sobre Si mesmo em Êxodo 3:13-15? Como esses versos sugerem a unicidade de Deus?

13  Então, disse Moisés a Deus: Eis que quando vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
14  E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
15  E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração. Êxodo 3:13-15

A unicidade de Deus também é encontrada no texto (Dt 6:4) chamado pelos judeus de Shema. Esse nome foi dado porque a palavra de abertura, a ordem “Ouça” em hebraico é a palavra shema. Essa declaração é uma das grandes verdades sobre Deus, nas quais o povo de Israel recebeu a ordem de crer e ensinar a seus filhos.

2. “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” (Dt 6:4). Compare esse verso com Gênesis 2:24, “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”. O que poderia significar o fato de que as expressões “único” e “uma só” procedem da mesma palavra hebraica?

A mesma palavra para “um”, echad, é usada para Deus no Shema de Deuteronômio 6:4. O uso da palavra echad para unidade não significa uma soma aritmética, mas, em vez disso, uma unidade complexa. Algo está sendo afirmado ali sobre uma unidade de partes distintas. Maridos e mulheres devem ser “um” (echad), de acordo com Gênesis 2:24, assim como em Deuteronômio Deus é “um”.

3. O que o Novo Testamento fala sobre a unicidade de Deus? 

Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem. Tg 2:19

Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo e que não há outro Deus, senão um só. 1Co 8:4

Como a compreensão de Deus como um deve nos ajudar a evitar as ciladas da idolatria em todas as suas formas? Por que somente o Senhor deve ser aquele a quem adoramos? Como você pode erradicar quaisquer “ídolos” em sua vida? 




Nenhum comentário:

Postar um comentário