segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O coração do Criador

Segunda                                


  

O relato da semana da criação é extraordinário. Dia após dia, o Criador trouxe à existência, por meio da palavra, os sistemas de vida e as formas de vida que continuam a surpreender os cientistas. Até mesmo Deus Se referiu à extrema alegria desse momento.

3. Como Deus expressou a Jó a emoção que fez parte da criação da Terra? 

4  Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento.
5  Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?
6  Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular,
7  quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus? Jó 38:4-7

Uma sugestão da alegria no coração do Criador na primeira semana também pode ser encontrada em Gênesis 1:2: “O Espírito de Deus Se movia sobre a face das águas”. Estudiosos da Bíblia apreciam cada vez mais a fina arte literária do Pentateuco (os cinco primeiros livros da Bíblia), escrito por Moisés. Nesse exemplo, em que Moisés descreve o Espírito de Deus “pairando” sobre a face das águas, no começo da semana da criação, ele deliberadamente escolheu uma palavra que usaria apenas mais uma vez, em Deuteronômio 32. Esse capítulo é parte de seu sermão de despedida ao povo de Israel.

4. Em que contexto Moisés usou a palavra “pairar” pela segunda vez? 

10  Achou-o numa terra deserta e num ermo solitário povoado de uivos; rodeou-o e cuidou dele, guardou-o como a menina dos olhos.
11  Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas, Dt 32:10, 11

Jerusalém, Jerusalém! que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar teus filhos, como uma galinha ajunta os do seu ninho debaixo das suas asas, e tu não o quiseste! Mt 23:37

Pense em como as aves mães amorosamente preparam o ninho para seus filhotes. Então, imagine essas aves pairando sobre seus filhotes, trazendo-lhes comida e depois lhes ensinando a voar. Moisés, que tinha tomado conta de ovelhas durante 40 anos, deve ter visto esse fenômeno natural acontecer a cada primavera, e isso o fez pensar no terno cuidado de Deus. Sob inspiração, ele descreveu as mesmas emoções no coração do Espírito Santo, enquanto nosso “ninho” humano estava sendo construído.

Em contraste com os vários modelos evolutivos que retratam nossa criação como obra de forças competindo violentamente umas com as outras, no relato da criação tudo revela um Deus que ama Suas criaturas, que Se preocupa com elas, e que propositadamente e cuidadosamente as concebeu. Não há nada impessoal acerca da criação, nada destituído de emoção, nada sem propósito. O amor estava ali, no início da semana da criação. Que contraste com a evolução, que ensina que o amor surgiu de alguma forma, mas somente depois de bilhões de anos de violência egoísta! O amor motivou a criação, e o amor estará lá quando for recriada esta versão danificada da criação.

Pense nas maravilhas da natureza. Como você vê o incrível amor de Deus manifestado nelas?




Nenhum comentário:

Postar um comentário