segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Os céus proclamam

Terça                                  




Os Salmos contêm ricas coleções de canções de louvor ao Criador. Repetida e alegremente os salmistas se referem às “grandes obras” de Deus.

1 O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram.
2  Cada dia fala dessa glória ao dia seguinte, e cada noite repete isso à outra noite.
3  Não há discurso nem palavras, e não se ouve nenhum som.
4  No entanto, a voz do céu se espalha pelo mundo inteiro, e as suas palavras alcançam a terra toda. Deus armou no céu uma barraca para o sol.
5  O sol sai dali todo alegre como um noivo, como um atleta ansioso para entrar numa corrida.
6  O sol sai de um lado do céu e vai até o outro lado; nada pode se esconder do seu calor.
7  A lei do SENHOR é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples.
8  Os ensinos do SENHOR são certos e alegram o coração. Os seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente.
9  O temor ao SENHOR é bom e dura para sempre. Os seus julgamentos são justos e sempre se baseiam na verdade.
10  Os seus ensinos são mais preciosos do que o ouro, até mesmo do que muito ouro fino. São mais doces do que o mel, mais doces até do que o mel mais puro.
11  Senhor, os teus ensinamentos dão sabedoria a mim, teu servo, e eu sou recompensado quando lhes obedeço.
12  Quem pode ver os seus próprios erros? Purifica-me, Senhor, das faltas que cometo sem perceber.
13  Livra-me também dos pecados que cometo por vontade própria; não permitas que eles me dominem. Assim serei uma pessoa direita e ficarei livre do grave pecado da desobediência a ti.
14  Que as minhas palavras e os meus pensamentos sejam aceitáveis a ti, ó SENHOR Deus, minha rocha e meu defensor! salmo 19
No salmo 19 a progressão de pensamento é audaciosa. Em primeiro lugar, Davi descreve as glórias dos céus e do firmamento, incluindo o sol resplandecente. Ele compara a energia brilhante do sol a um noivo indo para seu casamento e também a um atleta em treinamento (v. 1-6). Então, ele relaciona esse esplendor do sol com a perfeição da lei de Deus e o poder de seus preceitos. Assim, o conteúdo da lei é relacionado com a grandeza das ações criativas de Deus (v. 7-11).
1  Ó SENHOR Deus, como é bom dar-te graças! Como é bom cantar hinos em tua honra, ó Altíssimo!
2  Como é bom anunciar de manhã o teu amor e de noite, a tua fidelidade,
3  com a música de uma harpa de dez cordas e ao som da lira!
4  Ó SENHOR Deus, os teus feitos poderosos me tornam feliz! Eu canto de alegria pelas coisas que fazes.
5  Que grandes coisas tens feito, ó SENHOR! Como é difícil entender os teus pensamentos!
6  Aqui está uma coisa que o tolo não entende, e o ignorante não pode compreender:
7 os que praticam más ações crescem como a erva, e os perversos podem prosperar, porém eles serão completamente destruídos.
8  Pois tu, ó SENHOR, estás para sempre acima de tudo e de todos.
9  Nós sabemos que os teus inimigos morrerão e que todos os maus serão derrotados.
10  Tu me tens tornado forte como um touro selvagem e me tens abençoado com a felicidade.
11  Tenho visto a derrota dos meus inimigos e ouvido os gritos dos maus.
12  Os bons florescem como as palmeiras; eles crescem como os cedros dos montes Líbanos.
13  Eles são como árvores plantadas na casa do SENHOR, que florescem nos pátios do Templo do nosso Deus.
14  Na velhice, eles ainda produzem frutos; são sempre fortes e cheios de vida.
15  Isso prova que o SENHOR Deus é justo, prova que ele, a minha rocha, não comete injustiça. salmo 92

O salmo 92, um “cântico para o sábado”, começa com a atitude de louvor de um coração grato. Os que examinam o uso das expressões “obras de Tuas mãos” e “Tuas obras”, usadas ao longo dos Salmos (ou em qualquer livro bíblico), notam que a Bíblia inclui um extensivo louvor pela criação do mundo. Quanto mais uma pessoa aprende sobre as obras da criação de Deus, seja o mais ínfimo detalhe visto através de um microscópio, ou a estrela mais distante, ou um planeta visto através de um telescópio, ou qualquer criatura da vida animal (quer ela nade, voe ou caminhe), mais se manifesta o incrível poder da atividade criadora de Deus. Os cientistas continuam a aprender mais e mais, não apenas sobre as diferentes plantas e animais, mas também sobre a interação entre todos os sistemas vivos na complexa rede da vida. Quanto mais aprendem, tudo lhes parece mais surpreendente.

“[A] mandíbula não é claramente um exemplo de design inteligente. Ao contrário, é uma adaptação imperfeita que ocorreu como resultado da seleção natural, trabalhando com os materiais à mão para encurtar e remodelar o focinho de mamíferos em uma face” (Owen Gingerich, God’s Universe [O Universo de Deus], Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 2006, p. 98, 99).

5. Na infrutífera tentativa cristã de combinar a evolução com a cosmovisão cristã, que ponto importante infelizmente tem sido deixado de lado? 

Tudo o que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo. Ec 7:29

Sem dúvida, o mundo criado revela o amor e o poder do Criador. Mas nosso mundo também foi devastado pelo pecado, pelas cicatrizes e rupturas causadas pelo grande conflito. Vemos os resultados horríveis ao redor de nós na doença, morte, catástrofes naturais e assim por diante. Nenhuma parte da criação terrestre escapa e, certamente, nenhum ser humano fica de fora. E ainda, mesmo em meio a essa devastação, podemos ver o amor e o poder do Criador. A solução é não se concentrar nas coisas ruins, mas nas coisas boas que estão na sua base. Podemos ver, por exemplo, uma cerejeira afetada por uma praga que destrói todas as frutas. A praga, embora perversa, não pode apagar o amor e a bondade reveladas na própria árvore, um amor e bondade que apontam para o caráter do Criador.





Nenhum comentário:

Postar um comentário