domingo, 8 de janeiro de 2012

Trindade e salvação

Quinta                       




Oevangelho de João dá uma atenção direta e consciente à natureza única de Deus. João parece estar plenamente consciente da unicidade, e não obstante, “trindade” de Deus.

11. Leia as palavras de Cristo nos capítulos 14 a 16 de João e conte o número de referências às três pessoas da Divindade. Como essas passagens nos ajudam a entender a realidade dessa importante verdade?

Essa passagem do evangelho de João é a mais extensa concentração de referências ao Deus de três pessoas coiguais. Aqui, a dinâmica entre as pessoas da Trindade aparece repetidamente. A doutrina da Trindade, longe de ser uma especulação abstrata, é a conclusão inevitável que vem de um estudo sistemático das Escrituras.

De especial importância nesse contexto é a divindade de Cristo. Se Jesus não fosse plenamente Deus, então tudo o que tivemos foi o Senhor transferindo para outra pessoa o castigo pelos nossos pecados, em lugar de assumir a responsabilidade. O ponto central do evangelho é que o próprio Deus estava na cruz suportando os pecados do mundo. Qualquer coisa menos do que isso despojaria a expiação de tudo que a tornou tão poderosa e eficaz.

Pense nisto: se Jesus fosse apenas um ser criado, e não plenamente Deus, então, sendo uma criatura, como Ele poderia suportar toda a ira de Deus contra o pecado? Qual ser criado, não importando sua posição exaltada, poderia salvar a humanidade da violação da santa lei de Deus?

Se Jesus não fosse divino, a lei de Deus não seria tão sagrada como o próprio Deus, porque a violação dela seria algo que um ser criado pudesse expiar. A lei apenas seria tão sagrada como aquele ser criado, e não tão sagrada como o Criador. O próprio pecado não seria tão mau se tudo que ele exigisse fosse a morte de uma criatura e não a do Criador para expiá-lo. O fato de ter sido necessário o próprio Deus, na pessoa de Cristo, para sanar o pecado, apresenta forte evidência da gravidade do pecado.

Além disso, nossa segurança de salvação por meio do que Cristo fez por nós e não por nossas obras, vem do fato de que o próprio Deus pagou a penalidade pelos nossos pecados. O que poderíamos fazer para acrescentar a isso? Se Cristo fosse criado, talvez pudéssemos acrescentar algo. Mas, com Deus, o Criador, sacrificando a Si mesmo pelos nossos pecados... seria quase uma blasfêmia acreditar que pudéssemos fazer algo para complementar esse sacrifício. Assim, se Cristo não fosse divino, a expiação teria sido fatalmente comprometida.

Pense por um momento: o Criador do Universo morreu em seu lugar, ocupando sua posição, para que você tivesse a promessa da vida eterna nEle. Como você pode obter esperança e certeza dessa incrível verdade? À luz dessa realidade, o que mais importa realmente? 

Sexta                                  Estudo adicional


Na doutrina da Trindade, não encontramos três diferentes papéis divinos revelados por uma pessoa (isso é modalismo ou sabelianismo). Também não há três deuses em um grupo (isso é triteísmo ou politeísmo). O único Deus (“Ele”) é também, e igualmente, “Eles” e “Eles” estão sempre juntos, sempre atuando em estreita cooperação. O Espírito Santo executa tanto a vontade do Pai quanto do Filho, que é também a Sua vontade.

Algumas pessoas têm dificuldades com a questão da divindade de Cristo porque, enquanto Jesus viveu na Terra, em carne, Ele foi submisso à vontade do Pai. Muitos veem isso como “prova” de que Ele era de alguma forma menor do que o Pai. Essa realidade, no entanto, não refletia a estrutura interna da Divindade. Essa subordinação refletia, ao contrário, a maneira pela qual o plano da salvação devia operar. Jesus devia assumir a humanidade, tornando-Se “
obediente até à morte e morte de cruz” (Fp 2:8). Além disso, “embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-Se o Autor da salvação eterna para todos os que Lhe obedecem” (Hb 5:8, 9). Essas declarações revelam que a função de subordinação desempenhada por Jesus foi consequência da encarnação, que foi fundamental para o plano da salvação. Elas não provam que Ele tenha sido outra coisa, senão totalmente divino e eterno. Leia, de Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 19.

Pergunta para reflexão
João 8:58 diz: “Respondeu Jesus: ‘Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!’” (NVI) Como esse texto revela poderosamente a plena divindade de Cristo?

Resumo: 
Se quisermos aprofundar nosso amor pelo grande Deus infinito a quem servimos e ser levados a adorá-Lo, devemos primeiramente tentar entender o que Ele nos diz sobre Si mesmo. A Trindade é um mistério, mas nas Escrituras “mistérios” são verdades profundas que um Deus infinito nos revela em nível finito. Assim, somente de joelhos dobrados podemos ter confiança ao falar de Deus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário