quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Edificando uns aos outros

Quinta                                                           




8. Como você pode aplicar à própria vida o ensino de Paulo sobre os relacionamentos interpessoais? Por que isso é tão importante? 

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. Ef 4:29; 

Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo. 1Ts 5:11; 

Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros.   Rm 14:19

Paulo aconselhou as comunidades da primeira igreja a evitar a deterioração dos relacionamentos pessoais no “corpo de Cristo”. Muitas dificuldades interpessoais vêm de tentar destruir uns aos outros e, no processo, ofender toda a comunidade. Aqueles que tomam parte em fofocas e calúnias tendem eles próprios a ter problemas — sentimentos de inferioridade, necessidade de ser notado, desejo de controlar ou ter poder e outras inseguranças. Essas pessoas precisam de ajuda para abandonar esse modo nocivo de lidar com seus conflitos internos.

Sentir-se realmente bem sobre si mesmo ajuda a evitar se envolver em fofoca e calúnia. Os membros do corpo de Cristo precisam considerar-se privilegiados por ter recebido o dom da salvação

Guarda-me como a menina dos olhos, esconde-me à sombra das tuas asas,    Sl 17:8; 

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;   1Pe 2:9).

Com essa compreensão, a ênfase passa a ser a edificação mútua. Palavras de encorajamento e aprovação, ênfase no lado positivo das coisas, humildade e uma atitude alegre são modos de sustentar aqueles que têm problemas pessoais.

Outra forma de ajudar é servir como mediadores de relacionamentos. Jesus chamou os pacificadores de “
bem-aventurados” e “filhos Deus” (Mt 5:9), e Tiago diz que os pacificadores colherão “o fruto da justiça” (Tg 3:18).

9. Qual é a regra básica para todos os relacionamentos? 

Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.   Mt 7:12

Esse princípio pode ser considerado uma joia inestimável para os relacionamentos sociais. É positivo, está baseado no amor, é universal e estende a lei acima e além da lei humana. A “regra áurea” também traz benefícios práticos a todos os envolvidos.

Um agricultor chinês estava cuidando de seu arrozal nos terraços de uma montanha com vista para o vale e o mar. Um dia, ele viu o início de um tsunami – o mar retrocedeu, deixando uma larga porção da baía exposta, e ele sabia que a água voltaria com força, destruindo tudo no vale. Ele pensou em seus amigos que trabalhavam no vale e decidiu atear fogo a seu campo de arroz. Imediatamente, seus amigos subiram a montanha para apagar o fogo e, assim, escaparam da morte na onda assassina. Como resultado desse espírito de ajuda mútua, a vida deles foi salva. A lição é clara.   
     

Sexta                                           Estudo adicional


25  Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.
26  Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira,
27  nem deis lugar ao diabo.
28  Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.
29  Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.
30  E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.
31  Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.
32  Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou. Efésios 4:25-32 

Destaque as palavras que tocam mais diretamente seu coração. Reflita em todas as coisas que você pode fazer, com a ajuda de Deus, para melhorar seu relacionamento com outras pessoas.

Estas são partes de uma carta que Ellen White escreveu em 1908 a um evangelista: “
Tenho, da parte do Senhor, esta mensagem para você: Seja bondoso no falar, brando na ação. Vigie sempre cuidadosamente suas ações, pois você é inclinado a ser severo e autoritário, e a dizer coisas ásperas. ... Expressões ásperas ofendem ao Senhor; palavras imprudentes causam dano. Foi-me ordenado dizer-lhe: Seja brando na linguagem; vigie bem suas palavras; não permita que se introduza a dureza em sua maneira de falar nem nos seus gestos. ...

“Quando sua experiência diária for olhar a Jesus e dEle aprender, você haverá de revelar caráter são e harmônico. Abrande suas manifestações, e não se permita proferir palavras condenatórias. Aprenda do grande Mestre. As expressões de bondade e simpatia farão bem como um remédio, e curarão os que se acham em desespero. O conhecimento da Palavra de Deus, introduzido na vida prática, terá uma força saneadora e suavizante. A aspereza no falar nunca há de produzir bênçãos para você, nem a nenhuma outra pessoa
” (Obreiros Evangélicos, p. 163, 164).

Perguntas para reflexão
1. O perdão pode ser muito difícil, especialmente quando fomos muito ofendidos. Como perdoar aqueles que não pedem perdão, que não se importam com seu perdão, e que podem até desprezá-lo? Qual é sua responsabilidade nesses casos?
2. O abuso verbal e físico dentro das famílias é uma realidade que traz muita dor a pessoas e grupos. Qual deve ser a atitude cristã para evitar esse problema? Que se deve recomendar quando o perdão não traz nenhuma mudança no comportamento abusivo?
3. Pense cuidadosamente em sua vida agora. Que passos você pode dar para obter a melhoria em seus relacionamentos? Por que a humildade, a confiança em Deus e o desejo de agir corretamente são tão importantes nesse processo?



Nenhum comentário:

Postar um comentário