terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Provisão divina para a ansiedade (resumo do estudo nº 02)




5  Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça.
6  Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte,
7  lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5:7

Saber: As soluções divinas para as coisas que causam ansiedade à nossa vida.
Sentir: A futilidade de se preocupar com aquilo de que Deus está cuidando.
Fazer: Confiar na direção de Deus nas questões alheias ao nosso controle e na Sua ajuda nos assuntos que estão sob nosso domínio.

Esboço

I. Soluções divinas para nossas preocupações
A.. O que causa ansiedade em nossa vida?
B.. O que Deus proveu para cuidar de nossas necessidades físicas, mentais e sociais?
C. O que Deus proveu para lidar com nossos pecados? E para nosso futuro?

II. Ansiedade irracional
A. Por que tendemos a nos preocupar com tantas coisas alheias ao nosso controle? Por que isso ocasiona o triunfo de Satanás?
B. Como podemos aprender a estar contentes em qualquer situação?

III. Aprendendo a confiar
A. Por que a confiança é mais difícil para adultos do que para crianças? Que tipo de experiência necessitamos ter para aprender a confiar novamente?
B. Quais são as promessas bíblicas que estimulam a dependência de Deus quanto à nossa segurança e felicidade? O que devemos fazer para apreciar mais essas promessas, dessa forma aumentando nossa paz e alegria?

Resumo: 
Muitas coisas fora de nosso controle podem causar ansiedade, mas Deus fez provisões para cada necessidade, e nos pede que confiemos nEle e decidamos não temer.

Motivação
Uma das maiores armas e mais frequentemente usadas por Satanás contra nós é levar os filhos de Deus a vacilar por causa do medo e ansiedade. Satanás quer que nos afastemos de Deus – fugindo, sozinhos e assustados, mas Deus nos chama para nos achegarmos cada vez mais em Seus braços.

Esta lição fala sobre o temor, a ansiedade, e como somos instruídos, e habilitados, a evitar muitos dos resultados incapacitantes e degenerativos do medo: Angústia, insônia, tensão, fadiga, etc. A Bíblia tem muitas promessas de que Ele cuidará de nós, se nEle confiarmos. Examinemos essas promessas e o poder dessa confiança e fé.

Atividade: 
Para você que são pais. Relembrem quando seus filhos eram pequenos – talvez três ou quatro anos. Eles se lembram de situações específicas em que seus filhos estavam com medo e os procuraram em busca de conforto e calma? Peça que alguns partilhem suas lembranças.

Pense nisto: 
Em Mateus 18:3, Cristo nos advertiu a ser confiantes como uma criança. Depois de terem partilhado algumas histórias de seus filhos buscando conforto nos braços do pai, o que vocês pensam que Jesus quis dizer com a palavra “confiança”?

De que maneiras você pode lutar para ser mais infantil em sua confiança?

Compreensão
Identifiquem:
1. Oportunidades desperdiçadas por causa da postura pessimista.
2. Demonstrações de pessimismo causadas pela falta de vontade em cumprir a parte humana e pela falta de fé na atuação de Deus, em fazer o que prometeu.
3. Situações em que tiveram prejuízo social, material ou espiritual, pela atitude semelhante à dos dez espias de Números 13. Peça que eles decidam aproveitar mais os recursos que podem prepará-los para a terra da promessa (oração, estudo da Bíblia e Lição da Escola Sabatina e testemunho cristão).


Comentário bíblico


I. “Deixar que o medo e a ansiedade fiquem entre nós e Deus pode custar caro”

1  Disse o SENHOR a Moisés:
2  Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada qual príncipe entre eles.         
26  caminharam e vieram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades; deram-lhes conta, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra.
27  Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela.
28  O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque.
29  Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão.   Nm 13:1, 2, 26-29; 

1  Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite.
2  Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto!
3  E por que nos traz o SENHOR a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito?
4  E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos para o Egito.   
11  Disse o SENHOR a Moisés: Até quando me provocará este povo e até quando não crerá em mim, a despeito de todos os sinais que fiz no meio dele?
26  Depois, disse o SENHOR a Moisés e a Arão:
27  Até quando sofrerei esta má congregação que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações que os filhos de Israel proferem contra mim.
28  Dize-lhes: Por minha vida, diz o SENHOR, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros.
29  Neste deserto, cairá o vosso cadáver, como também todos os que de vós foram contados segundo o censo, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes;   Num 14:1-4, 11, 26-29.)

Às vezes parecemos com os filhos de Israel depois que haviam experimentado uma grande série de milagres (a menos que eles nos contassem, seria difícil acreditar que os milagres haviam ocorrido), numa situação em que eles apenas sobreviveram a uma série de dolorosas provações.

Deus lhes havia prometido uma terra em que manava leite e mel. A terra seria deles, porque Ele a entregaria em suas mãos. Quando os israelitas se aproximaram dos limites de Canaã, Deus mostrou Seu plano para eles. O Senhor disse a Moisés que enviasse um grupo de espias para Canaã, um homem de cada tribo. Moisés escolheu a elite, os melhores entre as doze tribos.

Os espias foram para a Terra Prometida. Foram, viram e retornaram trazendo frutos da terra, maiores do que qualquer israelita já havia visto. O relatório começou positivamente mas logo se tornou uma descrição de grave calamidade. Aparentemente, o fruto gigante fora cultivado por um povo gigante – um povo grande, assustador e forte. Os filhos de Israel ficaram assustados, preocupados e esqueceram tudo que diz respeito à confiança. Todos, exceto dois. Calebe e Josué ergueram suas vozes contra a tempestade de lamentações, temores e pronunciamentos de destruição iminente.

Os israelitas não desejavam nada disso. De fato, eles estavam com tanto medo que se tornaram iludidos. “Vamos voltar para o Egito! Tínhamos comida lá. A vida realmente não era tão ruim no Egito. Ao invés de chegar até aqui simplesmente para ser esmagados por gigantes, preferiríamos ter ficado lá. Por que Deus fez isso conosco?”

Quantas vezes ouvimos essa reação? “Algo ruim aconteceu comigo. Por que Deus fez isso comigo?” O principal objetivo de Satanás é colocar um obstáculo entre Deus e Seus filhos, e o medo é um dos métodos mais fáceis para fazer isso. É uma de suas armas mais usadas. Por quê? Porque funciona.

Os israelitas estavam tão perturbados pela ansiedade que culparam a Deus pelas coisas que nem haviam acontecido. Nenhum deles havia sequer visto um gigante cananeu, porém acusaram a Deus de estar planejando sua morte (o que ainda não havia acontecido) nas mãos desses gigantes.

De novo se esqueceram de confiar. Em Números 14:11, Deus perguntou a Moisés o que seria preciso para que os israelitas confiassem nEle. Ele havia realizado milagre após milagre e ainda eles não acreditavam que o Senhor cuidaria deles.

Como resultado da obstinada recusa dos israelitas em seguir as instruções divinas e entrar na Terra Prometida como Ele havia planejado, tiveram que vaguear por 40 anos.

Nós, humanos, frequentemente confundimos os planos de Deus para nossa vida quando não confiamos nEle nos momentos de dificuldade, ou mesmo supostas dificuldades. Permitir que o medo e não a fé domine nossa vida pode trazer consequências desastrosas.

Pense nisto:
Reflita em sua vida passada, em um momento em que você enfrentou obstáculos aparentemente intransponíveis e entregou os pontos como os filhos de Israel. Considerando a situação hoje, quanto essa atitude custou a você? Como tudo poderia ter sido diferente se você tivesse exercido mais fé e confiança em Deus?

II. Fé e confiança em Deus diante do medo traz recompensas

5  Então, Moisés e Arão caíram sobre o seu rosto perante a congregação dos filhos de Israel.
6  E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes
7  e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa.
8  Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel.
9  Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais.       
30  não entrareis na terra a respeito da qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.
36 Os homens que Moisés mandara a espiar a terra e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, infamando a terra,
37  esses mesmos homens que infamaram a terra morreram de praga perante o SENHOR.
38  Mas Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos homem que foram espiar a terra, sobreviveram. Nm 14:5-9, 30, 36-38.)

Calebe e Josué confiaram em Deus. Foram diretamente contra a multidão e permaneceram firmes. Deus lhes havia prometido a terra. Eles acreditaram. Não entendiam como Ele entregaria a terra em suas mãos, mas sabiam que Deus havia prometido que faria. Sabiam que Deus havia cumprido até então cada promessa Sua. Por que não confiar nEle então?

Eles provavelmente não eram muito populares com seus semelhantes por expressar suas opiniões. Você pode imaginar a pressão que eles devem ter sentido, sendo os únicos não conformistas em um mar de murmuração, irritação e deplorável fatalismo?

Deus viu sua fidelidade em tempos de incerteza, adversidade e medo. Os outros dez espias que apresentaram uma história alarmista de gigantes perigosos encontraram um fim precoce. Foram todos mortos por uma praga. Calebe e Josué foram poupados porque permaneceram firmes.

Deus pronunciou as consequências do pânico de Israel. Nenhum adulto que havia duvidado dEle viveria para ver a Terra Prometida – nenhum deles, exceto Calebe e Josué.

Por sua fé, tanto Josué quanto Calebe herdaram a terra prometida. Josué se tornou o líder dos filhos de Israel. Deus operou por meio dele para conquistar a terra e as cidades, e expulsar os inimigos. Deus abençoou Josué de um modo que ele nunca imaginou que fosse possível e ainda faz isso por nós hoje quando confiamos nEle.

Pense nisto: 
Reflita novamente sobre sua vida passada, desta vez em um período em que você manteve sua fé com firmeza e confiou em Deus. Como Deus o abençoou de uma forma que você não esperava? Como Seu plano se tornou claro para você?

Aplicação
Da infância até a velhice, todos experimentamos medo, ansiedade, preocupação e suas várias ramificações negativas.

Confiança não é um comportamento natural. Deve ser aprendida. Como um bebê aprende a confiar em seus pais, devemos nos educar na confiança em Deus. Devemos fazer diariamente um esforço consciente para depender de Deus não apenas nas coisas pequenas (Por favor, Deus, me ajude a dirigir com segurança para o trabalho), mas também nas coisas grandes (Querido Deus, perdi meu emprego, a casa está embargada, as crianças precisam de roupas novas e há somente um talo de aipo na geladeira.)

Perguntas para reflexão e aplicação
1. O que parece mais fácil: Confiar em Deus nas pequenas coisas ou nas grandes coisas? Por quê?
2. Em sua vida, quais são as áreas mais difíceis para exercer total confiança em Deus?
3. O que posso fazer para abrir mão do desejo de controlar os resultados e permitir que Deus me dirija, especialmente em momentos de ansiedade?

Criatividade
Agir e viver pela fé é muito mais fácil em palavras do que na prática. Conhece o ditado ”percepção posterior é sempre perfeita”? Não seria bom ter um registro pessoal das vezes em que Deus nos ajuda a superar o medo, insegurança e ansiedade? Que melhor prova do Seu amor, confiabilidade e constante cuidado do que o testemunho pessoal da direção, proteção e providência divinas? Essa atividade deve ser um exercício de longo prazo para edificação da fé.

Atividade: Desafie sua classe a manter um diário da “Fé Versus Medo”. A ideia é que cada vez que eles se sentirem vencidos ou dominados pela ansiedade ou medo, anotem. Imediatamente após o registro do medo, encoraje a meditação em espírito de oração, e a anotação e súplica por uma promessa ou verso que neutraliza diretamente a preocupação. Eles deverão deixar espaço para escrever posteriormente como Deus agiu em sua vida para que superassem esse problema específico. À medida que as anotações são feitas, se tornarão uma referência. Cada pessoa estará apta a, em tempo, lembrar suas preocupações e ver claramente como sua fé em Deus tem sido fortalecida e recompensada.

Alternativamente, peça que os alunos contem momentos em que exerceram fé diante do temor. Como a experiência construiu sua confiança em Deus? Como ela firmou sua fé de modo que os preparou para enfrentar desafios e provações futuras?





Nenhum comentário:

Postar um comentário