quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Força enfraquecida

Terça                                                    





5. Leia o Salmo 32. O que aprendemos sobre culpa e confissão? O que Davi quis dizer por “calei os meus pecados”? Que acontece quando a pessoa se cala? Qual foi a solução de Davi para sua culpa?

1 Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga!
2  Feliz aquele que o SENHOR Deus não acusa de fazer coisas más e que não age com falsidade!
3  Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro.
4  De dia e de noite, tu me castigaste, ó Deus, e as minhas forças se acabaram como o sereno que seca no calor do verão.
5  Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados.
6  Por isso, nos momentos de angústia, todos os que são fiéis a ti devem orar. Assim, quando as grandes ondas de sofrimento vierem, não chegarão até eles.
7  Tu és o meu esconderijo; tu me livras da aflição. Eu canto bem alto a tua salvação, pois me tens protegido.
8  O SENHOR Deus me disse: “Eu lhe ensinarei o caminho por onde você deve ir; eu vou guiá-lo e orientá-lo.
9  Não seja uma pessoa sem juízo como o cavalo ou a mula, que precisam ser guiados com cabresto e rédeas para que obedeçam.”
10  Os maus sofrem muito, mas os que confiam em Deus, o SENHOR, são protegidos pelo seu amor.
11  Todos vocês que são corretos, alegrem-se e fiquem contentes por causa daquilo que o SENHOR tem feito! Cantem de alegria, todos vocês que são obedientes a ele! Salmo 32

A confissão honesta faz bem à consciência e, aparentemente, também para o corpo. A linguagem de Davi sugere claramente que seu estado mental de culpa também estava provocando dor física: “envelheceram os meus ossos” (v. 3) e “minhas forças foram-se esgotando” (v. 4, NVI). Hoje, os profissionais de saúde reconhecem a íntima relação entre o estresse psicológico e as doenças físicas. Há décadas, a expressão “doença psicossomática” tem sido parte da linguagem dos profissionais de saúde, e se refere aos sintomas físicos provocados principalmente por processos psicológicos. Mais recentemente, o campo da psiconeuroimunologia identificou o papel-chave que exercem os estados mentais na proteção do nosso corpo ou em sua exposição às doenças.

A culpa, como qualquer outra emoção adversa forte, provoca a imediata deterioração do comportamento e pode, a longo prazo, destruir a saúde física. Mas para aqueles que conhecem o Senhor, não há necessidade de colocar-se em risco. O testemunho de Davi revela o antídoto para a culpa: “
Confessei-Te o meu pecado..e Tu perdoaste a iniquidade do meu pecado” (v. 5)

Assim, a vergonha, o remorso, a tristeza e a desesperança provocados pela culpa podem desaparecer pelo perdão maravilhoso do Senhor, e, em seu lugar, podem vir alegria e felicidade (v. 11).

6. Leia 1 Timóteo 4:1, 2. Que significa ter “cauterizada a própria consciência”?

Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,    1 Timóteo 4:1-2

Paulo advertiu Timóteo a respeito de indivíduos que ensinariam aos fiéis doutrinas estranhas. Eles fariam isso porque sua consciência estaria “morta como se tivesse sido queimada com ferro em brasa” (v. 2, NTLH). Assim como o fogo pode queimar os terminais nervosos e deixar insensíveis certas partes do corpo, a consciência também pode ser cauterizada: (a) Pela repetida violação de princípios corretos até que não sobre nenhum senso de injustiça, (b) Por fortes influências ambientais que levem a pessoa a considerar os erros com indiferença ou até como algo bom.

Existem coisas que no passado o aborreciam e que hoje não mais o perturbam? Nesse caso, isso pode ser uma consciência cauterizada em ação? Tente pensar nas coisas que você faz e que não aborrecem sua consciência, mas que talvez devessem incomodá-lo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário