sábado, 8 de janeiro de 2011

O método de Jesus para administrar o estresse

Quarta                      




Com a popularização dos telefones celulares, no meio da década de 1990, um pastor adventista veterano disse: “Nunca quero ter um! Ao visitar as igrejas e ouvir os problemas das pessoas, fico cansado e aflito; mas quando volto para o carro, encontro refúgio. Se tivesse um celular, eu não acharia descanso nem mesmo no carro.” Todo seguidor de Cristo precisa de um lugar quieto de refúgio para encontrar tranquilidade, para orar e ouvir Deus em Sua Palavra escrita.

E ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham. Marcos 6:31.

6. Que lição podemos tirar desse episódio? Com que frequência você faz isso? Ou será que você sempre tem uma desculpa?

Falando de Jesus, Ellen G. White escreveu: “Sua felicidade encontrava-se nas horas em que estava a sós com Deus e a natureza. Sempre que Lhe era concedido esse privilégio, afastava-Se do cenário de Seus labores e ia para o campo, a meditar nos verdes vales, a entreter comunhão com Deus na encosta da montanha ou entre as árvores da floresta. O alvorecer frequentemente O encontrava em algum lugar retirado, meditando, examinando as Escrituras ou em oração. Dessas horas quietas voltava para casa, a fim de retomar Seus deveres e dar exemplo de paciente labor” (O Desejado de Todas as Nações, p. 90).

7. Que outro refúgio tinha Jesus? 

E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, onde pernoitou.  Mt 21:17, 

E, quando entrou em Jerusalém, no templo, tendo observado tudo, como fosse já tarde, saiu para Betânia com os doze.  Mc 11:11

As pessoas podem ser uma fonte de angústia ou de paz. Jesus achava paz com os amigos que traziam conforto e afeto para Sua vida. Isso Ele encontrava na casa de Lázaro, Marta e Maria. “Seu coração estava unido por forte vínculo de afeição à família de Betânia. ... Frequentemente, quando cansado, sequioso de companhia humana, alegrava-Se de poder escapar para esse pacífico ambiente de família... Nosso Salvador apreciava um lar tranquilo e ouvintes interessados. Anelava a ternura, a cortesia e o afeto humanos” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 524).

Como você pode aplicar à sua vida o método de administração do estresse de Jesus? Que conselho você daria a um morador da cidade que precisasse viajar por horas para encontrar a natureza? Ou para alguém que vive em uma família estendida com um grande número de pessoas sob o mesmo teto? A quem você buscaria, entre sua família ou amigos, se estivesse desorientado e sentindo falta de apoio emocional?


Nenhum comentário:

Postar um comentário