quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Pagando o mal com o bem

 Segunda                                              



3. Que traços de caráter cristão são descritos em 1 Pedro 3:8-12? Como você pode aplicar esses princípios à sua própria vida?

8  Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes,
9  não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.
10  Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente;
11  aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la.
12  Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males.    1Pedro 3:8-12

Jesus modernizou a regra “olho por olho” pela norma de voltar a outra face (Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; Mt 5:38, 39). Esse era um conceito revolucionário na época, e ainda é hoje em muitas culturas e tradições. Infelizmente, até mesmo os cristãos raramente pagam o mal com o bem. Mas Jesus continua dizendo: “Aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração” (Mt 11:29).

Um casal com filhos pequenos estava tendo sérios problemas com os vizinhos. Em várias ocasiões, e em tom desagradável, os vizinhos disseram aos jovens pais como era desagradável ver o play-ground instalado no quintal e ouvir as crianças brincando nele. Eles reclamaram de certas áreas do quintal da jovem família e como estavam aborrecidos por isso e por aquilo. O jovem par não gostava que outros se dirigissem a eles em tom tão severo e indelicado. Afinal, eles não estavam fazendo nada contra as regras do bairro. Um dia, quando a família estava colhendo maçãs das macieiras no quintal, a mãe decidiu dar aos vizinhos duas tortas de maçã recém-assadas. Os vizinhos aceitaram alegremente as tortas. Aquele ato simples fez diferença em seu relacionamento, provavelmente porque eles nunca teriam esperado nada parecido com aquilo de pessoas a quem eles haviam hostilizado constantemente.

4. Como Davi devolveu os constantes ataques de Saul contra sua vida? 1Sm 24:4-6. O que isso nos diz sobre o caráter de Davi? Como precisamos aplicar a mesma atitude sobre nossa própria experiência, especialmente quando temos problemas com alguém que, a seu próprio modo, também pode ser o “ungido do Senhor”?

4  Então, os homens de Davi lhe disseram: Hoje é o dia do qual o SENHOR te disse: Eis que te entrego nas mãos o teu inimigo, e far-lhe-ás o que bem te parecer. Levantou-se Davi e, furtivamente, cortou a orla do manto de Saul.
5  Sucedeu, porém, que, depois, sentiu Davi bater-lhe o coração, por ter cortado a orla do manto de Saul;
6  e disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, isto é, que eu estenda a mão contra ele, pois é o ungido do SENHOR. 1Sm 24:4-6

O livro de 1 Samuel registra quatro ocasiões em que Davi expressou temor de erguer a mão contra “o ungido do Senhor”. Embora ele tivesse oportunidades de se vingar, tentou repetidamente se aproximar e perdoar o rei. Davi escolheu uma forma humilde e piedosa em seus procedimentos com alguém que não era bondoso para com ele. Não deveríamos todos, em qualquer situação que estivermos enfrentando, procurar fazer o mesmo?  



Um comentário:

  1. Muito gratificante esta palavra. Senti que relamente foi de Deus pra mim, pois agorinha mesmo briguei com meu esposo por ficar falando para os irmãos dele o que vamos ou deixamos de fazer, daí um deles corre e conta tudo pra pessoas que não quero que saibam da minha vida. Isso fez com que eu agredisse a família dele com palavras hostis. E eu sei que Deus não quer isso de mim. Principalmente porque meu esposo ainda não é cristão. Só que eu sou muito reservada e não gosto que as pessoas fiquem comentando sobre nossas vidas. Bom, obrigada por esta palavra. Paz do Senhor.

    ResponderExcluir