terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Pássaros e lírios

Quarta                                 




7. Além do conselho amável de Jesus de evitar a preocupação, que lições podemos obter deste trecho do Sermão do Monte? 
25  Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
26  Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?
27  Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?
28  E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.
29  Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30  Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?
31  Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
32  Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
33  buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34  Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.  Mt 6:25-34

Neste texto poderoso, Jesus ensina vários princípios que, se forem seguidos cuidadosamente, podem proteger o cristão de muita angústia.

Mantenha as coisas em perspectiva (v. 25). Um horário apressado pode nos fazer perder de vista as coisas verdadeiramente importantes. A rotina diária pode nos distrair daquilo que cremos ser fundamental. Deus nos deu vida. Deus criou nosso corpo. Se Ele tem poder e disposição para fazer isso, Ele não proverá alimento para manter Sua criação? Não providenciará as vestes necessárias para cobrir nosso corpo?

Obtenha inspiração das coisas simples da natureza (v. 26, 28-30). Pardais e lírios estão entre as coisas mais comuns da natureza. Jesus os escolheu como um contraste para a imensa complexidade dos seres humanos. É óbvio que os pardais não se preocupam com o amanhã, e que os lírios não trabalham de sol a sol para comprar a moda mais recente, mas estão bem cuidados.
“[Deus] não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?” (v. 30, NVI).

A preocupação é inútil e sem sentido (v. 27). O exame dos problemas a fim de achar possíveis soluções pode ser produtivo, mas preocupar-se por se preocupar não só nada faz para resolver a questão como ainda aumenta o lado negativo das coisas.

Endireite suas prioridades (v. 33). Às vezes, os cristãos podem ser apanhados pelo redemoinho do materialismo e outras coisas que os distraem do que realmente importa na vida. Assim, Jesus os lembra: “
Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

Winston Churchill disse: “
Lembro-me da história do homem idoso que disse no leito de morte que tivera muitas dificuldades na vida, a maioria das quais nunca aconteceu 

Faça um inventário das coisas que o preocupam, e então, ajoelhe-se e ore, pedindo que Deus tome cuidado de todas as suas preocupações. Quais são as preocupações em que você tem a responsabilidade de corrigir alguma coisa? Quais são as coisas que estão absolutamente fora de seu controle? Faça o que puder para endireitar o que você pode, e então, peça que o Senhor o ajude a aprender a confiar nEle quanto ao restante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário