sábado, 8 de janeiro de 2011

Estresse (resumo do estudo nº 03)




Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28

Saber: Os bons e os maus estressores, e os métodos para lidar com eles como parte de um estilo de vida equilibrado.
Sentir: Promover abordagens centralizadas em Deus ao lidar com situações estressantes.
Fazer: Praticar um estilo de vida saudável que inclua atividades voltadas para o serviço, que podem ajudar a aliviar o estresse.

Esboço

I. Os altos e baixos do estresse
A. O estresse pode vir tanto de circunstâncias excitantes, quanto de situações angustiantes, e tem efeitos positivos e negativos em nós. Que tipos de ocorrências resultam no estresse que pode, de fato, ser saudável? Que tipos de acontecimentos resultam no estresse prejudicial?
B. O que podemos aprender da forma de Jesus lidar com o estresse em Sua vida?

II. Orientação divina para lidar com o estresse
A. Que emoções negativas acrescentam estresse à nossa vida?
B. Especialistas seculares em gestão de comportamento oferecem muitas ideias úteis para se lidar com o estresse. O que há de diferente na atitude e abordagem dos cristãos com relação à administração do estresse?
C. Como a ligação com Deus reduz nosso nível de estresse?

III. Equilíbrio e serviço
A. Que atividades do estilo de vida diário podem favorecer uma vida equilibrada e fortalecer nossa capacidade de recuperação do estresse prejudicial?
B. Como a ênfase nas necessidades dos outros diminui o nosso estresse?
C. Como podemos praticar os métodos de Cristo para lidar com o estresse em nossa vida nesta semana?

Resumo: 
Cristo era orientado para o serviço, mas Ele também reconheceu que o descanso e o tempo separado para comunhão com o Pai são importantes para um estilo de vida equilibrado e um manejo saudável do estresse.

Motivação
Um estilo de vida saudável e equilibrado, voltado para a oração e o serviço, nos torna mais aptos a superar o desgaste do estresse.

A atividade seguinte não somente introduz e examina alguns auxílios contra o estresse, mas seu potencial para o humor pode ajudar a unir a classe.

Atividade: 
Represente com gestos o que gostam de fazer para relaxar depois de um dia estressante. Separe um tempo para apreciar as respostas, e comente a alegria de brincar e rir juntos como uma forma de aliviar o estresse. Anote essas sugestões em uma folha e perceba as diferenças entre tipos de personalidade e gênero: para se desestressar alguns gostam de estar sozinhos, outros gostam de ter a companhia de alguém para conversar. Alguns gostam de fazer exercício, e alguns gostam de dormir ou trabalhar em um hobby.

Pense nisto: 
Algumas formas de lidar com o estresse podem ser prejudiciais; por exemplo, tem sido jocosamente declarado que STRESSED (estressado) soletrado de trás para frente significa DESSERTS (sobremesa). Entretanto, se comermos como uma forma de lidar com o estresse, podemos nos tornar obesos, o que está associado a outros numerosos problemas de saúde. Quais sãos outros métodos problemáticos de lidar com o estresse?

Todos enfrentamos o estresse. Uma parte do estresse pode se originar em eventos excitantes e divertidos, e outra parte pode ser o resultado de elevadas demandas, excesso de mudanças, ou traumas. Estresse em demasia, seja qual for a origem esgota nossas forças vitais. Contudo, Deus tem provido muitas maneiras de nos ajudar a enfrentar o desgaste da vida.

Compreensão
Peça que os alunos comparem a oscilação emocional de Elias com nossas alterações psicológicas. Elias se frustrou porque, depois das vitórias, Jezabel ainda ameaçava sua vida. 1. Faltou confiança em Deus e paciência a Elias? 2. O problema foi uma expectativa de sucesso elevada demais? 3. Faltou uma compreensão mais ampla do tempo determinado de cada ato divino, na guerra contra a apostasia?


Comentário bíblico


I. “O estresse de uma vida agitada”

(Recapitule 1 Reis 17 e 18.)
Os eventos da vida de Elias são marcados pelos contrastes. O profeta surgiu abruptamente de uma vida isolada nas montanhas de Gileade e compareceu diante de Acabe como um guerreiro corajoso, pronunciando o juízo de Deus sobre o Israel idólatra. Ele desapareceu também de forma rápida da corte do perverso rei para habitar ao lado de um quieto ribeiro no deserto, onde Deus o alimentou duas vezes por dia, por meio de corvos. Quando o ribeiro se secou, Elias visitou uma viúva em uma terra estrangeira e permaneceu com ela e seu filho. Os três comeram de uma provisão diária miraculosa de óleo e farinha até que Deus chamou Elias para enfrentar Acabe novamente.

Pense nisto: 
Há muito a ser dito sobre os benefícios de uma vida sossegada no campo. Que outros grandes obreiros de Deus surgiram de um ambiente simples, rural, para o serviço público? (Veja 1 Samuel 16, Gênesis 37, Lucas 1:80.) Quais são os benefícios de se viver perto da natureza, ao contrário do ritmo frenético da vida urbana?

Os profetas de Deus eram conhecidos pelas ásperas vestes de pêlo de camelo que usavam (
Naquele dia, se sentirão envergonhados os profetas, cada um da sua visão quando profetiza; nem mais se vestirão de manto de pêlos, para enganarem. Zc 13:4). João Batista usava essa vestimenta e também veio do deserto, chamando o povo ao arrependimento, como Elias havia feito

Eles lhe responderam: Era homem vestido de pêlos, com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então, disse ele: É Elias, o tesbita. 2Rs 1:8, 

As vestes de João eram feitas de pêlos de camelo; ele trazia um cinto de couro e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre. Mc 1:6).

Há algo sobre a simples austeridade de uma vida passada em comunhão com Deus, em ambientes naturais, que podem ajudar a tornar cristalinas as coisas de Deus e dar poder e clareza para a comunicação de Deus com o coração. Elias, João Batista e outros profetas de Deus foram destemidos ao transmitir essas mensagens ao povo de Deus.

Pense nisto: Embora estivesse sendo perseguido fortemente pelo rei, Elias sobreviveu durante os três anos de fome por meio da diária providência divina. Que efeito essas circunstâncias especiais tiveram sobre a fé da viúva e de Elias? Por que Deus honrou de tal maneira essa mulher estrangeira?

2  durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome.
3  Disse-lhe, então, o diabo: Se és o Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão.
4  Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem.
5  E, elevando-o, mostrou-lhe, num momento, todos os reinos do mundo.
6  Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser.
7  Portanto, se prostrado me adorares, toda será tua.
8  Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto.
9  Então, o levou a Jerusalém, e o colocou sobre o pináculo do templo, e disse: Se és o Filho de Deus, atira-te daqui abaixo;
10  porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem;
11  e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.
12  Respondeu-lhe Jesus: Dito está: Não tentarás o Senhor, teu Deus.
13  Passadas que foram as tentações de toda sorte, apartou-se dele o diabo, até momento oportuno.
14  Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhança.
15  E ensinava nas sinagogas, sendo glorificado por todos.
16  Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.
17  Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito:
18  O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,
19  e apregoar o ano aceitável do Senhor.
20  Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele.
21  Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir.
22  Todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que lhe saíam dos lábios, e perguntavam: Não é este o filho de José?
23  Disse-lhes Jesus: Sem dúvida, citar-me-eis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; tudo o que ouvimos ter-se dado em Cafarnaum, faze-o também aqui na tua terra.
24  E prosseguiu: De fato, vos afirmo que nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra.
25  Na verdade vos digo que muitas viúvas havia em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou por três anos e seis meses, reinando grande fome em toda a terra;
26  e a nenhuma delas foi Elias enviado, senão a uma viúva de Sarepta de Sidom.  (Lucas 4:2-26).

II. Os estresses das aflições da vida

(Recapitule 1 Reis 19.)
Proveniente de uma vida retirada e tranquila, Elias se tornou uma figura pública importante. Nos três anos anteriores, ele havia estado em isolamento, se escondendo de Acabe. Então convocou todo o Israel ao topo do Monte Carmelo e organizou um confronto dramático entre Deus e Baal. Deus respondeu mandando fogo do Céu e uma terrível tempestade. O dia terminou com Elias cingindo as vestes e correndo montanha abaixo na frente da carruagem de Acabe, em uma chuva torrencial, na escuridão. Isso foi algo muito forte para um profeta interiorano de Gileade.

Infelizmente, o trabalho de Elias não foi concluído com essa corrida. Em menos de 24 horas, Elias saiu da experiência do cume do Monte Carmelo e passou a fugir para salvar sua vida das ameaças de uma rainha enfurecida, decidida a se vingar. Ele caiu em uma depressão tão profunda que orou pela morte. Em lugar de repreendê-lo pela falta de fé, mais uma vez Deus alimentou Elias por meio de circunstâncias especiais. Enquanto Elias avançava no deserto do Sinai, Deus lhe deu descanso e o sustentou.

Pense nisto: O que é evidente na história de Elias sobre o cuidado de Deus por nossas necessidades físicas durante esses momentos de estresse? Como essa lembrança pode reduzir o estresse em nossa vida?

25  Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
26  Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?
27  Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?
28  E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.
29  Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30  Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?
31  Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
32  Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
33  buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34  Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.  Mt 6:25-34).

Embora não houvesse enviado Elias para lá, Deus graciosamente Se encontrou com ele no monte onde Moisés se encontrou com Deus muitos anos antes. Ali, o Senhor renovou sua fé com a lembrança de que a obra de Deus na maioria das vezes é feita por meio do trabalho silencioso do Espírito Santo em nosso coração. Quando Deus Se revelou ao Seu profeta em uma voz calma e suave, “
o profeta irritado e impetuoso se tornou manso e submisso, pronto a ouvir a voz do Senhor. ‘Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança, a vossa força´(Is 30:15)” (The SDA Bible Commentary, p. 825).

O fogo do Céu e os confrontos dramáticos no topo da montanha pouco poderiam fazer para mudar corações endurecidos pelo pecado. Isso foi feito pela obra silenciosa do Espírito de Deus. Era preciso o ambiente calmo do deserto e um tempo a sós, em comunhão com Deus sem nenhuma outra distração, para que Elias ouvisse a mansa voz do Espírito fazendo-o lembrar dessa importante missão. Em situações de estresse, é importante manter as prioridades e passar tempo buscando ao Senhor e com Ele comungando. Então, Ele pode nos lembrar de que o importante é Sua obra, uma ação feita geralmente de modo silencioso e paciente, em nosso coração. Nossa tarefa principal é cooperar com Ele a fim de que encontremos então “descanso para a [n]ossa alma”

28  Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
29  Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.
30  Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mt 11:28-30).

Pense nisto: 
Como o sucesso pode gerar estresse? Que outras figuras públicas sucumbiram às tentações relacionadas ao poder da liderança e realização? (Veja 1Sm 18 e 2Sm 11.)

III. Jesus e o estresse

E ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham. Mc 6:31.)

Superficialmente, alguém poderia questionar por que, dos 33 anos da vida de Jesus na Terra, Ele dedicou apenas três anos e meio ao Seu ministério público? Pensaria que durante um período de serviço tão breve, Jesus teria sido levado a fazer tanto quanto pudesse. Contudo, mesmo nos momentos em que foi impelido enfrentar demandas públicas por Seu tempo, Ele gastava muitas horas em comunhão particular com Seu Pai

Ele, porém, se retirava para lugares solitários e orava.  Lc 5:16, 

Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. Lc 6:12, 

De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos.   Lc 11:1, 

Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava. Mc 1:35).

Pense nisto: 
Se Cristo, com Seu perfeito conhecimento de Seu Pai e de Seu ministério considerava tão essencial o tempo particular em oração, estudo e meditação, quanto mais devemos tomar tempo para descanso, recuperação e religação com nosso Pai celeste?

Aplicação

Tome tempo para lembrar do valor infinito de guardar o sábado.

Guardar o sábado é uma importante atitude desestressante. Dan Buettner, que tem se associado a cientistas para estudar a longevidade em quatro países, estudou os adventistas do sétimo dia de Loma Linda, Califórnia, e concluiu em uma entrevista relatada na revista Adventure (Aventura):

Observem o que eles fazem no sábado: eles param tudo, se voltam para seu Deus, afastam a tensão do que eles necessitam fazer, vão almoçar com amigos realmente bons e saem para caminhar na natureza. E a recompensa são seis anos extras de vida para uma mulher adventista e cerca de dez anos para um homem adventista.” – Josh Dean, “A Procura de Dan Buettner pela Fonte da Juventude [Dan Buettner’s Search for the Fountain of Youth]”, A Expedição da Longevidade [The Longevity Expedition], Adventure (Junho, Julho de 2009): 11.

Pergunta para reflexão
Que outros tipos de atividades fazemos no sábado que têm acrescentado o benefício de nos ajudar a enfrentar o estresse da vida? Como podemos aprofundar nossa apreciação dos deleites que o sábado oferece?

Criatividade
Sugira as seguintes atividades para seus alunos como forma de colocar em prática o que aprenderam sobre o estresse.

Atividades:
1. Um programa de exercícios regulares pode ser um grande alívio para a tensão, mas é melhor se você gosta do que está fazendo. Exercício ao ar livre, em ambiente natural e com luz solar são vantagens ainda maiores. O que você pode fazer nesta semana para começar um programa de exercícios ou melhorar o programa que você já está fazendo?
2. Repouso adequado, dieta equilibrada e regular e abundância de água podem ajudar a nos tornar mais resistentes em situações estressantes. O que mais você pode fazer para construir suas defesas contra as tensões normais da vida?
3. Como você pode combinar um hobby favorito com um serviço aos outros e em troca ganhar o benefício adicional do alívio para o estresse?

Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2011/aux312011.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário