segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Batalha pelo poder, dentro da igreja




Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus. 3º Jo 11


I. Respeitando os líderes


A. Faça um quadro mencionando como João se referiu a Gaio e a Diótrefes. O que essa constatação lhe diz sobre a luta pelo poder na igreja local?


B. Que qualidades de liderança João considerava importantes? Note que algumas estão implícitas na descrição de Diótrefes.


C. Reflita na organização da nossa igreja. Como esse sistema nos protege contra o culto à personalidade e a luta pelo poder?


II. Sacrifício voluntário


A. Em contraste com 2º João, em 3º João os membros da igreja são chamados a apoiar os evangelistas itinerantes. Como podemos nutrir o espírito de doação e cooperação para com a obra e a missão da igreja?


B. A igreja exige apoio consistente. Como a fidelidade é cultivada e desenvolvida na vida do indivíduo e na igreja?


III. Ser um bom exemplo


A. Com base no exemplo de 3º João, que princípios práticos podemos extrair para lidar com líderes que tomaram a direção errada?


B. Explore com a classe os fatores que nos impedem de imitar o que é bom. Encontrem passos positivos para nos assegurar de que damos bom exemplo para os que vivem próximos de nós.


Resumo: Desde o tempo de João, tem havido crises de liderança na igreja. Somos chamados a apoiar a liderança e dar bom exemplo para os que nos conhecem.


Unicamente quando reconhecemos a liderança de Jesus – em nossa vida e na igreja – temos a esperança de nos libertar do próprio eu e servir a Deus como devemos.


A terceira carta de João é o menor livro da Bíblia, mas trata de assuntos que afetam cada congregação dentro de cada cultura: integridade da liderança, personalidades difíceis e organização da igreja para cumprir mais eficazmente a missão. Esteja preparado para um exame detalhado das lutas pelo poder no início da igreja cristã.


Ao longo dos séculos, o fracasso de todos os sonhos utópicos teve uma coisa em comum: a natureza humana. A história está cheia dos destroços de centenas de experiências fracassadas para criar a “utopia” – a comunidade humana ideal. Em 1893, 238 adultos e crianças partiram de Sydney, Austrália, para estabelecer uma colônia utópica no Paraguai, conhecida como a “Nova Austrália”. Seus sonhos de uma existência simples e harmoniosa, com base em recursos e trabalho em comum, se dissolveram dentro de poucos anos. O pomo da discórdia foi a permissão ou não do uso de bebidas alcoólicas. Um pequeno grupo escapou e fundou outra colônia ali perto. Logo, disputas a respeito de dinheiro e liderança terminaram também com essa comunidade (www.en.wikipedia.org/wiki/ New_Australia).


Imagine como seria sua própria comunidade de fé; a família da igreja. A palavra família envolve algo mais que simples laços de fé e propósito que unem cada um de nós como partes do corpo de Cristo. Também inclui as discordâncias, erros e conflitos de personalidade, inevitáveis na vida familiar. O livro de 3º João ilustra vividamente que a maneira de lidarmos com essas dificuldades determina se a família de nossa igreja será desestruturada ou saudável, com ênfase nas disputas internas ou na missão.


A questão da autoridade legítima dentro da igreja tem provocado discórdias, debates e cismas por mais de dois mil anos. Comente como o incidente registrado em 3º João nos ajuda a entender melhor as questões de liderança e autoridade dentro da igreja de hoje.


Comentário Bíblico


1. Por que a “administração interna” é importante?


Por que 3º João foi incluído no cânon bíblico? Aparentemente, não passa de uma carta pessoal falando de administração interna. Trata de uma situação específica em uma comunidade cristã não identificada, e não é dirigida à igreja em geral. Que propósito mais amplo poderia ter esse texto?


Pense nisto: Em 2004, perguntou-se a mais de quinhentos pastores cristãos qual era a maior fonte de conflitos em sua congregação. Oitenta e cinco por cento mencionaram as relações de poder – “controle” – como causa principal de conflitos, enquanto assuntos doutrinários ou culturais eram muito menos frequentes (www.ctlibrary.com/le/2004/fall/6.25.html).


Qual era a grande preocupação de João a respeito de todas essas questões de “administração interna”? Será que essas disputas estavam prejudicando o trabalho dos evangelistas que ele havia enviado? A importância desse pequeno livro é a sugestão de que a missão é o propósito primário da igreja cristã – tarefa que exige da congregação que “ponha a casa em ordem” antes de ser verdadeiramente eficaz.


II. Lidando com a natureza humana


Terceira João enfatiza o inter-relacionamento de personalidades. Peça que a classe identifique os “personagens principais” deste livro e comente as características das personalidades. Quais dessas características lhe são familiares hoje? Você pode pensar em outros casos nas Escrituras em que conflitos, questões de poder ou ambições pessoais impediram a missão do povo de Deus? (Veja, por exemplo, Nm 16:1-3; Lc 22:3-6, At 6:1, 1Co 1:11-17.) Como podemos nutrir o espírito de Gaio e Demétrio dentro de nossa vida?


Nm 16:1-3; - Corá, filho de Isar, filho de Coate, filho de Levi, tomou consigo a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe, e a Om, filho de Pelete, filhos de Rúben. Levantaram-se perante Moisés com duzentos e cinqüenta homens dos filhos de Israel, príncipes da congregação, eleitos por ela, varões de renome, e se ajuntaram contra Moisés e contra Arão e lhes disseram: Basta! Pois que toda a congregação é santa, cada um deles é santo, e o SENHOR está no meio deles; por que, pois, vos exaltais sobre a congregação do SENHOR?


Lc 22:3-6, - Ora, Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze. Este foi entender-se com os principais sacerdotes e os capitães sobre como lhes entregaria a Jesus; então, eles se alegraram e combinaram em lhe dar dinheiro. Judas concordou e buscava uma boa ocasião de lho entregar sem tumulto.


At 6:1, - Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária.


1Co 1:11-17. - Pois a vosso respeito, meus irmãos, fui informado, pelos da casa de Cloe, de que há contendas entre vós. Refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo. Acaso, Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes, porventura, batizados em nome de Paulo? Dou graças [a Deus] porque a nenhum de vós batizei, exceto Crispo e Gaio; para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome. Batizei também a casa de Estéfanas; além destes, não me lembro se batizei algum outro. Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho; não com sabedoria de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo.


Pense nisto: Terceira João nos lembra que a igreja é formada por pessoas comuns, que trazem ao corpo de Cristo diferentes personalidades, experiências, frustrações e esperanças. Comente se é correto ou não descrever a primeira igreja cristã como uma comunidade de fé ideal.


III. Igreja independente?


Comente se uma congregação pode agir independentemente – como Diótrefes obviamente pretendia – sem responsabilidade nem direção externa. Quais são os perigos? Qual era a visão de Jesus para Seus seguidores? (Veja Jo 17:11, 21-23; Ef 4:2-6; 1Co 1:10.)


Jo 17:11, 21-23; - Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós. a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.


Ef 4:2-6; - com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.


1Co 1:10. - Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.


IV. Autoridade dentro da igreja


Considere estas duas citações da página 2 do Manual da Igreja Adventista do Sétimo Dia, edição de 2005:

“Resolvido que, abaixo de Deus, a mais alta autoridade entre os adventistas do sétimo dia encontra-se na vontade da organização desse povo, expressa nas decisões da Associação Geral... ” (Assembleia Geral de 1877).


“A igreja de Cristo está em perigo constante. Satanás está procurando destruir o povo de Deus, e a mente de um só homem, seu discernimento, não é suficiente para se confiar. Cristo gostaria que Seus seguidores fossem unidos na qualidade de igreja, observando ordem, tendo regras e disciplina, e todos sujeitos uns aos outros, considerando ‘os outros superiores a si’ mesmos” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 3, p. 445).


Comente: O que essas citações sugerem sobre a autoridade dentro da Igreja Adventista? Como a estrutura da igreja e os procedimentos estabelecidos para tomada de decisões ajudam ou dificultam a missão da igreja? Dê exemplos.


Pergunta para reflexão


A disputa de liderança descrita em 3º João levanta a pergunta: Uma comunidade cristã precisa de líder? Se, como Pedro diz, todos fazemos parte do “sacerdócio real” de fiéis (1Pe 2:9), por que devemos separar certas pessoas para responsabilidade e autoridade maior dentro das igrejas locais? (Veja Hb 13:7, 17; Ef 4:11-13.)


1Pe 2:9 - Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;


Hb 13:7, 17; - Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram. Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.


Ef 4:11-13. - E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,


O paradoxo da “Liderança Cristã”


Considere a afirmação a seguir:


“O próprio esforço que leva alguns líderes [cristãos] em direção a níveis extraordinários de realização é um esforço que continua se expandindo frequentemente mesmo depois de serem alcançadas metas e objetivos razoáveis” (Gordon MacDonald).


Façam uma lista do que, na visão de Cristo, caracteriza um líder de igreja bem-sucedido, conforme os seguintes textos: Jo 13:13-15;Mc 10:42-44; 1Pe 5:2, 3; 2Co 1:24; 1Ts 2:7-11.


Jo 13:13-15; - Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.


Mc 10:42-44; Mas Jesus, chamando-os para junto de si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos.


1Pe 5:2, 3; - pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.


2Co 1:24; não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores de vossa alegria; porquanto, pela fé, já estais firmados.


1Ts 2:7-11. - Embora pudéssemos, como enviados de Cristo, exigir de vós a nossa manutenção, todavia, nos tornamos carinhosos entre vós, qual ama que acaricia os próprios filhos; assim, querendo-vos muito, estávamos prontos a oferecer-vos não somente o evangelho de Deus, mas, igualmente, a própria vida; por isso que vos tornastes muito amados de nós. Porque, vos recordais, irmãos, do nosso labor e fadiga; e de como, noite e dia labutando para não vivermos à custa de nenhum de vós, vos proclamamos o evangelho de Deus. Vós e Deus sois testemunhas do modo por que piedosa, justa e irrepreensivelmente procedemos em relação a vós outros, que credes. E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós,


A visão de Cristo sobre liderança é realista? Que salvaguardas poderiam proteger do orgulho e da ambição de Diótrefes os líderes da igreja?


Interiorizem o que aprenderam para que as lições de 3º João os ajudem a governar suas relações com os outros dentro do corpo de Cristo (a igreja).


Às vezes, é fácil esquecer que Cristo é nosso verdadeiro líder, papel frequentemente atribuído ao pastor, ao ancião, líder de jovens, líder de adoração ou presidente da comissão da igreja (veja Ef 1:22, 23; Cl 1:18). Qualquer pessoa que detenha uma posição de responsabilidade ou influência dentro da igreja é apenas um “interino” em nome de Cristo. E é unicamente pelo reconhecimento da liderança de Cristo – em nossas igrejas e em nossa vida – que podemos esperar nos livrar do ego e da ambição e nos tornar úteis para a missão.


Ef 1:22, 23; - E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas


Cl 1:18 - Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia,


Nesta semana, reserve algum tempo para:


1. Exame próprio: Minhas atitudes e meu comportamento dentro da igreja refletem mais o enfoque da missão, como Gaio, ou o egocentrismo de Diótrefes?


2. Ação: Que passos específicos posso dar para melhorar as relações dentro de minha família da igreja e ajudar a desenvolver o espírito de cooperação e solidariedade?


3. Compromisso: Reflita sobre a oração de Paulo pela igreja em Éfeso (
Ef 3:14-21). Como membro do corpo de Cristo, peça para você mesmo e para sua igreja as palavras de Paulo. Peça que o Espírito Santo governe suas palavras e ações quando estiver interagindo com seus irmãos em Cristo e se reconsagre para a missão de compartilhar Cristo com o mundo.


Ef 3:14-21 - Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra, para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário