domingo, 20 de setembro de 2009

A carta do apóstolo João para a igreja




“Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho” (2º Jo 9).


Em muitos aspectos, a segunda epístola de João se assemelha à primeira. Embora seja menor, é usado o mesmo vocabulário, ocorrem os mesmos temas e prevalece a mesma preocupação pelos crentes. Um toque pessoal também é encontrado em ambas.


Porém, em contraste com a primeira epístola, a segunda é claramente traçada em forma de epístola, com introdução e conclusão formal. O corpo principal contém elogios, uma exortação ao amor e a andar de acordo com os mandamentos, e uma seção que trata dos anticristos. A brevidade de 2º João, como também 3º João, pode ter sido ditada pelo tamanho de uma folha de papiro. Se isso for verdade, o apóstolo deve ter pesado as palavras cuidadosamente conforme o Espírito Santo o movia a escrever.


Prévia da semana: Qual é a mensagem básica de 2º João, e como se assemelha à primeira? Como se relaciona o conceito de amor com o conceito de verdade? Qual é o vínculo entre o amor e a guarda dos mandamentos? Por que João leva tão a sério a questão dos falsos ensinos? Por que João orienta os membros a não oferecer hospitalidade aos falsos mestres?




Em amor e verdade

1. Leia 2º João. Que semelhanças você encontra comparando-a com 1º João? Qual é a mensagem essencial?Em amor e verdade


Uma leitura superficial de 2º João sugere que a epístola foi dirigida a um grupo de crentes (e não a uma única mulher). Isso faz muito sentido porque, em outros lugares do Novo Testamento, a igreja é retratada como uma mulher (Ef 5:22-32; Ap 12:1-6). Esses crentes, portanto, são cristãos maduros, não filhos literais.

(Ef 5:22-32; - As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo. Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.


Ap 12:1-6) - Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça, que, achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz. Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas. A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse. Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono. A mulher, porém, fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem durante mil duzentos e sessenta dias.


2. Que palavra é repetida várias vezes na introdução de 2º João 1-4? Que aplicação dá João a essa palavra? Veja também 2º Ts 2:10.


2º João 1-4 - O presbítero à senhora eleita e aos seus filhos, a quem eu amo na verdade e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade, por causa da verdade que permanece em nós e conosco estará para sempre, a graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor. Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai.


2º Ts 2:10. - e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.


Note, também, que João usa a palavra verdade em combinação com amor nos versos 1 e 4. A fim de entender a natureza do amor verdadeiro entre os cristãos, é necessário um qualificativo, a verdade. O amor pode ser interpretado sob um ponto de vista puramente emocional, até mesmo sensual e superficial. O amor cristão é “verdadeiro” amor, expresso no contexto da verdade.


Quando falamos sobre a verdade, somos lembrados de Deus; de Jesus, que é a verdade (Jo 14:6); e do Espírito Santo. Assim como o Espírito Santo está com os crentes para sempre (Jo 14:16), também a verdade está com eles para sempre (2ºJo 2). Em última instância, tanto a verdade como o amor apontam para Deus e se pertencem mutuamente na fé e na experiência cristã.


(Jo 14:6) - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,


Ao mesmo tempo, verdade e amor parecem formar o tema principal de 2º João. O amor é mais discutido nos versos 5 e 6. A verdade é necessária para discernir os enganos e seus resultados (v. 7, 8) e para permanecer no ensino de Cristo (v. 9, 10).


Frequentemente, consideramos o conceito de amor como algo bom em si mesmo, não importando o contexto. No entanto, em que circunstâncias o amor pode ser muito destrutivo? Você já experimentou a realidade de como o amor, fora da verdade, pode ser terrível? Como essa experiência o ajuda a entender melhor a importância do amor no contexto da verdade, em vez de fora dela?








Nenhum comentário:

Postar um comentário