quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Tome posse da vida eterna agora




2. Que certeza podemos ter, se cremos no Filho de Deus?

1Jo 5:13 - Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.

O verso 13 fornece uma razão importante de João haver escrito sua epístola. Ele queria que seu público tivesse a certeza da salvação. Seus ouvintes e leitores deviam saber que já tinham vida eterna. Esta é uma realidade presente. João fez uma declaração semelhante no fim de seu Evangelho


(Jo 20:30, 31) - Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.


1 João 5:13 ultrapassa os outros textos do Novo Testamento que se referem à vida eterna. Esses textos mencionam uma condição e contêm uma promessa (por exemplo, Jo 3:36), mas 1 João 5:13 afirma que os filhos de Deus devem saber que têm a vida eterna. Não é uma opção, algo que pode ser acrescentado à vida cristã ou deixado de lado. Deus quer que tenhamos a certeza da salvação. Moisés (Êx 32:32), Pedro (1Pe 5:1), Paulo (2Tm 4:7, 8), os cristãos de Éfeso (Ef 2:8) e os crentes de Colossos (Cl 1:12-14) tinham essa certeza.


Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. (João 3:36)


Moisés - Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste. (Êxo. 32:32).

Pedro - Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: (1 Ped. 5:1)

Paulo - Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda. (2 Tim. 4:7-8)

Os cristãos (em Éfeso) - Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; (Efés. 2:8)


Os cristãos (em Colossos) - dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz. Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. (Col. 1:12-14)


3. Como podemos evitar que essa certeza se torne presunção? Veja


Mt 10:22; - Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo.

1Co 9:27; - Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.

Ap 3:11 - Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.


Alguns tomam essa “confiança” de salvação e a transformam em uma “certeza incondicional”, a ideia de “uma vez salvo, salvo para sempre”. Se isso fosse verdade, o que nos impediria de esquecer tudo a respeito de Deus e viver uma vida imoral e pouco ética – que, de acordo com a Bíblia, iria nos manter fora do Céu (Gl 5:21; Ap 21:8)? Afinal, mesmo sabendo que podemos nos afastar de Deus, já é difícil nos manter puros. Imagine se pensarmos que nossa maneira de viver não tem importância!


(Gl 5:21; - invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.


Ap 21:8) - Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.


A Bíblia ensina que existe certeza de salvação, mas essa certeza pode se perder mediante nossas escolhas. Precisamos apegar-nos à coroa da vida mantendo-nos submissos diariamente ao Senhor, em obediência, arrependimento e fé. Devemos, sempre, vigiar e orar, pois Satanás está buscando alguém para devorar (1Pe 5:8). E se não formos nós, quem haverá de ser?


Examine-se de perto (nós sabemos, é doloroso!). Você tem alguma dificuldade em ter a certeza de salvação? Se for assim, não será por causa das coisas que você está fazendo? Neste caso, você deve primeiro reclamar o perdão que é seu, e então, reclamar o poder para vencê-lo, que lhe é prometido. O que o está impedindo de vencer nas suas escolhas?





Um comentário:

  1. Bem aventurado aquele que crê sem ver...
    parabéns pela sua postagem.. !!
    gostei do seu blog... ganhou mais um seguidor!!!
    “Não teme nem desanima, porque a condição para um milagre é a dificuldade, e quem se convence que é mantido pelo poder divino podendo ter a certeza em Deus, porque a condição para um grande milagre é a impossibilidade, mas DEUS o auxiliará em todas as suas impossibilidades, porque o possível cabe ao homem executar, mas o impossível só DEUS pode executar, quem ama Deus nada lhe falta nem o impossível.”

    ResponderExcluir