terça-feira, 1 de setembro de 2009

Jesus, o vencedor em todas as batalhas




Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?” (1Jo 5:5).


As ideias sobre quem Jesus era variaram não só na antiguidade mas hoje também são diversas. Alguns separam o Jesus bíblico do que eles chamam de Jesus histórico e afirmam que os dois podem não ter tido muito em comum. Supostamente, o Jesus histórico foi um homem comum com uma acentuada sensibilidade para o divino, e isso é tudo. E, certamente, Ele não era o Filho de Deus ressuscitado! Outros acreditam que Jesus foi um mero revolucionário político que, de maneira sutil, tentou subverter o Império Romano.


Podemos ser tentados a achar que essas questões são meros exercícios acadêmicos e filosóficos. Mas quem Jesus era e o que Ele declarou sobre Si mesmo afeta cada ser humano. Aquilo que pensamos sobre Jesus influencia dramaticamente nossa maneira de nos relacionar com Deus, de entender o plano de salvação e nossa confiança na salvação.


É por isso que João trata desse assunto em suas epístolas.


Que promessas de vitória nos foram dadas? O que João quis dizer com a expressão “por meio de água e sangue”? Que razões nos são dadas para crer? O que João diz sobre a divindade de Cristo? O que ele ensina sobre a promessa da vida eterna?



Fé em Jesus e vitória (1Jo 5:1-5) - Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?


“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que O gerou também ama o que dEle é nascido” (1Jo 5:1).


Depois de ter estudado o ensino de João sobre amor fraternal, voltamos à questão da fé em Jesus como o Cristo/Messias, o Filho de Deus. De fato, os dois assuntos, crença e amor, se sobrepõem nos primeiros versos do capítulo 5.


João queria que seu público cresse em Jesus como o Cristo. Ele diz: Aqueles que são nascidos de Deus, amam a Deus, amam uns aos outros e guardam os mandamentos. Os crentes em Jesus como Filho de Deus também vencem o mundo (1Jo 5:1-5).


Ao longo da história, alguns entenderam que a batalha que os cristãos precisam travar para vencer o mundo seria algum tipo de conflito militar literal. Mas isso está errado. Em nenhuma parte das Escrituras os cristãos são chamados a organizar-se em cruzadas e forçar os outros à conversão. Em nenhuma parte do Novo Testamento uma nação é comparada com o reino de Deus e, dessa forma, ser defendida ou expandida mediante violência. A batalha que os cristãos têm que lutar é espiritual. Nos escritos de João, o caminho para a vitória não é pelo uso da violência nem da força física. O caminho para vencer é pela fé, e a fé se demonstra pelo tipo de vida que se tem.


1. Nos textos seguintes, João fala sobre vitória e superação. O que podemos aprender sobre essas promessas nestes textos?

a. Jo 16:33 - Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

b. 1Jo 4:4 - Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.

c. Ap 2:7, 11; 3:5, 21 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus. - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte. - O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. - Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.

d. Ap 12:11 - Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.

O vencedor por excelência é Jesus Cristo. Visto que Ele obteve a vitória, Seus seguidores podem também vencer. Até certo ponto, eles já têm a vitória: a de Cristo em seu favor. Os vencedores recebem promessas maravilhosas de Deus de que não mais precisamos ser escravos do pecado (Rm 6:1-6), mas que, em Jesus e na nova vida que temos nEle, servimos ao Senhor, não a Satanás, nosso antigo mestre.


Rm 6:1-6 - Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;


Em que áreas de sua vida você experimentou a promessa da vitória e superação? Em que áreas você falhou, e por quê? Como você pode ter a vitória prometida? O que o está impedindo?





Nenhum comentário:

Postar um comentário