domingo, 13 de setembro de 2009

Temas preciosos nas cartas do apóstolo João




1 João 4:7 - Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.


I. O que significa ser um cristão autêntico

A. João apresenta duas famílias: de Deus e da igreja. Referindo-se a 1 João, explique as características das duas. Como essas famílias se relacionam?


B. Que expressões concretas do amor de Deus João usa para nos ajudar a entender que a salvação é “aqui e agora”?

C. Por que a teologia determina nossa ética, e como?


II. Cercado pela graça


A. Como o amor e a graça de Deus em nossa vida tornam mais fácil criar uma atmosfera de amor pelos outros?


B. Como podemos nutrir amor e compreensão quando falhamos em atender ao ideal de Deus?


III. Apresente um retrato claro e inequívoco do que Deus quer que sejam Seus filhos.


A. Como podemos responder aos que dizem que os mandamentos e a lei foram abolidos e tudo o que precisamos fazer é olhar para o amor de Jesus?


B. Desenvolver diretrizes para identificar áreas em que fatores culturais e pessoais devem ser levados em conta.


Os temas recorrentes de salvação e de ser filhos de Deus nos dão uma base firme para encorajamento no presente e esperança no futuro.


Jesus é a única fonte de verdade e salvação. 1º João é uma carta pastoral que envolve vários assuntos inter-relacionados, concentrando-se na obra de Deus pela igreja, nossa compreensão de Deus e relacionamento com Ele e de uns com os outros.

Ilustração: Use um cristal, prisma ou copo de água para separar um raio de luz no espectro de cores do arco-íris. Realmente, a luz branca é composta de muitos raios de diferentes cores misturadas. Como a luz de Deus é um conceito simples, mas também é imensamente complexo, lidando com muitos aspectos diferentes de Deus, da verdade e salvação. Realmente, embora devamos estudar por toda a eternidade, nunca vamos entender as profundezas da complexidade desse conhecimento e o que ele significa para nós.


Pense nisto: Efésios 1:17-19 - para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder;


Efésios 3:16-19 - para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.


Comentário Bíblico


I. Divindade


(
1Jo 1:2.) - (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada),

“Somos salvos porque Deus ama aquele que o sangue de Cristo adquiriu; e Ele não só perdoa o pecador arrependido, não só lhe permitirá entrar no Céu, mas Ele, o Pai de misericórdia, Se colocará junto aos portais do Céu para nos receber, dar-nos entrada para as mansões dos remidos. Que amor, que amor maravilhoso mostrou o Pai no dom de Seu Filho amado para humanidade caída!” (SDA Bible Commentary, v. 7, p. 950).


II. Igreja


1Jo 2:12-14.) - Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome. Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque tendes vencido o Maligno. Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.

“Ele [Cristo] não esquecerá Sua igreja no mundo de tentação. Ele Se preocupa com Seu povo tentado e sofredor, e ora por ele. ... Sim, Ele vê Seu povo neste mundo perseguidor, cauterizado e arruinado pela maldição e sabe que precisa de todos os recursos divinos de Sua misericórdia e amor. Nosso Precursor já entrou por nós dentro do véu, e pela cadeia de ouro de amor e verdade, está ligado a Seu povo pela mais íntima compaixão” (Comentários de Ellen G. White, SDA Bible Commentary, v. 7, p. 948).

Pense nisto: Comente os aspectos da igreja que 1 João apresenta. Como os comentários de João sobre a igreja se relacionam com a Divindade?


III. Salvação


(
1Jo 2:2.) - e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.


“Precisamos ter sempre diante de nós a eficácia do sangue de Jesus. Aquele sangue que purifica e sustenta a vida, apropriado pela fé viva, é nossa esperança. Precisamos crescer na apreciação de seu valor inestimável, pois ele fala por nós unicamente quando, reclamando pela fé sua virtude, mantemos a consciência limpa e em paz com Deus” (Comentários de Ellen G. White, SDA Bible Commentary, v. 7, p. 948).


Pense nisto: Comentando os aspectos da salvação descritos em 1 João, relacione-os com as anotações anteriores sobre a Divindade e como Deus salva a igreja.


IV. Comportamento cristão


(
1Jo 4:7, 8.) - Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.


“O amor puro é simples em suas ações e diferente de todos os outros princípios de ação. Quando é combinado com motivos terrenos e interesses egoístas, deixa de ser puro. Deus valoriza mais a intensidade do amor com que trabalhamos que o volume do que fazemos. O amor é um atributo celestial. O coração natural não o pode produzir. Essa planta celestial só floresce onde Cristo reina supremo. Onde existe amor, existe poder e verdade na vida. O amor produz o bem e nada além do bem. Os que têm amor produzem fruto de santidade e, no fim, vida eterna” (Comentários de Ellen G. White, SDA Bible Commentary, v. 7, p. 952).


V. Verdade e Mentiras


(1Jo 4:1-3.) - Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo.


“O profeta diz: ‘À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva’. Por essa declaração fica evidente que cabe a nós ser estudantes diligentes da Bíblia, a fim de conhecer o que está de acordo com a lei e o testemunho. Não estamos seguros em nenhum outro curso de ação” (Comentários de Ellen G. White, SDA Bible Commentary, v. 7, p. 951, 952).


Pense nisto: Como a verdade se relaciona com os outros quatro temas? Comente como todos os temas (e outros na Bíblia) trabalham juntos para iluminar o que precisamos saber a respeito de Deus, Seus caminhos, Seus planos para nós e o que precisamos fazer.






Nenhum comentário:

Postar um comentário