quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Andando em bondade



“Pode, acaso, o etíope mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Então, poderíeis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal” (Jr 13:23).

O texto acima ensina uma lição simples sobre a natureza humana: não podemos mudar facilmente, especialmente os aspectos ruins de nosso caráter (Pergunte à maioria dos casados se é fácil mudar um cônjuge!). Com este pensamento, talvez possamos entender melhor por que o conceito bíblico de bondade é imensamente mais profundo, e seu uso muito mais restrito do que é comumente usado no mundo. O fruto do Espírito, que é a bondade, é mais interior, alcançando cada pensamento, palavra e ato da pessoa religiosa. Isso requer que os motivos sejam corretos antes que consideremos “boa” qualquer ação. Significa que a pessoa boa é alguém de quem a justiça (a prática correta) provém da devoção interior e do amor a Deus.

6. Como podemos nos tornar “bons”?  

Sl 51:10  -   Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.   

Sl 119:9  -   De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.

7. Compare esses textos com o que Paulo diz em  

Romanos 7:18-19  - Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.

Como todos estes textos são relacionados?

8. No capítulo 7 de Romanos, Paulo expressa sua decepção porque, apesar das melhores intenções, ele não tinha força dentro de si mesmo para fazer o bem (v. 18, 19)

Rom. 8:1-4, -   Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Nos versos acima Paulo revela o segredo do cristão para vencer o dilema. Qual é o segredo? Discuta o que significa “andar no Espírito.” Como isso é feito?

Uma coisa é reconhecer que somos pecadores, destituídos da graça, e que nossas boas obras não podem nos salvar. Ao mesmo tempo, por que devemos ser cuidadosos em não usar esse ensino como desculpa para viver pela carne? Você acha que está fazendo isso? Neste caso, por que essa é uma atitude muito perigosa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário