terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A recompensa da mansidão





“A humildade é uma coisa estranha. No minuto em que você acha que conseguiu, você a perde.” (ED. Hulse)


Uma pequena cidade queria reconhecer e recompensar seu cidadão mais manso. Foi feita uma pesquisa em sua comunidade, que, por fim, identificou a pessoa. Em uma cerimônia assistida por todas as pessoas importantes, o cidadão mais manso foi presenteado com uma fita em que estavam inscritas as palavras: “O Homem Mais Manso da Cidade”. Porém, no dia seguinte, eles tiveram que tirar dele a fita, pois ele a estava usando!


4. Como você entende as promessas e recompensas mencionadas nos textos seguintes?  


Os sofredores hão de comer e fartar-se; louvarão o SENHOR os que o buscam. Viva para sempre o vosso coração. (Sal. 22:26)

Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho. (Sal. 25:9)

Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz. (Sal. 37:11)

O SENHOR ampara os humildes e dá com os ímpios em terra. (Sal. 147:6)

Os mansos terão regozijo sobre regozijo no SENHOR, e os pobres entre os homens se alegrarão no Santo de Israel. (Isa. 29:19)

Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mat. 11:30)



Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. (Mt 5:5)             


Estes versos são confortantes porque existem ocasiões em que as pessoas podem tirar proveito dos mansos. Mas aprendemos neste estudo que uma pessoa mansa não está preocupada em se exaltar diante dos homens, mas em exaltar Deus. Como resultado, Deus promete exaltar aquele que é manso. As recompensas podem vir agora e, mais seguramente, no novo Céu e na nova Terra da eternidade.



Estudo adicional

“Cristo não deve ser escondido no coração e encerrado como um tesouro oculto, sagrado e delicioso, para ser desfrutado apenas pelo possuidor. Devemos ter Cristo no coração como uma fonte de água que salte para a vida eterna, refrigerando todos os que entram em contato conosco. Devemos confessar Cristo aberta e destemidamente, exibindo em nosso caráter Sua mansidão, humildade e amor, até que as pessoas sejam fascinadas pela beleza da santidade. A melhor maneira de preservarmos nossa religião não é como fazemos com os perfumes, engarrafando-os para que a fragrância se não exale” (Ellen G. White, Conselhos Sobre Saúde, p. 400).


“A paz de Cristo – não a pode comprar o dinheiro, o talento brilhante não a pode obter, não pode consegui-la o intelecto; é dom de Deus. A religião de Cristo! Como poderei fazer com que todos entendam sua grande perda caso deixem de pôr em prática seus princípios na vida diária? A mansidão e humildade de Cristo é a força do cristão. Na verdade, é mais preciosa do que todas as coisas que o gênio possa criar ou a riqueza comprar. Dentre todas as coisas ambicionadas, acariciadas e cultivadas, nenhuma há de tanto valor aos olhos de Deus como o coração puro, a disposição impregnada de gratidão e paz” (Ellen G. White, Conselhos Sobre Saúde, p. 403, ênfase provida).


Perguntas para consideração


1. Deus promete aumentar a alegria na vida dos que são mansos. Por que os mansos podem ser alegres? Dê vários motivos. Como o cultivo do fruto do Espírito que é a mansidão, pode melhorar todos os dias de sua vida?
2. Por que a mansidão pode ser interpretada erroneamente como fraqueza?
3. Toda essa conversa sobre a mansidão suscita uma pergunta importante: Os cristãos nunca devem se erguer para defender seus direitos? Vamos permitir ser feitos como capachos, pisados constantemente sem fazer nada em nossa defesa? Existe um equilíbrio neste assunto e, neste caso, como podemos encontrá-lo?


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic912010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário