quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Os Dez Mandamentos e a bondade de Deus




4. Qual é a relação entre a bondade de Deus e Sua lei? 


Rm 7:7-12  -  Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás. Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência; porque, sem lei, está morto o pecado. Outrora, sem a lei, eu vivia; mas, sobrevindo o preceito, reviveu o pecado, e eu morri. E o mandamento que me fora para vida, verifiquei que este mesmo se me tornou para morte. Porque o pecado, prevalecendo-se do mandamento, pelo mesmo mandamento, me enganou e me matou. Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.

O problema de alguns com a lei de Deus é um engano sobre sua função no plano de salvação. Quando vamos ao médico devido a uma doença, precisa haver um diagnóstico antes do tratamento. O problema surge quando as pessoas confundem o tratamento com o diagnóstico. A lei de Deus não apenas serve como padrão, mas também desempenha um papel de diagnóstico no processo de salvação. Paulo declara simplesmente que sem a lei, ele não teria conhecido o que é o pecado. Então, a lei nos diagnostica a todos como pecadores. Sem esse diagnóstico, haveria pouco incentivo de irmos a Jesus em busca de cura.


No plano da salvação, a lei de Deus é indispensável, porque, sem lei não existe pecado, e sem pecado, não há necessidade de um Salvador.


5. No Salmo 40:8, Davi escreveu: “Agrada-me fazer a Tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a Tua lei”. Então, por que alguns podem crer que a guarda da lei é um fardo?


Às vezes, pensamos na lei como uma proibição – um “Não farás”. E existe alguma verdade nisso. Mas, ao mesmo tempo, existe infinitamente mais que podemos fazer do que não podemos fazer. Pense, também, em todos os benefícios práticos de guardar a lei de Deus. Pense como melhora a qualidade de vida aqui e agora. Não devemos confiar suficientemente na bondade de Deus em saber que se Ele proíbe algo, é por que não deve servir para nós?


Você acha que a guarda da lei é um fardo? Neste caso, por quê? Se a Bíblia diz que a guarda da lei é um privilégio, o que estamos fazendo de errado se a consideramos um fardo?


Os Dez Mandamentos 
conforme constam na Bíblia (ver Êxodo 20)



3  Não terás outros deuses diante de mim.


4  Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5  Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem
6  e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.


7  Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.


8  Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.
9  Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.
10  Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;
11  porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.


12 ¶ Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.


13  Não matarás.
14  Não adulterarás.
15  Não furtarás.
16  Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.


17  Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.




Extraído de:http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic712010.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário