quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Palavras amáveis




Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou Ef 4:32


Efésios 4:32 começa com as palavras: “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros” (NVI). Veja como este verso se encaixa perfeitamente com o que estudamos anteriormente, sobre a necessidade de tratar os outros como Deus nos trata.


A amabilidade deve caracterizar o cristão a toda hora. Mas existem pelo menos três necessidades específicas que requerem três tipos de encorajamento.


Primeira, devemos mostrar amabilidade para com os bebês espirituais (novos membros). “Todavia, nos tornamos carinhosos entre vós, qual ama que acaricia os próprios filhos” (1Ts 2:7).


Segunda, devemos mostrar amabilidade e encorajamento pelos fracos. “Nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos” (Rm 15:1).


Terceira, devemos servir como os enfermeiros tratam os espiritualmente enfermos (2Tm 2:24, 25 - Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade...).


Certa vez, um executivo foi ouvido dizendo: “Mal posso esperar para chegar em casa à noite – estou cansado de ser bom o dia inteiro!” Que atitude desrespeitosa e triste para com a vida humana!


A amabilidade, especialmente em casa, é fundamental. E uma das maneiras mais importantes de manifestarmos amabilidade, especialmente em casa, é o modo de falar uns com os outros. A atmosfera do lar é largamente determinada pelas palavras que pronunciamos. 


Tantos problemas, tantas ofensas, tantas tensões e até brigas poderiam ser evitadas caso fôssemos cuidadosos não só com o que dizemos mas como dizemos. Com frequência, pode-se dizer algo e não ferir nem ofender, ou pode-se dizer as mesmas palavras para a mesma pessoa e ferir e ofender muito. 


A chave é a maneira de falar. A fala humana inclui muito mais do que apenas os significados das palavras; o tom, a expressão facial, a linguagem corporal e a ênfase são todos parte integrante da transmissão dos pensamentos, emoções e ideias aos outros.


4. Que princípios importantes traz a Bíblia sobre o que dizemos e como dizemos? Como você usa as palavras quando fala com os outros? O que você pode fazer para ser mais amável na comunicação verbal? 

Pv 15:1-5  -  A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. A língua dos sábios adorna o conhecimento, mas a boca dos insensatos derrama a estultícia. Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. A língua serena é árvore de vida, mas a perversa quebranta o espírito. O insensato despreza a instrução de seu pai, mas o que atende à repreensão consegue a prudência.  

Pv. 25:11-15 - Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo. Como pendentes e jóias de ouro puro, assim é o sábio repreensor para o ouvido atento. Como o frescor de neve no tempo da ceifa, assim é o mensageiro fiel para com os que o enviam, porque refrigera a alma dos seus senhores. Como nuvens e ventos que não trazem chuva, assim é o homem que se gaba de dádivas que não fez. A longanimidade persuade o príncipe, e a língua branda esmaga ossos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário