terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Benignidade retribuída




5. Que princípio de vida Jesus mencionou em Lucas 6:38?  -  dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. 


Com muita frequência, a maneira de tratarmos os outros volta para nós mesmos. Isto é, quando somos bondosos, é muito provável que os outros sejam bondosos para conosco. Isto também funciona ao reverso: seja mau para com os outros, e os outros também serão maus para com você.


Evidentemente, nem sempre acontece assim (Veja como Jesus foi tratado!). Mas, seja como for, em certo sentido, isso realmente não importa. Como cristãos, devemos ser sempre benignos, mesmo que a benignidade não volte para nós. 


De fato, como lemos, ser benignos para aqueles que são indelicados para conosco é a marca de legitimidade dos verdadeiros seguidores de Jesus. Em geral, porém, a maneira de tratarmos os outros afetará a maneira de tratarem a nós mesmos. “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas” (Mt 7:12).


6. Que outra recomendação fez Jesus a respeito da amabilidade? Lc 6:35  -  Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus. 


É sempre fácil ser bom para os que, por sua vez, podem ser bons para conosco. Qualquer pessoa faz isso. O mais difícil, porém, é ser bondoso, especialmente quando custa algo a você, aos que nunca poderão fazer algo por você, de volta. Esse é o verdadeiro teste.

Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic612010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário