sábado, 13 de fevereiro de 2010

O fruto do Espírito Santo é bondade







“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos”  (Efésios 2:10, NVI).


Leituras para esta semana: Sl 51:10, 11Jo 14:9Rm 3:12-207:7-12Tt 2:14Hb 1:2, 3


Nas Escrituras, bondade envolve não só manter comportamento correto mas também evita seu oposto, a maldade. A bondade é a santidade em prática. É o que fazemos; de outra forma, não é mesmo “bondade”.


A palavra traduzida por bondade (agathosune), em Gálatas 5:22 (Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade...),  denota uma bondade ativa, agressiva. Mais que excelência de caráter, é o caráter em ação, expressando-se em bons atos.


Frequentemente, ouvimos que alguém tem um “bom coração” ou que é um “bom sujeito”. Por mais problemática teologicamente que seja essa ideia é ainda mais problemática na realidade (veja Jr 17:9 - Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?).


Um “bom coração” ou um “bom sujeito”, por si mesmo, não significa nada. Em vez disso, um “bom coração” se revela em bons atos, boas ações concretas, atos práticos de bondade que beneficiam a outros. Boas intenções, bons pensamentos, bons motivos são bons e têm seu papel, mas, no fim, a bondade está em fazer o bem. Enganamos a nós mesmos se pensamos de outra forma.





Deus é bom

Na Bíblia, o sentido mais profundo e absoluto de “bom” é um predicado exclusivo de Deus. Assim, embora a palavra bom seja usada livremente em muitas circunstâncias, 
apesar de haver indivíduos bom e maus (Mt 5:45 - para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos ), 
embora seja possível os cristãos praticarem boas obras (Ef 2:10  - Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas), 
e Deus haja declarado que tudo o que criou era “muito bom” (Gn 1:31  -  Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia. ), 
Jesus afirma que só Deus é “bom” (Mc 10:18  - Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus.). 


Só Deus é absoluto. Todos os outros têm graus de bondade quando comparados a esse padrão absoluto.



1. Como a bondade de Deus se revela em nossa vida? 


Êx 33:19 -  Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do SENHOR; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer.  


Sl 25:8 -  Bom e reto é o SENHOR, por isso, aponta o caminho aos pecadores. 


Sl. 86:5  -  Pois tu, Senhor, és bom e compassivo; abundante em benignidade para com todos os que te invocam.


Sl. 107:21 -  Rendam graças ao SENHOR por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens! 


Na 1:7 - O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam.  


Rm 8:28 - Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 


No entanto, Deus não afirma, apenas, que é bom; Ele nos revelou essa bondade de numerosas formas. Podemos ver a bondade e o amor de Deus na criação. Mesmo em um mundo caído, mesmo com doenças, pragas e desastres naturais, a bondade de Deus ainda se revela pela natureza.


Pense nas relações humanas, amor, interesse, atenção pelos outros. Somos capazes dessas coisas maravilhosas e boas só porque Deus nos criou com o potencial para isso, e fez assim porque é bom.
A sexualidade humana, embora, evidentemente pervertida em grau horroroso e inimaginável, ainda revela a bondade de Deus e Seu amor para conosco.


2. Qual é a maior revelação da bondade de Deus à humanidade? 


Jo 14:9 - Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 


Hb 1:2, 3 - nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,


Faça uma lista de todas as maneiras que se lembrar de como você veio a entender a bondade de Deus. Isto é, apesar das provações pelas quais passou, como você veio a conhecer por si mesmo a bondade de nosso Senhor? Como a bondade de Deus pode ser refletida em sua vida? Compartilhe suas respostas com seus amigos




Extraído de:http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic712010.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário