sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Modelo de amabilidade







Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade(Colossenses 3:12).


Quando Paulo ilustrou como o amor se comporta, foi a paciência que veio em primeiro lugar à sua mente: “O amor é paciente” (1Co 13:4). Logo depois da paciência, ele escreveu que o amor “é benigno”, mostrando que o amor e a amabilidade são tão relacionados que, sem uma disposição amável, nenhum ato é verdadeiramente feito por amor!


Nesta semana e na próxima, vamos estudar dois conceitos bastante similares e que podem causar alguma confusão: Amabilidade e bondadeAmabilidade (NVI), benignidade(RA) e delicadeza (NTLH) são traduções da palavra grega chrestotes (algumas vezes traduzida na própria Bíblia por bondade), que significa disposição amável, atitude de boa vontade para com o próximo. Já bondade, quando é traduzida da palavra grega agathosune, se refere à expressão dessa amabilidade em atos exteriores.
A amabilidade é uma virtude que se revela de diversas maneiras. E, como seu primo chegado, o “amor”, tem um poder incrível; é uma testemunha de como é nosso Deus.









Modelo de amabilidade 


1. No Sermão do Monte, Jesus ilustra claramente a benignidade de Deus. 


Mateus 5:43-48 - Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste. 


Responda às perguntas a seguir:
a. A que elevado padrão Jesus nos chama?
b. Que motivo Jesus dá ao nos chamar a esse padrão?
c. Note como Cristo usou a palavra perfeitos no verso 48. O que significa o termo perfeito, aqui, e como o uso dessa palavra pode nos ajudar a entender o que significa ser perfeito como é perfeito “nosso Pai celeste”?
Os dons generosos de Deus são apenas isto: dons generosos. Eles não são merecidos por nenhum dos seres humanos, os quais pecaram voluntariamente contra Ele, ignorando-O ou O abandonando. Neste sentido, o maior pecador e o santo mais perfeito estão no mesmo barco: Nenhum deles merece a benignidade e generosidade que Deus nos dá a todos.


Com estes versos, Jesus nos chama a ser “perfeitos”, tão perfeitos quanto Deus. Como assim? Amando os inimigos, orando pelos que nos maltratam, sendo amáveis para com os que não são amáveis para conosco. Foi assim que Jesus definiu o que é ser “perfeito”. 


Imagine como seria nossa igreja e nossos lares se morrêssemos para o eu a ponto de vivermos realmente assim! Teríamos um poder e um testemunho contra o qual as portas do inferno nunca poderiam prevalecer. Qual é a única coisa que nos impede? Nada além de nosso coração pecaminoso, vingativo, que, frequentemente, nos faz agir como “publicanos”.


Que mudanças dolorosas e profundas você precisa fazer se quiser realmente seguir as palavras de Cristo nestes versos?




Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic612010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário